No âmbito do projeto O Museu Aqui e gora e o Futuro que lá Mora, no dia 8 de abril de 2024, realizou-se a primeira Oficina de Artes Plásticas para Professores na EB Padre Alberto Neto. Foi uma sessão de trabalho interessante, dividida em três momentos:
1. Apresentação/Contextualização do trabalho a realizar inspirada em dois museus: Odrinhas e Museu da História Natural;
2. Pintura coletiva: todos os formandos à volta duma mesa, pintámos o fundo com cores, criando um degradé. Depois pintámos contornos de pássaros, integrando formas desenhadas por outros colegas e interagindo coletivamente na criação da imagem. O painel resultou e o trabalho coletivo integrado, com espírito colaborativo e que fomenta a partilha, a interação, incentivando a participação de todos.
3. Depois seguimos para outro espaço onde nos dividimos por grupos. O nosso grupo ficou com o tema dos deuses romanos. Distribuíram-se as bases (placas) e inspiramo-nos em imagens de deuses para criar.
Esta atividade teve como objetivo aprender e experimentar os processos da construção de totens para serem aplicados na Oficina de Artes Plásticas com os alunos.
No dia 15 de abril de 2024, realizou-se a segunda Oficina de Artes Plásticas na EB Padre Alberto Neto que foi dividida em dois momentos. Esta sessão teve como finalidade a divulgação e experimentação dos elementos básicos de representação.
1. No primeiro momento falou-se dos elementos da linguagem visual a partir de imagens de um PowerPoint, dando exemplos: ponto, linha, cor, claro/escuro, formas planas…);
2. No segundo momento, passámos para o trabalho prático (construção do totem). Fomos distribuídos por grupos. A cada grupo foi destinado cores pré determinadas. Foram-nos dadas indicações à medida que o trabalho ia avançando (aplicação dos pontos, das linhas e das formas faladas no primeiro momento. Foi uma experiência interessante pela simplicidade e clareza das instruções que levaram a uma melhor compreensão da utilização da linguagem visual.
Esta apresentação teve como objetivo não só dar ferramentas aos professores para aplicar na sessão com os alunos, como também, desenvolver contextualizar o museu escolhido (MU.SA).
Mais uma vez, uma excelente oficina, onde todos foram capazes de revelar o artista que há em cada um.
Sem comentários:
Enviar um comentário