Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

12 outubro, 2024

Bibliotecas Escolares a ligar comunidades


    O tema do ISLM (International School Library Month) 2024, “Bibliotecas Escolares: Conectores Comunitários”, inspira-se no tema abrangente da Conferência IASL          (International Association of School Librarianship) de 2024. que é Juntos, Mais Fortes: Bibliotecas Escolares na Comunidade. Reconhecendo os desafios que muitas nações enfrentam, este tema sublinha o papel integral das bibliotecas escolares na promoção de ligações, colaboração e envolvimento nas suas comunidades. Enfatiza como as bibliotecas escolares servem como catalisadores para a construção de comunidades mais fortes e coesas, contribuindo assim para o bem-estar geral e o sucesso da sociedade.
    Congregar alunos de diferentes proveniências, turmas e anos de escolaridade, procurando assegurar representatividade da variedade multicultural da escola, foram alguns dos objetivos desta mostra bibliográfica da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, integrada nas atividades do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.









Jogar com os Direitos Humanos (8ºB1)


   
    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tem por hábito criar recursos que possam servir como complemento ao currículo e cooperação no trabalho dos diferentes docentes das diversas disciplinas e áreas disciplinares. O Jogo dos Direitos Humanos foi criado como recurso à abordagem deste tema em Cidadania e Desenvolvimento, levando os alunos a interpretar os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos na relação com a sua vida quotidiana. Hoje foram os alunos do 8º B1 a refletir sobre os direitos humanos. 

    O professor bibliotecário deverá começar por realizar uma análise do currículo a fim de identificar temas ou conceitos que possam ser explorados de maneira transdisciplinar e em articulação com o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar. Deve identificar temas relevantes para a faixa etária e para os interesses dos alunos e alinhados com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e desenhar um esboço geral da planificação da atividade.

https://blogue.rbe.mec.pt/atividades-de-aprendizagem-ativa-com-a-2790235







11 outubro, 2024

Comportamentos de segurança


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro proporciona neste mês de outubro, a todas as turmas de 5º ano, uma formação com agentes da Escola Segura da PSP de Algueirão Mem Martins, sobre cuidados e regras a cumprir, para permitir segurança na escola e no caminho de casa para a escola e da escola para casa. São dadas indicações, sugestões e estratégias para que os alunos evitem situações de perigo.
    Consolidar as parcerias, projetos e acordos de cooperação estabelecidos com diferentes entidades, neste caso com a Escola Segura, é uma das linhas de ação do Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico, e que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro faz questão de seguir.
    Diagnosticar, prevenir e intervir nos problemas de segurança das escolas,
prevenir e erradicar a ocorrência de comportamentos de risco e ou de ilícitos nas escolas e nas áreas envolventes, e promover uma cultura de segurança nas escolas, foram alguns dos objetivos destas sessões.


    Com os alunos dos grupos /turma do 5ºA2 e 5ºC2, terminaram as dez sessões com a Escola Segura sobre Comportamentos de Segurança. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro promoveu estes encontros para que estes novos alunos de 5º ano aprendam comportamentos seguros nesta nova fase das suas vidas, num novo ciclo de ensino.
    

10 outubro, 2024

Jogar com os Direitos Humanos ( 8ºA2 e 8ºB2 )


    Pretende-se que a Biblioteca Escolar seja mais um elemento no processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento das áreas curriculares. Deste modo, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro criou um jogo que aborda Os Direitos Humanos e leva os jogadores a perceberem como a Declaração Universal dos Direitos Humanos interfere no nosso dia a dia. Os alunos da área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento de 8º ano foram os primeiros a participar nesta atividade, onde a interpretação de texto e o espirito crítico andaram de mãos dadas. Desta vez foram os grupos/turma do 8ºA2 e 8ºB2 a animarem o espaço da biblioteca escolar com a sua participação no Jogo dos Direitos Humanos.








08 outubro, 2024

Jogar com os Direitos Humanos (8ºA1,8ºA3)


    Analisado o currículo escolar de 2º e 3º ciclos, é percetível que Os Direitos Humanos são um tema transversal a várias disciplinas, e específico da área de Cidadania e Desenvolvimento. Por outro lado, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória prevê um perfil de base humanista onde a escola deve habilitar os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar. Deste modo a Biblioteca Escolar pretendeu potenciar o conhecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, através de um jogo criado para o efeito, articulando a biblioteca escolar e o currículo através de metodologias ativas.

    Os alunos do 8ºA1 e 8ºA3 foram os primeiros a experimentar associar os artigos da DUDH a situações do seu quotidiano.

    É reconhecido que as bibliotecas escolares desempenham hoje um papel crucial no processo de ensino e aprendizagem, oferecendo muito mais do que apenas livros e recursos tecnológicos. Elas transformaram-se, em muitos casos, em espaços de aprendizagem dinâmica, onde os alunos podem explorar, criar e envolver-se numa variedade de atividades que vão além do currículo tradicional. Essa transformação reflete ainda a compreensão crescente de que a educação não se limita ao conteúdo de sala de aula, mas que mobiliza conhecimentos e capacidades indispensáveis à vida em sociedade e que é possível desenvolver em contextos de aprendizagem informal e não formal.
                                                                                https://blogue.rbe.mec.pt/atividades-de-aprendizagem-ativa-com-a-2790235









02 outubro, 2024

Comportamentos de segurança (5ºA4, 5ºB2)

    Fornecer informações úteis aos alunos que permitam estabelecer um clima favorável à prevenção, é um dos objetivos da Escola Segura. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro associa-se à PSP de Algueirão Mem Martins e organiza sessões de esclarecimento sobre comportamentos seguros em meio escolar. Os alunos de 5º ano foram os contemplados com esta formação e fazem muitas perguntas e são bem esclarecidos.
    Não alterar os percursos de ida e volta para casa sem pré-aviso dos pais, não brincar em zonas desertas ou com pouco movimento, deslocar-se na companhia de um grupo de amigos,  informar os pais sobre qualquer contacto ou acontecimento estranho, foram alguns dos temas abordados hoje com os grupos do 5ºA2 e 5ºB3.










Cabaz Literário (5ºA1,5ºA2,5ºB1)


    Estender pontes entre os livros e os leitores, criando as condições para fazer com que seja possível que um livro e um leitor se encontrem, é o que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro se propõe fazer, para sermos todos a Ler Mais e Melhor.
    Hoje foram os alunos do 5º ano da equipa A, dos grupos/turma 1 e 2, e B1, que receberam os seus cabazes literários da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Foi com grande entusiasmo que os cabazes foram recebidos nas três salas. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro cumpriu mais um dia de promoção de leitura.






01 outubro, 2024

Cabaz Literário (9ºA2,9ºA3)


    A Escola Básica Ferreira de Castro, com a sua Biblioteca Escolar, é uma Escola a Ler e Mais e Melhor há vários anos, e continua a assumir a promoção da leitura como uma estratégia basilar do projeto educativo. Um dos projetos candidatos pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, a esta rede de escolas A Ler Mais e Melhor, foi o projeto Cabaz Literário que inverte o circuito e leva a biblioteca à sala de aula,  com o objetivo de criar uma cultura de leitura voluntária em resposta à atividade Mediação Ler+ Jovem, que lhe antecede.
    Desta vez o Cabaz Literário chegou finalmente às salas de aula dos alunos do 9ºB2 e 9ºB3. Com os livros na mão, os alunos preparam as suas leituras escolhidas e fazem-nos esperar pelos seus pareceres literários.