Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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22 outubro, 2022

Mediação Ler+ Jovem (Ser quem sou)


 É convicção da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e do seu Projeto Mediação Ler+ Jovem, que divulgar a relação que se estabelece entre o leitor e o livro, ajuda a aumentar o repertório de novos leitores.
Apresentamos mais um entusiasta da leitura que partilha com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro o prazer de ler um livro.



Ilustrar os Direitos Humanos


Aceitando o desafio do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE),Ler para a Paz e Harmonia Globais, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, entre outras atividades, propôs aos alunos a leitura e interpretação dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não há dúvida que se cada um destes artigos fosse respeitado por todas as nações, haveria Paz e Harmonia Globais.

O desafio colocado a cada turma e seus professores de Educação Visual foi de elaborar uma composição visual, tendo como objetivo a ilustração de um dos Artigos da Declaração Universal dos Direitos Humano.

Promover a leitura através da ilustração, levando o jovem leitor a descodificar o significado do texto lido e a expor visualmente a sua interpretação, foi um dos objetivos deste projeto.

Criar imagens, desenhos, pinturas ou quaisquer representações gráficas que procuram transmitir uma mensagem, ou contribuir para a construção de significados, é o que se pretende com os trabalhos destes jovens ilustradores.

Hoje revelamos o trabalho em construção dos alunos do professor Fernando Trigo, a quem agradecemos a adesão a este projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro






21 outubro, 2022

Mediação Ler+Jovem (À sombra da vida)


 O gosto literário está diretamente ligado às vivências de cada sujeito, às relações estabelecidas por ele, às condições concretas de vida e educação que cada um possui, à sua própria história e a sua história com a leitura.
Não há dúvida que o que um adolescente sente com a obra que leu é diferente da experiência leitora de um adulto. Com o Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tenta-se rentabilizar essa identificação entre pares e fazer do aluno leitor um mediador jovem de leitura.

A escola tem o papel de criar no jovem a necessidade de leitura para que leia por hábito, gosto ou prazer, fazendo- o perceber a função que a leitura ocupa na sua vida.
A literatura deve fazer parte da vida do adolescente de forma provocada, intencional, em que as situações de contato com a literatura sejam criadoras de novas necessidades de ler, de conhecer, de expressão, de ter prazer com a leitura.




Cabaz literário (8ºB2)


Mais um Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro invadiu as salas de aula para espalhar leituras. Hoje foi a professora Anabela Sá Sil e o 8º B2 que receberam a professora bibliotecária. Livros escolhidos, livros recebidos.






20 outubro, 2022

Comportamentos de segurança (5ºA4, 5ºC3)


 Terminámos as sessões para as dez turmas de 5º ano sobre comportamentos de segurança, com a Escola Segura, fomentando o civismo e a cidadania, e contribuindo deste modo para a afirmação da comunidade escolar enquanto espaço privilegiado de integração e socialização.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu mais uma vez promover, de forma concertada com os respetivos parceiros e com representantes da Escola Segura, a realização de ações de sensibilização e de formação sobre a problemática da prevenção e da segurança em meio escolar,
Com os grupos 5º A4 e 5ºC3 terminamos estas formações a todas as equipas de 5º ano e a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro agradece aos agentes da Escola Segura da PSP de Algueirão Mem Martins,  Alexandra Mendes, José Bolinhas, Carlos Martins e José Joaquim, que com muita pedagogia e dedicação souberam comunicar com os nossos alunos.






Tertúlias Literárias (9ºB3)


Com o 9ºB3 tivemos hoje mais uma Tertúlia Literária. Cada aluno divulgou a obra que leu, do Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro , e motivou os seus pares para a leitura do seu livro. É a partilha de obras lidas, que se abre às questões que lhe são colocadas.









19 outubro, 2022

Mediação Ler+Jovem (O Rapaz que Contava Histórias)


Promover a leitura junto dos jovens estabelecendo laços que facilitam o diálogo entre os livros e os leitores, é o papel das bibliotecas escolares. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro transforma os seus leitores em mediadores jovens com o Projeto Mediação Ler+Jovem. Partilhar o registo da experiência leitora é o desafio proposto pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, e hoje revelamos a experiência de Maria Clara Pedras, do 9ºB3.



Tertúlias Literárias (9ºB4)


Hoje foi mais um dia de Tertúlia Literária com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Desta vez foi o 9ºB4 que partilhou o significado da sua leitura. A Tertúlia Literária favorece a troca direta entre todos os participantes. O que começou por ser uma experiência individual de leitura recreativa, tornou-se numa prática coletiva de exposição e troca de ideias.





Mediação ler+ jovem (9ºB4)


Hoje divulgamos a atividade de reflexão sobre as obras lidas do Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pelo grupo 4 da equipa do 9ºB. Ler e refletir sobre o que se lê, permite um mecanismo mais eficaz de interiorização da leitura.







Concurso de tradução em língua castelhana

Este é mais um ano em que na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro na sua missão de apoio ao currículo,  realiza o concurso de tradução em língua castelhana, onde participam todas as turmas de 9º ano. De 19 de outubro a 2 de novembro esta atividade de iniciativa da Biblioteca Escolar e do grupo disciplinar de espanhol, transforma a biblioteca num local onde se valoriza a tradução e a comunicação entre os povos.
Mais uma vez os dicionários de espanhol circulam pelas mesas na tentativa acelerada de cada grupo ganhar o concurso, estimulando o gosto pela pesquisa de informação na resolução de tarefas linguísticas. A disputa é renhida e os dicionários dançam nas mãos dos alunos tentando encontrar o termo mais adequado ao texto a concurso.