Um dos momentos mais aguardados pelos alunos do 5ºC foi a vinda da pintora e ilustradora Danuta Wojciechowska para desenvolver uma Oficina de Artes Plásticas, no âmbito do Projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora, cujo objetivo era a construção de um elemento coletivo – TOTEM – alusivo à vida e à obra do escritor Ferreira de Castro.
Finalmente, chegou o dia 2 de junho, o dia da criatividade!
A sala dos audiovisuais foi preparada a preceito para receber a pintora, mas também, para servir de inspiração aos nossos pequeninos, e as mesas “postas” com frascos (de compota e de conservas) com água à espera de tintas, de pincéis e de “superfícies” onde os meninos e as meninas do 5º C1 iriam registar através da sua criatividade a vida e a obra do seu patrono Ferreira de Castro e experimentar novas técnicas de pintura...
Até o chão foi protegido com “tapetes” de plástico, não vá o entusiasmo transbordar… e “pintar” o chão! Também não faltaram paninhos velhos, lavadinhos e dobradinhos, que alguém gentilmente nos ofereceu para limpar os pincéis e as mãos...
A Danuta chegou com o seu saco cheio de surpresas: tintas e mais tintas de várias cores, pincéis de vários tamanhos e qualidades e pequenos painéis de madeira, as tais “superfícies”! Era preciso compor a sala antes da chegada dos artistas…
À hora marcada, metade do grupo entrou na sala, muito curiosos e cheios de vontade para começar a dar asas à sua imaginação, mas antes tinham de receber da Danuta as necessárias instruções…
Durante a atividade, a Danuta foi incansável na orientação aos aprendizes, bem como os professores que auxiliaram na atividade.
A outra metade do grupo teve de esperar a sua vez na Biblioteca a montar puzzles de capas de livros do nosso Patrono e conhecer um pouco mais a sua escrita. Não pensem que foi uma atividade menor comparada com a Oficina de Artes porque montar puzzles é um quebra-cabeças que não é para qualquer um! Os mais rápidos queriam dar continuidade à arte plástica e lá ia a D. Céu muito gentilmente dar-lhes material para desenharem e pintarem. À medida que os outros iam terminando, também quiseram fazer o mesmo.
Quando o primeiro grupo terminou a sua “arte”, fez-se a troca…
Depois foi preciso aguardar um pouco até as tintas secarem para se poder montar o TOTEM. Nem de propósito, porque as barriguitas já estavam a protestar... Era a hora do lanche! Toca a sair da Biblioteca para matar a fome e a sede e à hora marcada estavam de volta. Ansiosos para ver o produto final, mas foram esperando com alguma paciência!!!
Finalmente, foram chamados à sala de audiovisuais e, sentadinhos em roda, a Danuta foi chamando um a um ou cada par que realizou cada quadro e pediu-lhes para explicar a todos os presentes o significado da sua obra e a seguir foram montando peça a peça o TOTEM. Cada peça do TOTEM conta a vida e a obra de Ferreira de Castro ou ilustra paisagens, plantas e animais exóticos da Amazónia…
O resultado final é uma escultura espantosa, cheia de cor e de vida como as obras de Ferreira de Castro.
Parabéns, 5ºC1
Obrigada, Danuta!
Sem comentários:
Enviar um comentário