Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

15 janeiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 23º artigo


A leitura é fundamental no processo de formação de leitores, e proporcionar diferentes interpretações da realidade formando alunos intelectualmente independentes, capazes de analisar, construir e gerir informação, são objetivos de uma biblioteca escolar. Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com a disciplina de Educação Visual, pretendeu-se que o ato da ilustração se transformasse em formas de leitura, permitindo o desenvolvimento do pensamento crítico, raciocínio e capacidade de observação.
Raquel Cibrão do 9º B4 explica-nos que para ilustrar o artigo 23º e o direito ao trabalho, utilizou a ausência de cor para representar o vazio do desemprego, e em oposição utilizou as múltiplas cores para a representação da alegria das diversas opções de trabalho. Foram os códigos da literacia visual a serem aplicados à interpretação textual. Rodrigo Monteiro do 9ºA1 interpretou o mesmo artigo mas na ótica do direito à dignidade humana sem distinções no direito ao trabalho. 






14 janeiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 2º artigo



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, em parceria coma disciplina de Educação visual, pretendeu participar na criação de uma cultura de Direitos Humanos. Desenvolvendo um pensamento crítico nos alunos, este projeto ambicionou incutir um compromisso para com os direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. É um projeto pedagógico que pretendeu ajudar a desenvolver as capacidades de comunicação visual e um pensamento crítico, na interpretação dos respetivos artigos da DUDH.

 Na interpretação visual do artigo 3º, podemos reparar que Beatriz Domingos do 9º A2 utilizou a temática da aculturação visual na aparência estética feminina que pode significar a relação entre uma cultura dominante e outra dominada. É a interpretação visual do artigo mediante a observação e sensibilidade pessoal. Se há direito à vida em liberdade e segurança, diz-nos Rafael Martins do 9ºB3, não deverá haver descriminação. Já feita esta inferência, Rafael ilustra-nos com o aperto de mão entre raças diferentes, e o punho castanho erguido em sinal de vitória que pode significar o caminho de alguém que tem que ser desbravado.
Estes são mais uns exemplos de como a ilustração leva à interpretação do texto.





Mediação Ler+Jovem (O Diário da nossa paixão)


Solicitar ao jovem leitor anotações das reações face a uma leitura e pedir que partilhe os seus registos com outros colegas, pode revelar-se um mecanismo de mediação jovem de leitura. São estes alguns dos objetivos do projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Hoje são as palavras emocionadas de Lara Silva do 9ºB3 que nos apresentam o livro lido.










13 janeiro, 2023

Miúdos a Votos: os nossos livros candidatos da equipa do 7ºC1,2,3




Na iniciativa Miúdos a Votos os alunos são chamados a elegerem os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral. Como em qualquer eleição política, surgem candidatos sujeitos a votos. Hoje são os livros candidatos pela equipa 7ºC, grupos 1,2 e 3 que aqui apresentamos.



 

Ilustrar os Direitos Humanos - 20º artigo



A leitura deve ser entendida como um processo ativo de construção, em que o leitor não recebe apenas a informação, mas vai construí-la de acordo com as suas competências cognitivas, motivação, conhecimentos e experiências. O projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pretendeu implementar uma estratégia de promoção da compreensão leitora, através da interdisciplinaridade com a disciplina de Educação Visual, em que o aluno interpreta os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos através da respetiva ilustração. O direito à liberdade de reunião é aqui ilustrado por Maria Franklin do 9ºA3 e Luana Lobo do 9ºB3, revelando bem a interpretação do artigo 20º.Maria Franklin utiliza o símbolo do punho erguido que nasce da terra com a força das raízes que o unem. É a liberdade de reunião que se pretende para todo o planeta que é a base da ilustração. É a verdadeira interpretação visual do texto lido.






12 janeiro, 2023

Miúdos a Votos: os nossos livros candidatos da equipa 7ºB1,2,3





Hoje são os livros candidatos pela equipa do 7º B, grupos 1,2 e 3, que apresentamos para futura campanha eleitoral na Escola Básica Ferreira de Castro, na iniciativa Miúdos a Votos, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares e a revista Visão Júnior.


Ilustrar os Direitos Humanos - 3º artigo


Criar uma confluência entre o texto e a ilustração, é o convite do projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Depois de ler e interpretar os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos o aluno, em Educação Visual, é convidado a passar a mensagem à respetiva imagem. Revelam-se experiências e constroem-se significados. Arilson Tomás do 9ºA1 representa o artigo 3º em que a liberdade é representada com uma gaiola aberta de onde sai uma pomba livre em direção ao Sol e à luz, em oposição à Lua e à  escuridão da noite. Beatriz Carlos do 9º A4 abre as mãos dando vida livre ao ser humano. A criatividade e o simbolismo não tiveram limite com estes artistas.