Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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06 março, 2023

Rumo a Roma


A Biblioteca e a tua professora de História têm um desafio para te fazer!

Propomos que uses a tua imaginação e criatividade e escrevas um conto histórico com base numa história sobre Roma Antiga. Demos o nome de “Rumo a Roma”. Logo, o nome indica-nos qual o tema que vamos tratar. Assim sendo, tens de escrever um conto com base em acontecimentos que fizeram parte da história de Roma desde a formação do império romano, no século V. a.C., até à queda do império romano do ocidente, no século V.

No desenrolar da narrativa deverás fazer descrições de espaços, objetos e personagens, utilizando o que conheces da época em que se situa a história, de maneira que faça sentido no texto que estás a criar:
· Descreve os elementos do vestuário e do calçado.
· Descreve objetos utilizados na época (do quotidiano, armamento, etc.).
· Descreve os espaços (estradas, casas, pontes, aquedutos, fontes, termas etc.).
· Descreve transportes.
· Descreve refeições e alimentos.
· Descreve interiores de espaços (mobiliário, elementos de arquitetura, pintura,       mosaicos, etc.).
· Descreve atividades, profissões, brincadeiras, etc.
· Salienta formas e cores, imagina sabores, cheiros e texturas.
· Descreve as condições do tempo (céu, vento, tempestade, calor, humidade, etc.
Estes elementos ajudam ao contexto histórico, demonstram os teus conhecimentos sobre a época e enriquecem o conto.

Boa escrita!














03 março, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 2º artigo



Com o documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória pretendem-se implicações práticas na ação educativa tentando encontrar a melhor forma e os recursos mais eficazes para todos os alunos aprenderem, isto é, para que se produza uma apropriação efetiva dos conhecimentos, capacidades e atitudes que se trabalharam, em conjunto e individualmente, e que permitem desenvolver as competências previstas no Perfil dos Alunos ao longo da escolaridade obrigatória. Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu que os alunos se apropriassem dos valores da Declaração Universal dos Direitos Humanos através da sua interpretação visual.O seu artigo 2º indica a universalidade destes direitos. Alexandre Nunes do 8º B3 utilizou a simbologia do círculo para transmitir a envolvência universal desta declaração e associou a especificidade da abrangência de género com as cores utilizadas e a figura humana central. Mais uma vez é notória a associação do artigo interpretado aos valores e prioridades do aluno que o ilustra. Do 8ºA4,Fernabdo Servo associa as fechaduras ao sinal de proibição, transmitindo a abertura ao acesso universal à DUDH.



01 março, 2023

Miúdos a Votos: a caminho da eleição!



Só tens mais três dias para a tua campanha. Dia 7 de março a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro espera por ti e pelo teu voto.



 

28 fevereiro, 2023

Miúdos a Votos: o teu voto conta!


Miúdos a Votos e a campanha pelo livro mais fixe. Escolhe e vota dia 7 de março na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.







23 fevereiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 9 º artigo



O documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória refere que se pretendem implicações práticas na ação educativa, compreendida como uma ação formativa especializada, fundada no ensino, que implica a adoção de princípios e estratégias pedagógicas e didáticas que visam a concretização das aprendizagens.
Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu uma interpretação textual dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, plasmado na sua apresentação artística, através da disciplina de Educação Visual.
Hoje Lara Teixeira do 9º C1 interpreta o artigo 9º sobre a injustiça de ser arbitrariamente preso, detido ou exilado, através da representação simbólica das mãos agrilhoadas. Ian Spencer do 9ºA3 dá-nos a detenção através de um rosto entre grades cinzentas no contraste colorido da janela em fundo. A simbologia da cor associado ao confronto entre o aprisionado cinzento e a cor alegre da liberdade. Mais uma vez se revela a interpretação textual subjacente aos recursos pictóricos utilizados.





Miúdos a Votos. Mais crachás.