"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
15 junho, 2021
PROMOVER PARA LER+ (Uma aventura no Palácio da Pena)
Ler o Holocausto - Se isto é um Homem
Editamos mais um testemunho de Leituras do Holocausto, com obras da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, onde a compreensão e empatia dos nossos alunos de 9º ano são mais umas conquistas na direção do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
14 junho, 2021
Se eu fosse...ilustrar (Se eu fosse uma nuvem)
O projeto “Histórias da Ajudaris” é um projeto de empreendedorismo social, pioneiro e inovador nascido em 2009, que desafia anualmente crianças de todo o país a escreverem histórias para ajudarem outras crianças.
Este projeto tem como objetivos despertar e fortalecer os hábitos de leitura e da escrita, estimular a prática da cidadania e da solidariedade e aproximar os contextos Escola - Família e Comunidade.
Em mais um ano letivo, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro aderiu ao desafio do Projeto Histórias da Ajudaris que se apresenta este ano com o tema Se eu fosse…., e muitas foram as turmas e professoras do 2º ciclo que responderam a este repto solidário de produzir um texto coletivo em turma.
Este ano a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro resolve editar todos os textos produzidos, independentemente de virem ou não a serem publicados pela Ajudaris, e ainda desafiou os alunos a ilustrarem as suas palavras neste projeto Se eu fosse ...ilustrar.
Começamos hoje esta edição pelo texto produzido e ilustrado pela turma C1 do 6º ano, da professora Anabela Carvalho, a quem agradecemos desde já a participação.
Ler o Holocausto : Se isto é um Homem
Hoje iniciamos uma série de publicações relativas ao projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro Ler o Holocausto. abraçado pela disciplina de História para alunos de 9º ano . Cada aluno leu uma obra da biblioteca escolar referente ao holocausto da segunda guerra mundial, de preferência escrita por sobreviventes ou testemunhas da época. Foi elaborado um trabalho exaustivo sobre cada obra lida, do qual foram retiradas algumas apreciações.
Mais uma vez a biblioteca escolar cumpre o princípio humanista do Perfil do aluno á saída da escolaridade obrigatória, nomeadamente no sentido da escola que habilita os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar.
Mais uma vez a biblioteca escolar cumpre o princípio humanista do Perfil do aluno á saída da escolaridade obrigatória, nomeadamente no sentido da escola que habilita os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar.
Agradecemos às alunas do 9º C e à sua professora Ana Aguiar, o terem participado neste projeto da biblioteca escolar.
O poeta agora sou eu : Sou como sou
Mais um texto de uma aluna da professora Teresa Vieira, que nos conta em verso que é como é. Obrigada Leonor por participares neste desafio.
13 junho, 2021
PROMOVER PARA LER+ (Uma Páscoa de aventuras)
12 junho, 2021
PROMOVER PARA LER+ (Os planetas dos números)
O poeta agora sou eu: A pessoa que eu sou
11 junho, 2021
PALAVRA PUXA PALAVRA - Fura-bolos e seus amigos
Em dia de partida de António Torrado, ficam as palavras de Raquel Mendonça sobre um livro seu. Obrigada Raquel.
PROMOVER PARA LER+ - À conversa com André Fernandes
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas I,F,D,H de 9º ano conversam com o jovem escritor André Fernandes, a 14,15,16 Junho 2021.
André Fernandes é natural de Lisboa, nasceu em 1991 e tem 5 livros publicados. É apaixonado pelas palavras e pela transformação que elas permitem gerar na vida de todos e de cada um. É das suas que faz vida nas centenas de palestras que realiza pelas escolas e pelas empresas do país.
André Fernandes é Licenciado em Ciências da Comunicação pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa e Nível I do Programa de Certificação em Coaching Executivo pela EEC.
Algumas das publicações do jovem escritor André Fernandes.
Contar com Renoir: A Mãe
Clicar na capa
O projeto Contar com.. da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, mistura as artes visuais com a escrita criativa. São apresentados quatro quadros de um pintor e pretende-se que sejam profundamente observados na sua dimensão ao nível do conteúdo cujo olhar seja o mais descritivo, atento e detalhado possível. Partindo da observação dos quadros e da apreensão da mensagem do artista, surge a escrita criativa. Hoje editamos as palavras de Liliana Fang, Madalena Bandeira e Beatriz Rosalino, de 9º ano, ilustradas por Renoir. Mais uma vez agradecemos às alunas e à sua professora Andreia Simão, a participação nesta atividade da biblioteca escolar.
PROMOVER PARA LER+ (A Cidade das Cinzas)
Criar pontes entre os livros e os leitores, no processo de formação de leitores, foi o convite que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro apresentou aos participantes do Cabaz Literário. Agradecemos a mais um leitor a sua partilha.
O poeta agora sou eu: Ana Clara
Mais um texto que caracteriza uma nossa aluna de 5º ano, em resposta ao desafio O poeta agora sou eu. Obrigada Ana Clara pela partilha.
10 junho, 2021
O poeta agora sou eu : Assim sou eu
Mais um aluno da professora Teresa Vieira partilha com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a resposta ao desafio de ser agora poeta. Editamos as palavras de Duarte Vilela de 5º ano, a quem agradecemos a partilha.
Contar com Van Gogh: O velho solitáro
Clicar na capa
Usando vários quadros propostos para a construção de textos, o projeto Contar com… da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende a expressão da estrutura e do funcionamento da língua a partir de um estímulo artístico. Partindo da observação dos quadros, escolhem-se personagens, lugares, ações, para a construção do processo de escrita criativa. Hoje é com Van Gogh que o desafio se revela nas palavras de Miriam Morais da turma D de 9º ano, a quem agradecemos junto com a sua professora Anabela Sá Sil.
Subscrever:
Mensagens (Atom)