Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

15 março, 2019

Leitura de olhos vendados - SEMANA DA LEITURA


Nos dias 11 e 12 de março, integrado na Semana da Leitura, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamizou a atividade Leitura de olhos vendados, com a professora Anabela Carvalho e o diretor do Agrupamento, António Castel-Branco.



Quatro turmas de alunos de 5º ano ouviram ler de olhos vendados, lendo sem ver, lendo escutando, lendo para dentro e imaginando.



Focar a atenção no que se ouve ler e transformar o que se escuta em imagens cerebrais, faz de cada ouvinte um genuíno construtor de histórias capaz de entender emoções.



Depois de escutarem a história discutiram-na em grupo revelando o que imaginaram e as conclusões que tiraram.

Foi divertido, calmo e introspetivo. Uma experiência nova!


As bibliotecas escolares proporcionam o contacto estreito e regular com o livro e a prática da leitura enquanto instrumentos privilegiados de aprendizagem e treino da compreensão leitora. Aprender a ler e ler para aprender são princípios básicos da formação de leitores competentes. Estas aptidões são estruturantes e nucleares para a aquisição de conhecimento e determinantes nos percursos escolar e educativo dos alunos. A biblioteca, através da sua ação e mediação, contribui significativamente para a melhoria qualitativa da aprendizagem e para o domínio das capacidades leitoras. (Modelo de avaliação da biblioteca escolar, Rede de Bibliotecas Escolares – Ministério da Educação)


14 março, 2019

(IN)COLOR – A cor é para todos - SEMANA DA LEITURA



Dia 12 deste mês, integrado na semana da leitura, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro promoveu a atividade (IN)COLOR – A cor é para todos. Integrado no projeto da nossa professora Anabela Araújo de sensibilização para o daltonismo, esta atividade teve como objetivo principal sensibilizar professores e alunos para os constrangimentos experimentados pelos daltónicos em situações do dia a dia e mais concretamente em contexto escolar.



O daltonismo é uma deficiência na visão que dificulta a perceção de uma ou de todas as cores. O individuo daltónico apresenta dificuldade na diferenciação das cores e isso pode representar uma necessidade de adaptação de alguns instrumentos de convívio social para as necessidades do daltónico.
ABORDANDO O DALTONISMO COMO QUESTÃO SÓCIOCIENTÍFICA PARA INTRODUÇÃO DE CONCEITO DE LUZ E ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO VISÍVEL NO ENSINO MÉDIO
Ana Maria Osorio Araya João Ricardo Neves da Silva Bruna Mestre Santana Kassio Lemberg Paz Ferreira Célia Cristina Poltronieri
I Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias Experimentales
DESAFÍOS DE LA EDUCACIÓN CIENTÍFICA HOY
Formar sujetos competentes para un mundo en permanente transformación

Depois da Introdução ao conceito de daltonismo, debateu-se com os alunos a temática do dia-a-dia de um daltónico e os problemas que eles podem ter e como podemos detetar e contribuir para a sua adaptação à vida social.




Utilizando as imagens da obra de O Principezinho, os alunos realizaram a atividade de conseguir pintar uma representação, com uns óculos que a Biblioteca Escolar construiu e que alterava a perceção das cores.










Foi uma atividade muito animada e divertida, mas sobretudo esclarecedora da problemática do daltonismo.






O processo pedagógico da inclusão começa com a compreensão e consciencialização das situações da diferença.


13 março, 2019

Palavras e Sentidos - SEMANA DA LEITURA




Nesta Semana da Leitura a animação da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi grande.

Palavras soltas e aleatórias que se juntam para fazerem sentido, é um desafio à imaginação e à criatividade.




As ideias andaram de cabeça em cabeça e as frases ou os textos lá se iam compondo.
Foi um momento agitado e cheio de entusiasmo.




12 março, 2019

Desenhos e Histórias - SEMANA DA LEITURA


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro abre a Semana da Leitura com a atividade Desenhos e Histórias.
A professora de Educação Visual preparou com os alunos das turmas de 6º ano, no primeiro período letivo, desenhos criativos sob o tema Histórias Fantásticas. Cada aluno da turma elaborou o seu desenho colocando no papel toda a imaginação que os seus lápis conseguiam reproduzir.



Na Semana da Leitura esses desenhos são o ponto de partida para as histórias que iriam ser escritas.
Cada grupo de alunos associa diversos desenhos, que não sejam os seus, e constrói um enredo cujas ilustrações terão de fazer sentido.





Os nossos alunos foram escritores e ilustradores de histórias de encantar.




Esta atividade esteve integrada nos conteúdos programáticos de Educação Visual ao nível da composição de um discurso gráfico, e simultaneamente trabalhou a competência na escrita e educação literária da disciplina de português.

A animação foi grande, a produção literária foi criativa e o entusiasmo esteve sempre presente.

08 março, 2019

O livro e a paisagem em Ferreira de Castro - SEMANA DA LEITURA










Do currículo de geografia de 7º ano faz parte a observação e descrição de paisagens. Enquadrado neste tema foi desenvolvido o projeto “As Paisagens”. Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro que organizou uma exposição sobre a descrição de paisagens nas obras de Ferreira de Castro. 



Ainda o escritor da paisagem: Ferreira de Castro

O Edifício, velho e longo, muito longo e de um só piso, parecia querer mostrar que a sua missão, justamente por ser celeste, devia agarrar-se à terra, estender-se bem na terra, para extrair a alma dos homens que nela viviam. No telhado antigo, com o pó dos tempos fixado em crostas esverdeadas que nenhuma chuva conseguia lavar, os pardais faziam o ninho na primavera. Em baixo, entre as paredes e as covitas que as goteiras, em horas pluviosas, abriam no solo, vicejavam lírios, roseiras trepadoras e tenros pés de salsa que o irmão hortelão não se dispensava de cultivar. Ao fundo, com uma árvore em frente, tão ramalhuda que quase a ocultava, erguia-se a capela, que, ligada embora ao edifício, avançava sobre o jardim, dando ao todo a forma de um grande L.
Ferreira de Castro, A Missão (1954)
(82-3 – CAS-MIS) pág. 13