Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

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04 dezembro, 2024

Ler o Holocausto - O voluntário de Auschwitz



    A inclusão do Holocausto no currículo escolar é uma forma poderosa de prevenir que tragédias similares se repitam. Essa tragédia não ocorreu apenas devido à ação de líderes autoritários, mas também pela aceitação e passividade de muitos indivíduos e instituições. Ensinar o Holocausto oferece uma oportunidade única de discutir os mecanismos que permitiram que tal evento ocorresse, desde a desinformação até a banalização do mal.
    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, na sua função formativa de uma sociedade democrática, criou este projeto Ler o Holocausto, em que os alunos escolhem uma obra com testemunhos reais da realidade do genocídio do Holocausto, e pronunciam-se sobre a obra e sobre as situações descritas na mesma.
    Hoje, é Samir Santos que nos revela o que foi para ele ler a obra O voluntário de Auschwitz 

    Bitola Pilecki, um soldado polaco, voluntariou-se a ser um prisioneiro em Auschwitz para relatar os horríveis acontecimentos passados no campo de concentração. A missão decorreu entre 1940 e 1943 e convence os Aliados sobre as práticas nazis. Além disso, ele organizou os prisioneiros em grupos de resistência para controlar o campo.
    A minha personagem favorita é o Witold Pilecki, pois ele demonstrou coragem e devoção no cumprimento da sua missão.
    Ao ler o livro, aprendi que não podemos desistir em nenhuma situação se tivermos o objetivo de realizar algo ou provar algo.
    Na minha opinião, este livro tem uma história inspiradora e foi fácil de entender, e qualquer pessoa consegue compreender a história.
    Se eu tivesse de recomendar este livro, eu diria que é um livro com uma boa história e de fácil leitura.
Samir Santos 9º A2






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