Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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10 março, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 16º artigo



A 11 de novembro, foi publicado o relatório da UNESCO, relatório da Comissão Internacional Sobre os Futuros da Educação, Reimaginar os nossos futuros juntos num novo contrato social para a educação que nos desafia para a promoção da cidadania através dos mais variados métodos educativos. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com os professores de Educação Visual , implementa o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos ,onde diversas literacias e métodos educativos são aplicados para a promoção da cidadania.
Hoje é o artigo 16º que aqui expomos pelas mãos de Lara Areias do 8ºB3 e João Martim do 9ºB3, ambos com códigos visuais associados à noção de família.



09 março, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 14º artigo


No Quadro Estratégico 2021-2027 da Rede de Bibliotecas Escolares, nos seus Objetivos Gerais, as bibliotecas escolares deverão conduzir à implementação de práticas que incorporem saberes de diversas áreas do conhecimento e da atividade humana e incentivem a colaboração, a experimentação e a criação.
Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em colaboração com a disciplina de Educação Visual, a biblioteca escolar implementou uma atividade que associou leitura, conhecimento e criatividade, à promoção da cidadania.
O artigo 14º que defende o direito ao asilo é apresentado por Matilde Cegonho do 9ºC1 utilizando a imagem do Mundo associada à simbologia da janela aberta, da corrente quebrada e do voo livre das aves, à interpretação da liberdade de partir. Já Lia Perez do 7ºB2 apresenta-nos a leitura da liberdade para acolher através da simbologia das mãos protetoras. Um mesmo artigo e duas visões diferentes: os dois polos opostos do direito ao asilo, o direito de partir e o direito e dever de receber.



08 março, 2023

Mediação ler+ jovem (Amor e crime no mundo do futebol)


O Projeto Mediação Ler+Jovem, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, revela a a importância de fomentar momentos de partilha entre pares, onde cada leitor escreve o que recomenda aos colegas. Aqui temos o Diogo Sousa do 8ºA1 que nos revela o que o livro lido o fez pensar.






 

Miúdos a Votos: resultados.


Hoje foram apurados os resultados das votações pelo livro mais fixe da campanha de Miúdos a Votos. Apresentamos aqui os resultados das escolhas dos nossos alunos que,  de forma muito cívica e empenhada,  participaram nestas eleições.






07 março, 2023

Miúdos a Votos: dia de eleições.


Hoje foi o dia da eleição do livro mais fixe da campanha Miúdos a Votos. A nossa AAE Dona Céu foi incansável a preparar tudo, assim como a professora Luisa Rodrigues que tudo fez para que nada falhasse. Como presidentes da mesa de votos tivemos as professoras Ana Aguiar e e Maria João Duarte que juntamente com as nossas alunas garantiram um excelente dia de eleições. No final tivemos a visita do nosso Diretor António Castel-Branco. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro está muito grata pelo empenhamento de todos.











Ilustrar os Direitos Humanos -26º artigo




No documento Human Rights Educator’s Network Amnistia Internacional, Secção dos EUA Janeiro de 1991, defende-se a promoção dos princípios democráticos com a educação para os direitos humanos, permitindo de uma forma imparcial, as várias perspetivas respeitantes à problemática dos direitos humanos, através de diversas práticas educativas.
Com o Projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com a parceria da disciplina de Educação Visual, Ilustrar os Direitos Humanos, encontrámos uma prática pedagógica que permitiu aos jovens leitores e artistas, interiorizar os artigos da DUDH avaliando os princípios democráticos que os suportam.








06 março, 2023

Miúdos a Votos: tudo a postos!


Tudo preparado para amanhã recebermos os eleitores de Miúdos a Votos.






Mediação Ler+Jovem


Mais um parecer literário sobre um livro lido da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.


Rumo a Roma


A Biblioteca e a tua professora de História têm um desafio para te fazer!

Propomos que uses a tua imaginação e criatividade e escrevas um conto histórico com base numa história sobre Roma Antiga. Demos o nome de “Rumo a Roma”. Logo, o nome indica-nos qual o tema que vamos tratar. Assim sendo, tens de escrever um conto com base em acontecimentos que fizeram parte da história de Roma desde a formação do império romano, no século V. a.C., até à queda do império romano do ocidente, no século V.

No desenrolar da narrativa deverás fazer descrições de espaços, objetos e personagens, utilizando o que conheces da época em que se situa a história, de maneira que faça sentido no texto que estás a criar:
· Descreve os elementos do vestuário e do calçado.
· Descreve objetos utilizados na época (do quotidiano, armamento, etc.).
· Descreve os espaços (estradas, casas, pontes, aquedutos, fontes, termas etc.).
· Descreve transportes.
· Descreve refeições e alimentos.
· Descreve interiores de espaços (mobiliário, elementos de arquitetura, pintura,       mosaicos, etc.).
· Descreve atividades, profissões, brincadeiras, etc.
· Salienta formas e cores, imagina sabores, cheiros e texturas.
· Descreve as condições do tempo (céu, vento, tempestade, calor, humidade, etc.
Estes elementos ajudam ao contexto histórico, demonstram os teus conhecimentos sobre a época e enriquecem o conto.

Boa escrita!














03 março, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 2º artigo



Com o documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória pretendem-se implicações práticas na ação educativa tentando encontrar a melhor forma e os recursos mais eficazes para todos os alunos aprenderem, isto é, para que se produza uma apropriação efetiva dos conhecimentos, capacidades e atitudes que se trabalharam, em conjunto e individualmente, e que permitem desenvolver as competências previstas no Perfil dos Alunos ao longo da escolaridade obrigatória. Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu que os alunos se apropriassem dos valores da Declaração Universal dos Direitos Humanos através da sua interpretação visual.O seu artigo 2º indica a universalidade destes direitos. Alexandre Nunes do 8º B3 utilizou a simbologia do círculo para transmitir a envolvência universal desta declaração e associou a especificidade da abrangência de género com as cores utilizadas e a figura humana central. Mais uma vez é notória a associação do artigo interpretado aos valores e prioridades do aluno que o ilustra. Do 8ºA4,Fernabdo Servo associa as fechaduras ao sinal de proibição, transmitindo a abertura ao acesso universal à DUDH.