Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

11 janeiro, 2023

Mediação Ler+Jovem (A coisa terrível que aconteceu a Barnaby Brocket)


 A mediação de leitura é basicamente a transmissão de uma experiência motivadora para novos leitores. Foi a esse desafio que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro respondeu, quando transformou leitores do seu acervo em mediadores jovens de leitura para os seus pares, com o seu projeto Mediação Ler+ Jovem. Hoje temos a sugestão de Ana Alves do 8ºA3.


10 janeiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 5º artigo

Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu colocar a imagem em interação com o texto, unindo a ilustração aos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Depois de lido e interpretado cada artigo os alunos são convidados em Educação Visual a ilustrar a mensagem contida no texto, utilizando os seus próprios códigos imagéticos. Fábio Aguiar do 9ºA4 e Gonçalo Rita do 9ºA1 interiorizaram a mensagem do artigo 5º e transformaram-na em imagens poderosas. 









09 janeiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 11º artigo


Valorizar a leitura através da importância do papel do ilustrador, na medida em que ele pode definir visualmente diversos componentes de um texto, foi um dos objetivos do projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. A criatividade visual associada à interpretação textual foi a revelação dos alunos servidos pela biblioteca escolar, em colaboração com a disciplina de Educação Visual. Hoje revelamos a interpretação visual do artigo 11º pelos alunos Erica Sousa do 9ºB4 e da Joana Costa do 9ºB1.



08 janeiro, 2023

Mediação Ler+Jovem (Vai onde te leva o coração)


 Desafiar um jovem leitor a expressar o seu envolvimento com a obra lida, pode motivá-lo a encontrar pontos positivos na sua leitura. Ganha-se um adepto da leitura e pode potenciar-se simultaneamente a disseminação da experiência leitora. Com o projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi possível registar a experiência leitora de Mariana Cardoso do 9ºA3.












07 janeiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 14º artigo


A leitura assume-se como um processo interativo de construção de significados e é o leitor que vai construindo progressivamente a sua própria interpretação do texto. Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com a disciplina de Educação Visual, o aluno transforma a sua interpretação dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em imagens, transportando os seus conhecimentos e a sua sensibilidade face aos valores do contexto de cada artigo. Aqui é  Raissa do 9ºB3 e Ludjero do 9º A2 que interpretam visualmente o artigo 14º sobre o direito universal de beneficiar de  asilo.




06 janeiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 19º artigo


Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu atribuir relevância à ilustração nas aprendizagens, como recurso pedagógico, numa lógica inter e transdisciplinar. Traduzir os artigos da DUDH em literacia visual foi o desafio proposto aos alunos de Educação Visual. Sara Garção do 9ºA2 e Maria Almeida do 9ºA1 interpretaram ambas o artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos ilustrando a origem da liberdade de expressão na força livre do pensamento.




05 janeiro, 2023

Notícias do Reino de Portugal


Os alunos de 8º ano continuam a vir à Biblioteca Escolar Ferreira de Castro investigar para a disciplina de História e redigir as suas crónicas do Reino de Portugal, acompanhando o jornal da biblioteca escolar. Esta semana destaca-se a morte de Nuno Álvares.





Miúdos a Votos : a escolha dos livros.


Na atividade Miúdos a Votos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, as turmas da professora Luísa Rodrigues já começaram a escolher os livros pelos quais se vão empenhar em campanha eleitoral. Espera-se uma campanha bem aguerrida!





Mediação Ler+Jovem (Ghostgirl a rapariga invisível)


Criar vínculos afetivos entre livros e leitores jovens é um dos objetivos do Projeto Mediação Ler+ Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Hoje agradecemos a partilha a Carolina da Silva do 9ºA3.








04 janeiro, 2023

Miúdos a Votos : os candidatos a livro mais fixe.


Os candidatos a livro mais fixe já são conhecidos.





Hoje os alunos de muitas turmas já escolheram o livro com o qual vão participar em campanha eleitoral. Esperamos muita animação!


Ilustrar os Direitos Humanos - 21º artigo


A ilustração é uma forma de leitura que desenvolve o pensamento crítico, raciocínio e capacidade de observação. Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com a disciplina de Educação Visual, desafiamos os nossos alunos a estabelecer um diálogo entre linguagens: a palavra e a imagem. Transformar em linguagem gráfica o conteúdo dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, levou o leitor a interpretar o sentido das palavras e a revelar a respetiva leitura imagética. Hoje publicamos as ilustrações de Miguel Afonso do 9ºA1, e de Micaela Pereira do 9ºB4, que ilustra o artigo 21º associando o ato livre de votar à liberdade de pensamento.