Com
os alunos da equipa do 7ºB1 viajámos mais uma vez pelas décadas de 60 e 70 do
século XX, através da exposição Coisas de Portugal dos anos 60/70 do século XX, da
Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
Foi uma aula de História diferente, com o recurso a objetos de época, em que através da observação e da interrogação, colocámos fontes materiais a falar.
Os
objetos antigos são uma parte importante do património cultural de uma
sociedade, e com eles é possível descobrir realidades históricas, e neste caso de Portugal antes da Revolução de 25 de abril de 1974.
Estes alunos reconheceram o ferro de passar, a carvão, da casa dos avós, mas que agora só são para decorar a casa da aldeia. Descobriam como funcionavam e como eram pesados. Ficaram também a saber que mesmo já existindo os ferros eléctricos nos anos 60 do século XX em Portugal, estes eram caros e eram só para quem tinha eletricidade em casa, o que ainda era uma percentagem baixa no meio rural.
Outro objeto que estes alunos só conhecem dos irmãos mais novos, é o bacio. O que eles ficaram a saber é que uma grande percentagem da população rural portuguesa dos anos 60 e 70, ou dos bairros operários das cidades, não tinham casa de banho nas suas casas.
Também mostrámos brinquedos e a diferença entre os materiais com que eram produzidos. Dos mais simples e baratos de madeira às bonecas mais caras importadas.
Mais uma vez os alunos quiseram tocar nos talheres de alumínio e verificar como eram leves e bem diferentes dos de inox que têm em casa.
Sem comentários:
Enviar um comentário