Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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31 março, 2025

Tertúlias Dialógicas Científicas (5ºA1)


    Na Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tivemos a presença da professora Andreia Santos na dinamização da Tertúlia Dialógica Científica, sobre a obra Os Animais Fantásticos, de José Jorge Letria. O mundo mitológico e as suas criaturas fantásticas descritas em verso pelo autor, foram o ponto de partida para esta tertúlia dialógica. Com os conteúdos de Ciências Naturais de 5º ano, fez-se o diálogo interdisciplinar com a Português, na abordagem da matéria sobre os seres vivos reais inspiradores das figuras mitológicas. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro produziu os materiais de enquadramento plástico da atividade, dando aos alunos uma participação mais visual. A abordagem dialógica permite que os alunos confrontem as suas ideias com as dos outros, construindo conhecimentos de forma colaborativa. Este processo melhora a compreensão de conteúdos complexos, pois baseia-se no diálogo igualitário, onde todos têm a oportunidade de participar, independentemente das suas experiências prévias ou conhecimentos formais. Como resultado, a aprendizagem torna-se mais participativa e enriquecedora. Os alunos do 5ºA1 revelaram ter feito um excelente trabalho de investigação.














A minha casa tem uma palavra a dizer (6ºB3)



    A Semana da Leitura da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamizou a oficina A minha casa tem uma palavra a dizer, replicando a proposta da arquiteta Margarida Louro da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, do gabinete FA Junior. Foi com entusiasmo que a professora Anabela Carvalho observou o potencial desta atividade na dinamização da língua portuguesa. A representação plástica de adjetivos é uma estratégia pedagógica eficaz para desenvolver a sensibilidade linguística dos alunos. Ao serem convidados a traduzir visualmente adjetivos, os alunos têm de refletir sobre o significado profundo das palavras, as sensações que evocam e os contextos em que podem ser usadas. Os alunos ao construírem um espaço associado a uma palavra, o espaço deixa de ser apenas cenário e passa a ser contexto — cheio de significado, história e possibilidades de intervenção. É a leitura simultânea do espaço e da língua portuguesa. É com satisfação que divulgamos as imagens do grupo/turma 6º B3 na elaboração e divulgação das suas obras.














29 março, 2025

Pedra e Fogo (6ºB2)


    Integrada no Programa Cientificamente Provável, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro mantém a sua tarefa de desenvolver literacia científica nos seus alunos. Com a parceria com o Instituto Superior Técnico, e o Gabinete CERENA, foi possível mais uma vez contarmos com a presença da engenheira Amélia Dionísio e da sua equipa de colaboradores, Roberta Laborinhas, Miguel Gomes e Wandy Maklesse. Desta vez foi o grupo/turma 6ºB2 que participou na atividade Pedra e Fogo, podendo observar o efeito de um incêndio no património construído. A biblioteca escolar desempenha um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento da literacia científica, contribuindo para formar alunos mais críticos, informados e preparados para os desafios do século XXI. Estas oficinas de experimentação e exposições temáticas, aproximam a ciência do quotidiano dos alunos, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada.















27 março, 2025

Literacia Financeira : Crédito e Endividamento (8ºC1,8ºC2)


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a sua missão de proporcionar aos seus alunos literacia financeira. Desta vez foram alunos do 8º ano que exploraram o tema Crédito e Endividamento. A aprendizagem sobre crédito e endividamento é essencial para prevenir situações de instabilidade financeira, cada vez mais comuns nas sociedades atuais. Ensinar os alunos a compreenderem o funcionamento do crédito, as suas vantagens e riscos, permite-lhes tomar decisões mais informadas e conscientes no futuro. Através de exemplos práticos e casos reais, foi possível aprender a avaliar as condições dos contratos de crédito, como juros, prazos e encargos associados, evitando armadilhas financeiras. A educação neste domínio contribui para que cresçam com uma noção clara da diferença entre necessidade e desejo, promovendo hábitos de consumo equilibrados e sustentáveis. Diferenças e semelhanças entre empréstimos e crédito bancário, como funcionam, os vários tipos de crédito, vantagens e riscos, foram alguns dos temas abordados pelo formador convidado Sérgio Felix.