Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

20 abril, 2023

Tempos e distâncias no Universo


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, integrada no Programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, teve mais uma vez a presença do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, que proporcionou aos nossos alunos mais uma viagem pelo Espaço através da atividade Tempos e distâncias no Universo. A literacia científica continua a ser uma das missões da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro através da divulgação de ciência na sua vertente teórica e prática, colocando os nossos investigadores em contacto com os alunos de 2º e 3º ciclos.






Com algum divertimento e muita matemática, as nossas  turmas/grupos de 9º ano  fizeram uma viagem pelos Tempos e distâncias no Universo.
Agradecemos mais uma vez a presença da  Dr.ª Catarina Leote.





O tempo e as distâncias no Universo são difíceis de compreender dada a sua
dimensão, muito para além daquilo que percecionamos no nosso dia a dia. Usando um rolo de papel higiénico como unidade de medida, os nossos alunos  fizeram uma viagem desde a Terra até à galáxia mais distante conhecida. Ver o mais distante significa também ver o mais antigo, pois dependemos da velocidade da luz para conseguirmos observar os objetos celestes. Assim, após a galáxia mais distante, avançámos um pouco mais até chegarmos ao Big-Bang, e percorremos a nossa escala em sentido inverso, explorando os diferentes acontecimentos ao longo do tempo, até ao aparecimento dos primeiros seres humanos.

18 abril, 2023

A minha casa tem uma palavra



Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro teve o prazer de dinamizar uma atividade em parceria com a Faculdade de Arquitetura de Lisboa com a presença da arquiteta Margarida Louro.

A atividade A minha casa tem uma palavra, pretendeu levar os mais novos a refletirem sobre a sua casa e a expressarem como a sentem. Perceber que a nossa casa é o resultado das experiências de vida que nela temos, em simultâneo com a forma como o espaço interior e exterior se organiza, é uma forma subtil de introdução à arquitetura e urbanismo assim como ao design de interiores.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro convidou uma turma de 2º ano da Escola Básica de Ouressa, e em conjunto com um grupo de 9º ano, dinamizou um ateliê, em que os mais novos construíram a representação simbólica da palavra que escolheram para definir a sua casa. No final todos apresentaram e explicaram a sua opção.

Através desta atividade que promoveu pensamento crítico e criativo, os alunos expressaram os vínculos de afeto que se estabelecem com o espaço que habitam.