Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

29 março, 2017

Semana da Leitura 2017 – Encontro literário com o escritor Gabriel Magalhães


No passado dia 27 de março, integrado na Semana da Leitura, tivemos o prazer de ter na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro o escritor e Professor Doutor Gabriel Magalhães.
Vindo diretamente da Universidade da Beira Interior para este encontro literário, Gabriel Magalhães encontrou-se com professores, encarregados de educação, elementos da Associação de Pais e outros elementos da comunidade educativa.
Gabriel Magalhães partilha neste encontro o seu processo criativo associado a uma espiritualidade que marca as suas obras.

Como professor universitário confessa-se apreensivo relativamente aos hábitos de leitura e procedimentos de escrita de uma geração marcada pelo imediatismo das novas tecnologias e pelo cada vez mais difícil processamento da imensa informação.



É preciso deixar o leitor ser também escritor. Este é um dos segredos dos romances: deixá-los abertos. No fundo, o escritor toca piano e o leitor canta: todos os livros são um dueto. Quem lê, julga que está calado – mas isso não é verdade. O leitor está a cantar com a sua imaginação. É claro que, quando projeto um livro, tenho algumas ideias em mente, mas escrever não é martelar essas ideias – é atirá-las ao leitor como quem lança um avião de papel. Os romances são isso: aeroplanos de papel. Não se pode pretender deles que tenham escalas e rotas demasiado exatas, como os aviões de metal. Por outras palavras: a ideia de um romance terá de ser sempre uma ideia em movimento: uma música – e não uma pedra que cai sobre o leitor e o esmaga.

http://www.segredodoslivros.com/entrevistas/gabriel-magalhaes.html



GABRIEL MAGALHÃES – Nota Biográfica
Luanda, 1965. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Espanhóis, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutorou-se na Universidade da Salamanca, em Espanha, com uma tese intitulada Garrett e Rivas: o Romantismo em Espanha e Portugal (publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em 2009). Foi professor na Universidade de Salamanca e é docente da Universidade da Beira Interior, onde exerce atualmente o cargo de Diretor da Licenciatura em Ciências da Cultura. Tem publicado obras de investigação sobre temas ibéricos e promovido projetos de investigação nessa mesma área. Com o romance Não Tenhas Medo do Escuro (Difel, 2009), recebeu o Prémio de Revela
ção da Associação Portuguesa de Escritores. Outras obras romanescas: Planície de Espelhos (Difel, 2010), Madrugada na Tua Alma (Alêtheia, 2011) e Restaurante Canibal (Alêtheia, 2014). Volumes de ensaio: Los secretos de Portugal (RBA, 2012), escrito originalmente em castelhano, Espelho Meu: A leitura diária do Evangelho pode mudar a vida (Paulinas, 2013), Como Sobreviver a Portugal Continuando a Ser Português (Planeta Manuscrito, 2014) e ainda O Mapa do Tesouro – Para chegar à verdade de nós mesmos (Paulinas, 2015). Saiu em janeiro de 2016 o ensaio Los españoles (Elba), também redigido em espanhol. Livros seus foram ou estão a ser traduzidos para catalão, espanhol, italiano e polaco. Colabora no jornal La Vanguardia, de Barcelona, e no Jornal do Fundão.



Algumas das obras de GABRIEL MAGALHÃES








28 março, 2017

Semana da Leitura 2017 – D. Quixote

Entre 27 e 31 de março de 2017,decorreu a 11ª edição da Semana da Leitura, que convidou as escolas a celebrarem a leitura com iniciativas de leitura que traduzam ambientes plurais que motivem a participação das crianças e dos alunos em atividades de leitura livres.


Neste sentido a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamizou com alunos, professores, famílias e restante comunidade educativa a semana de 27 a 31 de março, com diversas iniciativas e projetos numa partilha e incentivo ao gosto pela leitura e o prazer de ler.

Envolveram-se diversas disciplinas e respetivos currículos assim como turmas de 1º, 2º e 3º ciclos.

Começamos por agradecer a todos quanto se envolveram dedicada e empenhadamente na Semana da Leitura com criatividade, trabalho, ideias, atividades, e gosto por tudo o que tem a ver com a leitura.


Deu-se início à Semana da Leitura a 27 de março com a apresentação da obra de Miguel Cervantes, D. Quixote de La Mancha, por diversas turmas de 8º ano para alunos de 6º ano.


Estas apresentações foram preparadas nas aulas de Espanhol e consistiram, para além da leitura de excertos da obra, na mostra de um ppt feito pelos alunos com a apresentação de Miguel Cervantes e esta sua obra D. Quixote. 


A aventura de D. Quixote e os seus moinhos de vento transportou os alunos ao mundo da perseverança, da luta por aquilo em que se acredita, ao confronto entre a realidade e o sonho. A luta por um ideal e a ideia de loucura, dão o significado à luta quixotesca da ficção contra a realidade.


Deste modo os alunos puderam conhecer uma das maiores obras da literatura mundial.

As sessões finalizaram com um jogo de perguntas e respostas sobre a obra e o seu autor.


Por fim os alunos puderam ter uma aula de introdução ao Espanhol onde aprenderam expressões mais comuns desta língua.

25 março, 2017

Ler o Holocausto


Terminou a apresentação de todas as turmas de 9º ano aos alunos de 6º ano , de obras referentes ao holocausto da segunda guerra mundial. Muitos foram os livros trabalhados e apresentados na biblioteca escolar. Aqui fica a referência de mais algumas obras apresentadas.










24 março, 2017

Projeto Ecobíblio - Eco-concerto

No âmbito do Projeto Ecobíblio da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com a colaboração do SMAS de Sintra, a Biblioteca Escolar no passado dia 23 de março, apresenta um atelier de música sob o tema da preservação da água no nosso planeta, com exibição de violino, viola e contrabaixo, com músicos da Orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos.  


Eco-concertos é o nome do atelier que o SMAS Sintra disponibiliza às escolas, atividade que chama a atenção para a falta da água potável e para a importância da recolha e separação dos resíduos urbanos, valorização e reciclagem. Através de uma conversa informal contam-se histórias ilustradas com excertos de peças de música clássica tocadas ao vivo.



Dirigido a quatro turmas de sétimo ano, em duas sessões,  iniciou-se  a sessão com a apresentação dos instrumentos, suas sonoridades e complementos. 



Compreender a necessidade de preservar o meio natural e nele a própria água, foi o objetivo que se relacionou com o programa de Ciências Naturais. A Natureza é apresentada como um todo e serve de mote aos vários temas musicais.


Assim podemos ouvir excertos de obras como As Quatro Estações de Vivaldi, ou a Valsa Danúbio Azul de Strauss, a Valsa das Flores de Tchaikovsky, Pizzicato Polka de Johann Strauss e a Marcha Radetzky de Strauss.




Conteúdos de Ciências Naturais e de Música misturaram-se numa exibição perfeita, em mais uma atividade da Biblioteca Escolar de apoio ao currículo.


23 março, 2017

Ler o Holocausto


A 22 de março os alunos do 9º A apresentaram à turma do 6º F na biblioteca escolar, a obra Depois de Auschwitz de Eva Schloss. 


Mais uma vez os alunos de 9º ano puderam revelar a colegas de 6º ano o que foi a realidade do holocausto, através da obra que leram.


Eva Schloss, nasceu no dia 11 de maio de 1929 em Viena, Áustria. Atualmente tem 87 anos.



Quando Eva tinha 15 anos, ela e a família foram enviados para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, sendo que ela e a mãe tiveram que se separar do seu pai.


"Nunca vou-me esquecer do medo e do pressentimento que tive na noite em que os nazis chegaram a Viena.”Pg 41; “Começamos a ver mensagens estampadas nas entradas de teatros, cafeterias e outros locais públicos – Verboden voor Joden (proibido para judeu)”.p.  90 



«(...)encontrei Mutti costurando uma Estrela de Davi amarela em minhas roupas.(...) A partir de então, todos nós passamos a utilizar a Estrela de Davi estampada em nossas roupas, com a palavra “judeu” escrita nela.»p.  96 


“Os momentos e as cenas na plataforma foram extremamente carregadas de emoção(...)sons de pessoas lamentando e chorando, gritando adeus desesperadamente. Havia centenas delas ali – idosos, mães com filhos e com bebês nos braços, todos em estado de total emoção e em uma espécie de desespero primitivo.” p. 139



22 março, 2017

Projeto Ecobíblio- Eco-concerto

No âmbito do Projeto Ecobiblio da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com a colaboração do SMAS de Sintra, a Biblioteca Escolar Margarida Botelho, na escola  EBNº1 de Mem Martins, apresentou no dia 22 de março um atelier que interligou preocupações e recomendações ecológicas de preservação da água na Terra, dirigido a 44 alunos do Jardim de Infância e 50 alunos de segundo e terceiros anos, com exibição de violino, viola e contrabaixo, com músicos da Orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos. 




É contada uma história infantil cujo tema realça o valor da Natureza e a importância da água no nosso planeta. 



A história é acompanhada de sons instrumentais que são associados aos sons da natureza: a chuva, o vento, a trovoada, etc. Por fim é tocada uma obra clássica de Vivaldi que nos transporta aos vários momentos das estações do ano.


Todo o desenrolar da atividade é feito com a interação com o público que com sons vocais, palmas e estalidos acompanham o cenário musical. No final há espaço para perguntas e respostas sobre música e a natureza. A Biblioteca Escolar em apoio ao currículo, interage com a área curricular de Música e de Estudo do Meio.


21 março, 2017

Projeto Ecobíblio - A qualidade da nossa água


Nos meses de fevereiro e março a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o patrocínio do SMAS de Sintra, promoveu a atividade A qualidade da nossa água  na Biblioteca Escolar Margarida Botelho da Escola EB1nº1 de Mem Martins, que visou sensibilizar e alertar para a escassez da água potável na Terra e dar a conhecer o ciclo hidrológico. 


Os alunos puderam realizar análises químicas para perceberem a importância do controlo de qualidade da água. Mais uma vez a Biblioteca Escolar transformou-se num laboratório. 


Foram 73 alunos de 4º ano e 22 de 3º ano que puderam realizar esta experiência na Biblioteca Escolar.