Os alunos-leitores podem ser estimulados a realizar propaganda de livros, revelando o que estes provocaram em ideias e sentimentos. Com o Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro os jovens leitores são convidados a partilhar o diálogo que se estabeleceu entre si e a obra lida, motivando e desafiando novos leitores. O aluno leitor reflete sobre o que leu e o novo leitor deixa-se entusiasmar. Aqui temos o testemunho de Jaíra Francisco do 8ºA4 que com entusiasmo nos fala do livro que leu e do sentimento que este lhe despertou.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
18 março, 2023
17 março, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 22º artigo
No Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário concebe-se a biblioteca escolar, para além da dimensão cognitiva e procedimental, numa dimensão valorativa e atitudinal, que oriente a ação dos jovens no uso da informação, no processo de aprendizagem, na aquisição do conhecimento e no relacionamento com o mundo que os rodeia.
Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com a disciplina de Educação Visual, os alunos relacionam o mundo que os rodeia com os artigos da DUDH quando os interpretam visualmente.
Tanto Salvador Santos do 8ºA3 como Matilde do 7º B2 associaram a noção de segurança social do artigo 22º ao conceito de família, sendo que Salvador Santos recorre ainda à ideia de proteção na doença e Matilde lembra o direito à habitação. Cada jovem ilustrador recorre à sua experiência e conhecimentos para interpretar visualmente o artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
16 março, 2023
Mediação ler+ jovem (O Reino do Dragão de Ouro)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com uma política de incentivo e promoção da leitura, com o seu projeto Mediação Ler+ Jovem, pretende revelar exemplos de identificação do leitor com a obra, como forma de multiplicar leitores através da visão particular de cada experiência. Hoje é a Iris Gonçalves do 8ºA1 que nos recomenda o livro que leu e como descobriu coisas novas de culturas que desconhecia.
Ilustrar os Direitos Humanos - 13ºartigo
A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) defende a promoção de uma cultura de direitos humanos e de liberdades fundamentais, contribuindo para que os jovens adquiram conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que lhes permitam compreender, exercer e defender os Direitos Humanos, assumindo o respeito por estes como responsabilidade de todas as pessoas, em prol de um mundo de paz, justiça, liberdade e democracia.
No Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, tanto a Adriana Felix do 9ºB3 como o Mário Ferreira do 8ºB3 interpretaram o artigo 3º da DUDH ilustrando a liberdade de circulação dentro e fora de fronteiras. Adriana Felix mostra-nos um mundo global de livres interligações e Mário Ferreira ilustra a livre circulação aérea. O simbólico e o objetivo num mesmo artigo.
14 março, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 6º artigo
No Quadro Estratégico 2021-2027 da Rede de Bibliotecas Escolares, pretende-se garantir que as bibliotecas escolares são organizações que promovem a defesa da dignidade humana e da justiça, o compromisso com a equidade e o valor da diversidade, da democracia e da liberdade. Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com a disciplina de Educação Visual, os alunos interpretam visualmente os artigos da DUDH, interiorizando valores de diversidade, de democracia e de liberdade.
No artigo 6º Francisco Filipe do 9ºA3 apresenta-nos o reconhecimento perante a lei através da imagem do martelo do tribunal, enquanto Carlota Oliveira do 9º B3 usa a balança equilibrada para reforçar a ideia de justiça.
13 março, 2023
Mediação Ler+Jovem (O Mundo em que vivi)
O Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro envolve os alunos leitores no livro que leram e consciencializam-nos para o que sentiram ou aprenderam com a leitura. Hoje é a Jaíra Francisco que nos fala do livro que leu.
12 março, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 15º artigo
A Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) defende o foco da missão do programa de biblioteca escolar no acesso equitativo a experiências, recursos e espaços de aprendizagem que permitam que todos os membros da comunidade escolar se tornem pensadores críticos comprometidos, leitores eficazes e utilizadores responsáveis, avaliadores e criadores de informação em vários formatos. Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro os alunos tornam-se pensadores críticos ao interpretarem visualmente os artigos da DUDH.
O artigo 15º é aqui ilustrado por Mariana Santos do 8ºB1 e Liliana Santos do 9º B1.O direito à nacionalidade é representado por Mariana Santos utilizando a imagem das bandeiras nas mãos de não importa quem. Já Liliana Santos apresenta-nos o mundo envolto em círculos, onde todos pertencemos a algum lugar. Um mesmo artigo, uma mesma abrangência.
11 março, 2023
Mediação Ler+Jovem (Um beijo no pé)
Incentivar os jovens à leitura é o propósito da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o seu projeto Mediação Ler+Jovem, em que o próprio leitor jovem se torna mediador de leitura. Hoje é o Filipe do 8ºB1 que nos revela o que sentiu e aprendeu com a sua leitura.
10 março, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 16º artigo
A 11 de novembro, foi publicado o relatório da UNESCO, relatório da Comissão Internacional Sobre os Futuros da Educação, Reimaginar os nossos futuros juntos num novo contrato social para a educação que nos desafia para a promoção da cidadania através dos mais variados métodos educativos. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com os professores de Educação Visual , implementa o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos ,onde diversas literacias e métodos educativos são aplicados para a promoção da cidadania.
Hoje é o artigo 16º que aqui expomos pelas mãos de Lara Areias do 8ºB3 e João Martim do 9ºB3, ambos com códigos visuais associados à noção de família.
09 março, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 14º artigo
No Quadro Estratégico 2021-2027 da Rede de Bibliotecas Escolares, nos seus Objetivos Gerais, as bibliotecas escolares deverão conduzir à implementação de práticas que incorporem saberes de diversas áreas do conhecimento e da atividade humana e incentivem a colaboração, a experimentação e a criação.
Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em colaboração com a disciplina de Educação Visual, a biblioteca escolar implementou uma atividade que associou leitura, conhecimento e criatividade, à promoção da cidadania.
O artigo 14º que defende o direito ao asilo é apresentado por Matilde Cegonho do 9ºC1 utilizando a imagem do Mundo associada à simbologia da janela aberta, da corrente quebrada e do voo livre das aves, à interpretação da liberdade de partir. Já Lia Perez do 7ºB2 apresenta-nos a leitura da liberdade para acolher através da simbologia das mãos protetoras. Um mesmo artigo e duas visões diferentes: os dois polos opostos do direito ao asilo, o direito de partir e o direito e dever de receber.
08 março, 2023
Mediação ler+ jovem (Amor e crime no mundo do futebol)
Miúdos a Votos: resultados.
Hoje foram apurados os resultados das votações pelo livro mais fixe da campanha de Miúdos a Votos. Apresentamos aqui os resultados das escolhas dos nossos alunos que, de forma muito cívica e empenhada, participaram nestas eleições.
Subscrever:
Mensagens (Atom)