Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

31 outubro, 2019

CONCURSO PROCURAR CIÊNCIA


A partir de novembro de 2019 a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro irá dar início ao concurso Procurar Ciência dinamizado pelas professoras de Ciências Naturais Maria Teresa Relvas, Marta Érica Fernandes e Raquel Silva

Objetivos:
- Promover a participação de todos os alunos em atividades do agrupamento.
- Estimular a curiosidade dos jovens.
- Desenvolver nos alunos a cultura científica.
- Desenvolver a autonomia dos alunos.
- Estimular o gosto pela ciência.
- Promover a pesquisa autónoma.
- Desenvolver a capacidade de observação do espaço envolvente.
- Explorar os recursos da biblioteca escolar.

Destinatários:
Todos os alunos da Escola Básica Ferreira de Castro.

Atividade:
Quinzenalmente será afixado um desafio relacionado com um tema da área das Ciências Naturais (Geologia, Biologia, Ambiente). Os alunos participantes, preencherão a folha de resposta e colocá-la-ão numa caixa existente na biblioteca para esse efeito.
Quinzenalmente serão afixados os nomes do(s) aluno que responderam corretamente ao desafio da quinzena anterior, sendo afixado novo desafio.
Em junho será afixado o nome do(a) aluno(a) vencedor(a) do concurso, correspondendo ao que responder de forma correta a um maior número de questões.
O regulamento do concurso será afixado previamente.

PARTICIPA!

30 outubro, 2019

A PEDRA NA ARQUITETURA


No programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu em mais um ano parceria com o Instituto Superior Técnico e o Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA). No passado dia 29 de outubro pudemos realizar várias sessões sobre o tema A Pedra na Arquitetura com a abordagem da questão da pedra aplicada às construções, tanto em monumentos como em construções recentes

Através de uma sequência de imagens da História da Humanidade a Prof. Drª Amélia Dionísio começou por revelar uma ligação forte entre a pedra e a arquitetura, desde o paleolítico, passando pela Antiguidade, Idade Média e Moderna, até aos dias de hoje. Os alunos puderam perceber como as técnicas de aplicar a pedra na arquitetura foram evoluindo e acompanharam as tendências estéticas.

A pedra, como recurso natural, que a partir da Revolução Industrial permite a sua aplicação em espaços de onde não é originária e cada vez mais distantes, vai sendo aplicada em pavimentos, escadarias, revestimentos, materiais industriais à base de pedra, etc.

Os alunos puderam ver como a calçada portuguesa é composta de calcário branco e negro e puderam saber que uma das pedras com mais valor no mundo, a pedra lioz, é extraída no concelho de Sintra, onde acorrem compradores de todo o mundo, a mesma pedra que fazia lastro nas naus portuguesas para o Brasil, presente hoje em edifícios em Salvador da Baía.

Foi mostrada aos nossos alunos a riqueza do património monumental edificado em Sintra e a aplicação da pedra nos monumentos. Granito, mármore, calcário, lioz, foram algumas das amostras que os nossos alunos puderam observar.

A Dr ª Amélia Dionísio pode mostrar aos alunos como o mármore, granito, calcário e xisto nos monumentos sofrem de atuais patologias causadas por aspetos naturais e pela ação do Homem: poluição, vandalismo, microrganismos, chuvas, incêndios,etc.




Os sintomas das doenças das pedras manifestam-se de diversas maneiras: desfazerem-se, saltar em camadas, rachar, etc. Foi na sequência desta temática que foi abordado o tema da preservação do património e da intervenção na conservação dos edifícios.





Para além da abordagem do programa de História do 3º ciclo, na sua vertente artística e de património, com estas sessões sobre a pedra na arquitetura a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pôde participar na implementação de O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória na Área de Competência  Sensibilidade estética e artística, possibilitando o desenvolvimento de critérios estéticos para o juízo crítico e para o gosto, numa vivência cultural informada; na Área de Competência  Pensamento crítico e pensamento criativo, os alunos puderam tirar conclusões fundamentadas e proceder à avaliação de resultados, e no Saber científico, técnico e tecnológico, os alunos Identificam necessidades e oportunidades tecnológicas numa diversidade de propostas e podem fazer escolhas fundamentadas, nomeadamente quanto à defesa e valorização do património.



26 outubro, 2019

A GEOLOGIA FORENSE NA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL




No passado dia 23 de outubro tivemos mais uma vez com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, o Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), integrada no Programa Cientificamente Provável, desta vez para uma atividade dedicada à Geologia Forense na investigação criminal.


Esta atividade começa com uma palestra temática sobre a importância da geologia forense e é seguida de um conjunto de atividades experimentais.

Cada grupo de alunos responde a um desafio de investigação criminal, no qual tem que observar, analisar e comparar materiais geológicos de amostras e de vestígios dos locais do hipotético crime, para tirar conclusões quanto aos possíveis suspeitos.

Mais um ano a Biblioteca Escolar se transforma na série CSI e trabalha em investigação criminal como um laboratório de pesquisa forense.

Foi grande a animação destes nossos jovens investigadores de 8º ano, que assim vão atingindo O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória a caminho do Saber científico, técnico e tecnológico,










25 outubro, 2019

FIRST MAN


No passado dia 23 de outubro alunos, professores e famílias puderam assistir na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro ao filme First Man, sessão integrada nas celebrações dos cinquenta anos da chegada do homem à Lua.

Filme de 2018, foi dirigido por Damien Chazelle e escrito por Josh Singer, baseado no livro de James R. Hansen. A obra é protagonizada por Ryan Gosling no papel de Neil Armstrong. 


Após a exibição do filme pudemos ter um debate com o professor doutor Francisco Lobo, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, acompanhado de uma ex aluna da Escola Básica Ferreira de Castro, Ana Luísa Casimiro, investigadora do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, do Instituto Superior Técnico.

Foi um momento de verdadeira aprendizagem científica.

24 outubro, 2019

MATÉRIAS PRIMAS NOS TELEMÓVEIS



Em mais um ano de parceria estabelecida com o Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), integrada no Programa Cientificamente Provável, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro convidou turmas de 8º ano para participar no workshop sobre minerais e telemóveis.


Desde tempos remotos que o Homem utilizou os recursos minerais colocados à sua disposição. As grandes inovações tecnológicas foram e continuam a ser baseadas na utilização destes recursos. Um desses exemplos é o telemóvel que se tornou parte integrante do nosso dia-a-dia.

Assim, nesta atividade procurou-se perceber que os minerais são fundamentais, pois, deles são extraídos alguns elementos químicos, utilizados no fabrico de vários componentes de um telemóvel (função das suas propriedades).

A questão da sustentabilidade dos recursos minerais foi também abordada pois quando compramos um telemóvel e colocamos de parte o mais antigo, estamos a desperdiçar recursos, que são finitos.

O nosso desafio consistiu em tentar associar imagens de alguns dos minerais, dos quais são extraídos alguns elementos químicos, utilizados em vários componentes de um telemóvel.

 Esteve presente nesta atividade, nos valores de Cidadania e Participação, o respeito pela sustentabilidade ecológica.







23 outubro, 2019

CRESCER COM O CINEMA - PEDRA NO BOLSO



Dia 22 de outubro, todos os alunos da turma C do 9º ano realizaram  uma visita de estudo ao Centro Cultural Olga Cadaval, inserida no "Projeto Crescer com o Cinema", dinamizado pela organização "Filhos de Lumière" em articulação com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. 


Esta Visita de Estudo insere-se no Projeto Crescer com o Cinema, no qual a turma C do 9º ano foi integrada este ano letivo conjuntamente com as professoras Teresa Duarte Costa e Rita Zurrapa.

Este projeto, dinamizado pela organização Filhos de Lumière, insere-se no Programa Europeu de Educação Cinematográfica (CinEd), cujos objetivos implicam o contacto com a linguagem e matéria do cinema, desenvolvendo a literacia fílmica, procurando simultaneamente popularizar a sétima arte como objetivo cultural e modalidade de conhecimento do mundo.

Os alunos visionaram um filme da coleção CinEd em sala de cinema equipada, após o qual se seguiu um debate com a cineasta Teresa Garcia.





18 outubro, 2019

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


O  Dia Mundial da Alimentação foi comemorado pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com a Animadora Cultural e com a enfermeira Paula Antunes, do Centro de Saúde de Algueirão Mem-Martins.

Nos passados dias 16 e 17 de outubro, seis turmas de 6º e 9º ano, participaram na Biblioteca na atividade Prova de Sabores e Uma Refeição Saudável.




Esta atividade teve como finalidade alertar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação completa, variada e equilibrada e as consequências resultantes da adoção de atitudes promotoras de saúde ou de fatores de risco no que concerne às escolhas alimentares. A atividade desenvolvida procurou alertar, formar e informar, tendo um objetivo lúdico para captar o interesse e a atenção dos seus destinatários.

Dotar as crianças e adolescentes de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas e construtivas capazes de favorecer o equilíbrio e o seu bem-estar futuro, aprender a ser assertivo nas escolhas alimentares e promover o civismo e a educação para a saúde alimentar, foram alguns dos objetivos a atingir com esta iniciativa.




Jogos, leituras, provas gastronómicas, desafios, tudo se experimentou na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro procura implementar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência do Bem-estar, saúde e ambiente, no propósito de levar os alunos a adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar designadamente nos hábitos quotidianos, especificamente na alimentação.

17 outubro, 2019

CRESCER COM O CINEMA V - A SEQUÊNCIA


Antes do visionamento do filme PEDRA NO BOLSO, os alunos do 9º C realizaram uma atividade que os levou a perceber como a escolha das imagens em cinema e a sua sequência determinam a história que se quer contar.



Construíram-se baralhos de cartas com vários fotogramas do filme A Pedra no Bolso, que os alunos ainda não tinham visto. Cada grupo de 4 alunos tinha o mesmo baralho com as mesmas imagens e tinha que as colocar pela ordem que entendesse para com elas contar uma história.





Depois de ordenar os fotogramas e construir uma história, cada grupo leu à turma a sua história.





O resultado foram histórias e sequências de fotogramas muito diferentes. Os alunos debateram o facto da sequência de imagens poder alterar a mensagem que se quer transmitir. Os alunos puderam concluir que a interpretação de cada imagem num contexto de um argumento pode variar em função da intencionalidade que lhe for atribuída.