Os grupos/turmas da equipa do 9ºB adotaram em Área de Integração o desafio da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em ilustrar de forma interpretativa o Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente. Cada jovem ilustrador, ficando com uma cena de um quadro de julgamento de uma personagem, realiza uma composição visual, tendo como objetivo a representação de uma parte do Auto da Barca do Inferno.
O réu em julgamento com atitude e traços psicológicos, a sua função social ou profissional, objetos, traje, meio envolvente da personagem e símbolos da mesma, as acusações que lhe são dirigidas, a intenção crítica do autor ou os argumentos de defesa apresentados e a sentença proferida, são alguns dos elementos da composição do quadro.
Os nossos alunos são motivados, numa primeira etapa, a reinterpretar a obra de Gil Vicente em parceria com a disciplina de Português e posteriormente, em parceria com a disciplina de Educação Visual os jovens transformam ideias em códigos visuais que associam à mensagem pretendida. Este projeto formalizado pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e apresentado aos alunos, só seria possível com a participações dos professores de Português e Educação Visual da equipa do 9ºB, que tão prontamente se dedicaram ao desafio, e a quem agradecemos o envolvimento com a Biblioteca Escolar.
Mais uma vez a ilustração como uma forma de leitura que desenvolve o pensamento crítico, raciocínio e capacidade de interpretação.
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