Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

30 setembro, 2021

Novos livros na nossa Biblioteca Escolar


Na missão da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro de incentivo à leitura, divulgamos novas obras do seu acervo. Esperamos a visita da nossa comunidade escolar.



29 setembro, 2021

Cabaz Literário (9ºB2)





Em parceria com a disciplina de Português, pelas mãos da professora bibliotecária, cada um destes livros vai ser alvo de pequenas recensões críticas expostas em debates literários. Os alunos desta turma de 9º ano consultam informação sobre as obras para poder fazer a escolha do livro que pretende ler. É mais um Cabaz Literário em ação.




28 setembro, 2021

Cabaz Literário





Inverter o circuito e levar a biblioteca à sala de aula, utilizando mecanismos promocionais da leitura numa linguagem apelativa e envolvente, é um dos objetivos da Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
Mais Cabazes Literários foram distribuídos nas turmas, pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com os livros escolhidos pelos alunos. Aguardamos os pareceres literários dos nossos alunos em futuros debates e tertúlias.

20 setembro, 2021

Leituras+ em Rota Livre




Retomamos este ano letivo o projeto Leituras+ em Rota Livre na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Pegando na simbologia dos quatro principais pontos cardeais, este projeto pretende quatro orientações e dinâmicas essenciais para a leitura: rota livre em abrangência transversal, livre e alargada da leitura em competências e áreas do saber, que implicam projetos e ações de divulgação e incentivo à leitura; rota livre em proponentes e aderentes ao processo leitor, criando projetos e ações de acordo com as necessidades e planos de alunos e professores, transformando a leitura num ato autónomo e voluntário; rota livre nas formas de expressão/manifestação, no sentido de criar e desenvolver projetos em diversos suportes que revelem o impacto da leitura; rota livre na divulgação e disseminação do gosto e conhecimento pela leitura, criando mecanismos de reprodução leitora. Para 2º e 3º ciclos, este projeto incide em aprendizagens veiculadas pela leitura em que esta deverá ser um processo autónomo indispensável à concretização de projetos.




10 setembro, 2021

Novas leituras e novos leitores



 A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi à Feira do Livro de Lisboa a pensar em novas leituras e novos leitores da Escola Básica Ferreira de Castro. É um novo ano letivo que vai começar!

18 junho, 2021

PALAVRA PUXA PALAVRA - O Geniozinho

A missão da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro de divulgar experiências leitoras e angariar novos leitores, apresenta-se em diversos projetos. O Palavra Puxa Palavra é um projeto que pede aos nossos leitores que em poucas palavras revelem o seu parecer sobre a obra lida da biblioteca escolar. Obrigada Guilherme Garcez pela partilha.

Se eu fosse...ilustrar: Se eu fosse um sorriso



O projeto Se eu fosse…ilustrar, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende numa primeira etapa, através da escrita criativa, desenvolver neste tema o pensamento abstrato e o uso da imaginação em situações hipotéticas, e simultaneamente estimular a expressão escrita de construção coletiva. Pretende-se também associar a mensagem verbal à imagem visual interpretando o texto escrito através da ilustração. Hoje é o trabalho da turma A1 do 5º ano quer editamos e a quem agradecemos, junto da sua professora Teresa Vieira, a resposta a este desafio da biblioteca escolar.






Ler o Holocausto : Noite

Hoje editamos mais uma partilha de apreciações sobre obras da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, referentes a publicações que retratam a realidade do Holocausto da Segunda Guerra Mundial, no projeto da nossa biblioteca escolar Ler o Holocausto, dirigido preferencialmente a professores e alunos de História de 9º ano, a quem agradecemos a participação neste desafio da biblioteca escolar.



PROMOVER PARA LER+ (Os três porquinhos)


O leitor assume um papel atuante e deixa de ser mero decodificador ou recetor passivo e desenvolve gradualmente o pensamento reflexivo e a consciência crítica em relação ao mundo, através da interpretação que faz das palavras lidas. Cada faixa etária tem os seus códigos interpretativos o que permite que entre pares a mediação da leitura possa ter linguagens verbais e mentais mais aproximadas.
A mediação de leitura é basicamente a transmissão de uma experiência motivadora para novos leitores. Foi a esse desafio, que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro respondeu, quando transformou leitores do seu acervo em mediadores jovens de leitura para os seus pares, com o seu projeto Mediação Ler+ Jovem.

PROMOVER PARA LER+ (Uma aventura na Quinta das Lágrimas)


 Solicitar ao jovem leitor anotações das reações face a uma leitura e pedir que partilhe os seus registos com outros colegas, pode revelar-se um mecanismo de mediação jovem de leitura. São estes alguns dos objetivos do projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Hoje são as palavras de Laura Slva de 5º ano que editamos e a quem agradecemos a partilha..

Se eu fosse...ilustrar : Se eu fosse...!

 O projeto Se eu fosse…ilustrar da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro propôs a alunos e professores a redação de textos coletivos, sob tema Se eu fosse...,e ao mesmo tempo a respetiva ilustração das palavras. Aproveitando a participação no projeto solidário Histórias da Ajudaris, as turmas envolveram-se no mundo imaginário de realidades hipotéticas e criaram histórias e ilustrações. 

Hoje agradecemos à turma 6º C2 a participação neste projeto e à sua professora Anabela Carvalho.







Se eu fosse...ilustrar: Se eu fosse um contador de Histórias


O projeto Se eu fosse…ilustrar da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro propôs a alunos e professores a redação de textos coletivos, sob tema Se eu fosse ,e ao mesmo tempo a respetiva ilustração das palavras. Aproveitando a participação no projeto solidário Histórias da Ajudaris, as turmas envolveram-se na escrita criativa coletiva e na elaboração de representações plásticas das palavras escritas. Hoje agradecemos à turma C3 de 5º ano e à sua professora Cláudia Rolo a resposta pronta a este desafio da biblioteca escolar.