Hoje foram os alunos do 6º ano da equipa A, dos grupos 1,2,3 e 4, que receberam os seus cabazes literários da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Foi com grande entusiasmo que os cestos foram recebidos nas quatro salas. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro cumpriu mais um dia de promoção de leitura.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
25 janeiro, 2022
21 janeiro, 2022
Cabaz Literário (5º B1; 5ºB2)
Ontem receberam as turmas da professora Anabela Carvalho os seus cabazes literários da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Cada aluno vai ler a obra escolhida e preparar-se para angariar novos leitores. A Biblioteca Escolar continua o seu caminho de promoção da leitura com a colaboração fantástica de todos os professores envolvidos.
20 janeiro, 2022
Promover para ler+ (6ºA2; 6ºA1)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua na sua missão de espalhar leituras. Com o Projeto Mediação Ler+ Jovem . Hoje tivemos mais duas turmas da professora Teresa Vieira a conhecer parte do acervo da biblioteca escolar dirigido à sua faixa etária. Contactar com os livros, descobrir informação sobre cada um e escolher a próxima leitura para o seu Cabaz Literário, foi o que o 6º ano, A1 e A2, fizeram esta manhã na biblioteca escolar. Foi grande a animação!
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a divulgar o parecer dos nossos leitores, fazendo destes, mediadores jovens de leitura, que partilham em pequenos postais a sua opinião sobre cada obra já lida.
06 janeiro, 2022
Vamos pensar e viver a diferença - desafio 1
Identificar-se com os que nos rodeiam ou ter a capacidade de compreender aqueles com quem nos confrontamos é essencial para a educação inclusiva.
Apresentamos aqui mais umas imagens da atividade proposta pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Vamos viver e pensar a diferença, associada à Escola Superior de Saúde do Alcoitão, na Semana da Inclusão do Espaço Saúde do Agrupamento. Este é o desafio número um em que os nossos alunos não podiam falar para comunicar em família.
Agradecemos a participação de todos e a partilha da experiência com a Biblioteca Escolar.
Vamos viver e pensar a diferença - desafio 1
A empatia potencia a compreensão do outro e é uma competência pessoal da inteligência emocional. Educar para a empatia é promover relações interpessoais de sucesso e este é um ponto essencial para uma relação em inclusão. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com a atividade Vamos viver e pensar a diferença, que os seus alunos experimentassem uma limitação física e refletissem sobre como essa pode condicionar a sua vida.
Terminamos a reportagem da participação da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro na Semana da Inclusão dinamizada pelo Espaço Saúde do agrupamento, com a apresentação do primeiro dos cinco desafios, realizados em parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
A Biblioteca Escolar Ferreira e Castro solicitou a alguns alunos que após acordarem se dirigissem aos familiares e solicitassem alguma coisa, mas sem nunca poder falar. Muitos, foi do pequeno-almoço que trataram, mas outros assuntos também foram tema de comunicação.
Agradecemos mais uma vez a colaboração das famílias e a adesão dos alunos à atividade.
Subscrever:
Mensagens (Atom)