Para apresentar a celebração do Dia de Muertos no México, reconhecida pela UNESCO em 2003 como Património Oral e Intangível da Humanidade, convidaram-se todas as turmas de 7º ano, com espanhol como segunda língua estrangeira, para uma atividade preparada pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
Este tema permitiu à professora bibliotecária a exploração com os alunos do tema do Homem perante a Morte. Deste modo mobilizam-se os conhecimentos sobre rituais funerários do Paleolítico, visão cristã medieval da morte e da alma, cultura asteca e seus rituais funerários pré hispânicos, impacto da evangelização espanhola em período de expansão marítima, e finalmente o sincretismo religioso mexicano nas celebrações atuais do Dia de Muertos.
Em linguagem simples e adaptada aos alunos, debatem-se crenças, comparam-se celebrações como o Dia de Todos os Santos, o Dia de Finados, o Halloween anglo-saxónico, ou o Dia de Muertos mexicano.
No decorrer destes encontros os alunos vão descobrindo os significados subjacentes ao filme de animação da Disney COCO, que muitos já viram no cinema ou televisão.
Foram interpretados fragmentos do filme da Pixar, introduzindo os alunos à interpretação em cinema, das sequências e da sua relação com o argumento e seu fundamento cultural.
Sem comentários:
Enviar um comentário