Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

11 dezembro, 2018

A Voz dos Alunos pelos Direitos Humanos


 Ontem foi dia de reflexão para a Escola Básica Ferreira de Castro. Todos os alunos e professores se envolveram nas comemorações dos setenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.




Como mais um desafio da Direção Geral de Educação, comemorou-se no dia 10 de dezembro o 70º aniversário da DUDH, com uma iniciativa integrada n’ A Voz dos Alunos, que deu a palavra às crianças e aos jovens, nas escolas, sobre assuntos com relevância para a sua vida, favorecendo a participação crítica e o envolvimento na busca de soluções para problemas sociais e políticos, enquadrados na educação para a cidadania

Este evento deu continuidade ao já realizado em janeiro deste ano, na divulgação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e enquadrou-se na dinâmica de auscultar os alunos, reconhecendo-os como atores em todo o processo de construção em matérias em que se exige o seu contributo.


Com esta iniciativa pretendeu-se refletir sobre os Direitos Humanos e sua articulação com os princípios, valores, visão e áreas de competência inscritos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, num perfil de base humanista, centrado numa escola que habilita os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar.



Para assinalar esta data a Rede de Bibliotecas Escolares foi também convidada a participar nas comemorações, e foi neste sentido que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamizou a atividade A Voz dos Alunos pelos Direitos Humanos.  

Levar os alunos a refletir sobre situações da sua vida, na relação com a DUDH, numa perspectiva positiva de aplicação na prática do seu quotidiano, foi o objetivo principal desta dinâmica que envolveu todas as turmas da escola.


Os alunos de 9º ano foram os grandes dinamizadores da atividade em cada turma, e preparados pela Biblioteca Escolar, promoveram os seguintes momentos:
1º momento - Visionamento de um pequeno filme sobre Direitos Humanos. 
2º momento - A turma foi dividida em grupos de 5 alunos.  A cada grupo foi distribuído um baralho de cartas produzido pela Biblioteca Escolar com os 30 artigos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (versão simplificada).  A cada grupo foram atribuídas quatro cartas com situações específicas da vida quotidiana.  A cada grupo foi distribuída uma folha de registo de reflexão e conclusões.
3º momento - Os alunos leram cada um dos artigos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS e refletiram sobre eles.  Em seguida os alunos leram as quatro situações específicas que lhe foram atribuídas e refletiram sobre elas. Os alunos agruparam carta(s) com artigo(s) da DUDH às quatro situações específicas que lhe foram atribuídas no sentido de indicar qual(ais) o(s) artigo(s) que estão a ser cumpridos em cada uma das situações específicas.  Depois de reflexão e debate em grupo, os alunos registaram os seus argumentos face às diversas situações específicas.


4º momento - Depois de eleito o porta voz do grupo, este apresentou à turma as reflexões e conclusões obtidas revelando cada uma das situações específicas que lhes foram atribuídas.
5º momento – Finalmente deu-se o debate generalizado sobre as situações apresentadas ou outras, em que se revelou o cumprimento ou o incumprimento da DUDH. Relacionar os artigos da DUDH com os direitos fundamentais dos cidadãos com deficiência, foi a fase final.
Foram cinquenta turmas de 5º ao 9º ano a participar neste dia de reflexão.



Esta atividade persegue o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória na visão que se pretende do cidadão:   que conheça e respeite os princípios fundamentais da sociedade democrática e os direitos, garantias e liberdades em que esta assenta.

10 dezembro, 2018

O Antigo Egito


Decorreu no mês de novembro na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a montra bibliográfica dedicada ao Antigo Egito, conteúdo programático de História do 7º ano. Os professores desta disciplina visitaram com os seus alunos esta exposição, tendo elaborado para o efeito um guião de exploração de algumas das obras expostas.





Para além dos livros, vários foram os quadros e objetos que completaram a montra bibliográfica, graças ao empréstimo de diversos professores.














Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende abranger o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020 tornando-se um foco difusor do gosto e do prazer de ler, fundamental à construção de hábitos de leitura.


30 novembro, 2018

LITERACIA 3Di


LITERACIA 3Di – o desafio pelo conhecimento , consiste num desafio nacional e faseado, dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, com o objetivo de promover a Literacia nas dimensões da Leitura, Matemática, Ciência e Inglês. É uma iniciativa da inteira responsabilidade da Porto Editora que, envolvendo os demais elementos da comunidade educativa, como os respetivos professores, pretende contribuir para elevar os níveis de literacia dos alunos e para o seu desenvolvimento educativo, pessoal e social, ajudando-os a consolidar as aprendizagens e a desenvolver competências.



Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participou neste desafio com alunos e professores entusiastas do conhecimento. Português e Inglês do terceiro ciclo foram as disciplinas corajosas neste estímulo pelo saber.

29 novembro, 2018

Festa Ajudaris



No dia de ontem decorreu na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a Festa Ajudaris

A Ajudaris é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social, (IPSS) com estatuto de utilidade pública. Pretende auxiliar no combate à pobreza persistente e às novas formas de exclusão social, através da garantia dos direitos básicos de cidadania, visando auxiliar os grupos mais desfavorecidos.

Um dos projetos da Ajudaris é o Projeto Histórias da Ajudaris, criado em 2009, que consiste na edição de livros escritos por crianças para crianças, colhendo a inspiração em temas como a cidadania, os afetos e o ambiente. Este projeto pretende desenvolver nos nossos jovens escritores a criatividade, o imaginário, a cidadania e a solidariedade, o gosto pela leitura e o prazer da escrita.



A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura apoiam este projeto, que é mais do que um concurso, é um projeto que une solidariedade ao ato da escrita.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participou no ano letivo de 2017/2018, acabando por ver publicada uma das histórias construídas no coletivo do grupo turma.


 A 28 de novembro a escola celebrou a edição do seu conto na Histórias da Ajudaris 2018, com uma festa de lançamento do livro “Histórias da Ajudaris’18”, através de um espetáculo musical, atividade rítmica e expressiva e  ainda com leitura Dar voz ao nosso poema «Proteger a Natureza» da turma 6ºB.




Para além de alunos, professores, o nosso diretor de agrupamento e encarregados de educação, tivemos o prazer de contar com a presença da Diretora da Associação Ajudaris, Dr.ª Rosa Mendes Vilas Boas, criadora deste projeto de afetos, através de videoconferência, onde saudou os nossos alunos e professores solidários.




A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no seu Quadro estratégico 2014-2020 no Programa Rede de Bibliotecas Escolares , torna-se no reforço do apoio a projetos e concursos orientados para o desenvolvimento das competências de leitura e literacia.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro colabora com a implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória ao nível dos Valores, promovendo nos alunos Excelência e Exigência, levando os jovens a terem sensibilidade e serem solidários para com os outros.

OFICINA "COM AS ESTRELAS ENTRE OS DEDOS" - WORKSHOP SOBRE CONSTELAÇÕES Programa Cientificamente Provável


O programa Cientificamente Provável é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares. 

A Rede de Bibliotecas Escolares assim como a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro acreditam que este programa irá contribuir para desenvolver, nos jovens, competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas áreas dos seus interesses. 





Neste sentido a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu diversas parcerias com instituições do Ensino Superior no sentido de desenvolver diversas atividades com o objetivo de contribuir para a aproximação entre os ensinos básico e o superior, contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e reforçar a motivação dos jovens para a aquisição de conhecimentos e para o prosseguimento de estudos superiores.




Foi neste programa que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Faculdade de Ciências de Lisboa, tendo iniciado esta relação com o workshop sobre constelações  destinado a 103 alunos de quatro turmas de 7º ano. Esta oficina "Com as estrelas entre os dedos", sobre estrelas e constelações, pretendeu dar a conhecer diversas constelações e permitir que os alunos construíssem um modelo tridimensional de algumas delas.






23 novembro, 2018

Projeto “Explorar o Universo” - A CONSTITUIÇÃO E EVOLUÇÃO DO UNIVERSO


Ainda no contexto do projeto “Explorar o Universo” a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e o grupo disciplinar de Físico-Química puderam hoje proporcionar a alunos de 7ºano um encontro com a Dr.ª Elsa Teixeira, aluna de doutoramento da Faculdade de Ciências do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, sob tema A constituição e evolução do Universo.


Nos últimos 20 anos aprendemos mais sobre o Universo do que em todo o resto da história da humanidade. Esta palestra descreveu o estado atual da Cosmologia (o chamado modelo do Big Bang) e os seus grandes desafios futuros. O principal é o facto de observações recentes sugerirem que 96% do conteúdo do Universo se encontrar em formas (conhecidas como matéria escura e energia escura) que não emitem luz nem foram ainda detetadas experimentalmente em laboratório, sendo apenas conhecidas pelos seus efeitos gravitacionais. Uma nova geração de telescópios e satélites tentará, na próxima década, caracterizar este lado escuro do Universo.


A recente descoberta da expansão acelerada do Universo revolucionou a forma como pensamos e modelamos a dinâmica do Universo como um todo. Nesta palestra fizemos uma viagem desde a vida na Terra até à vastidão de tudo o que nos rodeia.



22 novembro, 2018

Bullying na Escola


No passado dia 21 de novembro os 225 alunos de 7º ano puderam ter uma pequena formação sobre Bullying na Escola, proporcionado pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o patrocínio da Escola Segura da PSP de Algueirão Mem Martins. Fomentar o civismo e a cidadania, contribuindo deste modo para a afirmação da comunidade escolar enquanto espaço privilegiado de integração e socialização, foi o principal objetivo desta formação.




A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro nesta formação pretendeu implementar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência Relacionamento interpessoal ,onde se desejou ajudar os alunos a interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.