Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

18 maio, 2020

DIAS DE QUARENTENA - MUSEUS DO VATICANO



 

Hoje ainda Dia Internacional dos Museus, 
convidamos a visitar os Museus do Vaticano 
e para isso selecionamos algumas visitas virtuais.

A construção do Vaticano começou em 1447 com o Papa Niccolò V, que encomendou ao arquiteto Bernardo Rossellino o projeto da nova Basílica de São Pedro e ao pintor Fra Angelico a decoração da capela de Nicolina. Em 1471, Sisto IV ordenou a construção de uma nova capela, a Capela Sistina, com decorações pintadas por artistas como Sandro Botticelli e Pietro Perugino, que mais tarde, em 1508, Michelangelo Buonarroti repintou por ordem de Giulio II.

A caminho da Capela Sistina passemos antes pela Sala que antecede a Capela: 
Hall da Sistina


A estrela destes museus é a espetacular pintura de Miguel Ângelo no teto da Capela Sistina representando as nove cenas do livro do Gênesis, incluindo “A criação de Adão”.


As Salas de Rafael foram encomendadas ao artista pelo papa Júlio II, que quis completar a decoração dos seus aposentos.


Papa Clemente XIII, em 1761, foi quem criou o Museu Profano, sendo a primeira coleção de antiguidades profanas do Vaticano.

Visitemos ainda uma nova ala dos Museus do Vaticano: 

     Os Museus do Vaticano nasceram com as obras privadas de Julius II, que quando foi eleito Papa em 1503, transferiu sua coleção para o Pátio Ottagono. Entre as obras estão o Apollo del Belvedere, a Venus feliz, o Nilo, o rio Tevere, a Arianna Adormecida e o grupo Laocoonte e seus filhos. Novos edifícios foram então construídos ligados através de galerias àqueles existentes. Giulio II encomendou a decoração das salas de Raffaello e a rampa de helicóptero projetada por Donato Bramante como acesso aos andares superiores do jardim do Belvedere.

     Em 1740, Benedetto XIV reorganizou os salões dos Museus Sagrados e Profanos e do Gabinete de Medalhas. Em 1756, as obras de arte e arqueológicas descobertas por Johann Joachim Winckelmann estimularam a exposição pública das coleções do Vaticano. Clemente XIV e Pio VI projetaram os Museus Pius Clementine e Pius VII e Antonio Canova foi encarregado da organização do museu com seu nome. Gregório XVI em 1837, inaugura o Museu Etrusco Gregoriano e dois anos depois fundou o Museu Egípcio Gregoriano. No Palazzo del Laterano, foi fundada em 1844 o Museu Profano Gregoriano e, desde 1870, a reorganização da exposição de obras na Igreja Católica. Mais tarde, Pio XI fundou o Museu Missionário etnológico e inaugurou a Pinacoteca exibindo pinturas roubadas por Napoleão e retornou após o Congresso de Viena de 1815. 

     Décadas mais tarde, em 1970, as antigas coleções lateranesi foram transferidos para o Vaticano, os museus Gregoriano Profano e Pio Cristiano e em 1973 o Museu Missionário Etnológico. A Coleção de Arte Religiosa Moderna e o Museu das Carruagens foram fundados em 1973 durante o Pontífice de Paulo VI. De 1989 a 2000, o Museu Egípcio Gregoriano e o Gregoriano Etrusco foram reorganizados e o Museu Histórico foi criado.
https://www.rome-museum.com/br/vaticano.ph

Sem comentários:

Enviar um comentário