Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

05 junho, 2025

Um Livro que Li (Julyane Jamyle)


 Quando os pais partilham com os filhos livros que os marcaram, tornam a leitura mais próxima e humana. A jovem percebe que ler não é apenas uma obrigação escolar, mas algo que faz parte da vida real das pessoas da família . Este testemunho desperta identificação, mostrando que todos podemos encontrar livros que nos tocam e nos dizem algo importante. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Melissa Jarjura que apresentamos.







04 junho, 2025

Ler o Holocausto - A Bibliotecária de Auschwitz

    Conhecer e estudar os testemunhos do Holocausto não é apenas um exercício académico: é um ato de memória e de justiça, essencial para formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com um mundo mais humano e solidário. Com o Projeto Ler o Holocausto, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, os alunos são convidados a expressar um parecer literário sobre o livro que leram. Hoje é o testemunho de Alícia Lau Foo, de 7º ano, que publicamos a propósito da obra A Bibliotecária de Auschwitz  de Antonio G. Iturbe

    O livro fala de uma bibliotecária corajosa que enfrenta várias dificuldades no campo de concentração de Auschwitz, ao esconder os livros que lê. A minha personagem favorita é Dita, porque ela ensinou-me a coragem, algo que vou levar para a vida. Ao ler o livro, aprendi que corajoso não é aquele que não tem medo, corajoso é aquele que tem medo mas enfrenta-o.
    Na minha opinião, o livro é bom, apesar de ter descrições muito detalhadas de acontecimentos horríveis e que são verdadeiros. Eu acho que o livro deixa mágoa a quem o ler, por isso, não sei se o recomendaria.









O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora - Casa Museu Leal da Câmara

     A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participa, pelo quarto ano consecutivo, no Projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora. Este ano são as disciplinas de Matemática, Educação Visual e Tecnológica e Português que exploram, nas suas áreas de 6º ano, o museu escolhido. Deste modo, os alunos do 6ºA1 partiram à descoberta da Casa Museu Leal da Câmara. A vertente caricaturista de Leal da Câmara foi o aspeto que mais atraiu os alunos e com a disciplina de matemática envolvida, os algarismos foram humanizados e passaram a ter expressão. Através da arte, estes alunos aprenderam a pensar de forma original, a explorar múltiplas soluções para o problema proposto e a expressar-se de maneira única e pessoal.







 

03 junho, 2025

Ler o Holocausto - 999 - A História Extraordinária das Jovens do Primeiro Transporte Oficial para Auschwitz


    Do ponto de vista pedagógico, os testemunhos do Holocausto servem como ponte entre os factos históricos e a experiência humana. Levar estes relatos aos alunos é uma forma eficaz de combater a negação do Holocausto, o antissemitismo e outras formas de discriminação ainda presentes na sociedade contemporânea. Desta vez foi a Mariana Rosa do 8º C2 que participou na atividade da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Ler o Holocausto. Publicamos as suas palavras sobre o livro que leu, 999 - A História Extraordinária das Jovens do Primeiro Transporte Oficial para Auschwitz, de Heather Dune Macadam

    É uma história verídica, de amizade e de sobrevivência. A 25 de março de 1942, cerca de 1000 jovens judias subiram a bordo de um comboio a pensar que iam trabalhar em uma fábrica, mas foram feitas escravas.
    A minha personagem favorita é Edith Grasman, uma das sobreviventes do primeiro transporte que conta a sua história.
    O livro ensina como a amizade e a esperança são forças que ajudaram as jovens a sobreviver.
Na minha opinião, o livro é interessante , pois mostra o que aconteceu nos campos de concentração e a realidade dos judeus durante a 2ª Guerra Mundial.
    Se tivesse que recomendar o livro, eu diria que é um livro muito bom para aprendermos o que se passou com as mulheres judias nos campos de concentração,

Newton Gostava de Ler! - Ciência a Motor

 
    Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro colocou em ação o Projeto Newton Gostava de Ler, com o Módulo IV – Ciência a Motor. 
    Terminámos a intervenção em cinco grupos/turma, com os alunos do 8º A2. Abordaram-se os subdomínios da disciplina de Ciências Físico Química, Forças, movimentos e Energia, e Corrente elétrica e circuitos elétricos.
    Agradecemos mais uma vez, a disponibilidade demonstrada, pela professora Isabel Nunes e professor José Gaspar.






02 junho, 2025

Um Livro que Li (Joana Parracho)


    O exemplo dos pais como leitores deixa um legado que vai muito além da infância. Muitos adultos recordam os momentos em que viam os pais a ler ou as conversas sobre livros em casa. Esse legado de valorização da leitura acompanha os filhos ao longo da vida e influencia positivamente o seu percurso escolar, cultural e pessoal. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro colocou pais e filhos a conversar sobre livros. Os adultos revelaram obras que não esqueceram e partilharam essa lembrança com os seus educandos. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a divulgar este projeto Um Livro que Li, através do testemunho de pais e mães sobre livros que leram. Hoje são as palavras da mãe de Ana Catarina Belo que apresentamos.

Uma Escola a Ler Mais e Melhor


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro colabora estreitamente com os professores e as famílias no processo educativo. Ajuda a enriquecer o currículo, disponibilizando materiais que complementam as diferentes áreas do saber e apoia o desenvolvimento de competências transversais, como a literacia da informação e o pensamento crítico. Ao dinamizar projetos que cruzam leitura, arte, ciência e tecnologia, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro procurou contribuir para uma formação mais completa e para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Estamos a chegar ao final do ano letivo 2024/2025 e por isso divulgámos, em forma de exposição cronológica, todos os projetos e atividades realizadas pela biblioteca escolar,  como forma de agradecimento à comunidade educativa, pelo o empenhamento e dedicação manifestados . Somos verdadeiramente uma Escola a Ler Mais e Melhor.


01 junho, 2025

O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora - Casa Museu Leal da Câmara

    O grupo de alunos do 6ºA1 continuou empenhado em trabalhar a propósito da Casa Museu Leal da Câmara. Depois da visita de estudo os alunos conheceram bem a obra de Leal da Câmara, tanto na área da caricatura e critica social como na representação do saloio de Sintra. Uma das disciplinas associadas ao projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora foi a matemática com a professora Ana Veras. Com esta disciplina a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro propôs aos alunos brincar com os algarismos e imaginar leal da Câmara a caricaturá-los ou a transformá-los em saloios. Colocar um barrete no seis ou esbugalhar os olhos ao dois, fazer bigodes no um ou colocar um avental no oito, foram verdadeiras aventuras criativas.





31 maio, 2025

Ler o Holocausto - A Bailarina de Auschwitz


    Ao ler as memórias dos sobreviventes do Holocausto, os alunos são convidados a refletir sobre os perigos do ódio, da indiferença e da passividade face à injustiça. Os testemunhos incentivam o respeito pelos direitos humanos e o compromisso com a paz. Contribuem para a construção de uma memória coletiva que não esquece as lições da História, promovendo uma cultura de tolerância, diálogo e responsabilidade. Estes objetivos são os que norteiam o projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Ler o Holocausto. Hoje são as palavras de Lara Neri, de 7º ano , que publicamos a propósito da leitura da obra A Bailarina de Auschwitz .

    A Bailarina de Auschwitz é uma autobiografia de uma prisioneira do campo de concentração Auschwitz que dançava para os guardas nazis. Após ser libertada, recorreu a psicólogos tentando reconstruir a sua vida depois da 2ª Guerra Mundial.
    A personagem que mais gostei foi a própria autora, o que ela escreve é impressionante, ela conseguiu converter a sua dor neste livro para ter uma ideia do que se passava consigo. A sua superação é uma grande inspiração e oferece-nos lições que nos podem ajudar também na nossa vida.
    Ao ler este livro aprendi que, apesar de não ser fácil conseguirmos controlar o que acontece, conseguimos pensar antes de agir e mesmo antes de falarmos, e também nos ajuda a reagirmos aos traumas.
    Na minha opinião, para quem gosta deste tema, o Holocausto, é um livro super bom e ajuda-nos a refletir sobre as boas e más ações




30 maio, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Inês Rendeiro


     A escrita de um parecer literário permite ao jovem estabelecer uma ligação mais profunda e pessoal com a obra lida. Ao ter de expressar as suas emoções, surpresas ou frustrações em relação à leitura, o aluno é levado a interiorizar e a valorizar a experiência literária. A Inês Rendeiro soube retirar da obra lida diversão, aprendizagens e exemplos para futuro. Esta jovem de 5º ano é mais uma participante no projeto Mediação Ler+ Jovem, da Biblioteca Escolar Ferreira d Castro.