Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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21 novembro, 2018

Projeto “Explorar o Universo” - DO INFINITAMENTE GRANDE AO INFINITAMENTE PEQUENO


No contexto do projeto “Explorar o Universo” hoje a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro teve o prazer de proporcionar a alunos de 9º ano uma palestra com a Dr.ª Rita Neves, aluna de doutoramento da Faculdade de Ciências do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, sob tema Do infinitamente grande ao infinitamente pequeno.


A gravidade quântica é um tema de investigação recente na área da física que tem vindo a ganhar atenção nos últimos anos. Nesta palestra podemos ver por que razões esta abordagem é necessária. Vimos que a Relatividade Geral de Einstein não consegue descrever buracos negros nem o Big-Bang e que para tal precisamos de considerar efeitos quânticos da gravidade e do próprio espaço-tempo.


Nesta apresentação foram abordadas as enormes diferenças de tamanhos ou escalas espaciais e temporais, associados à enorme diversidade de partículas e estruturas que preenchem o Universo. Desde o infinitamente pequeno ao infinitamente grande. É a questão em aberto mais ambiciosa, a demanda do Santa Graal na Física Moderna, nomeadamente a unificação da Teoria da Relatividade Geral e da Física Quântica.



Este Projeto “Explorar o Universo” pretende ao longo do ano letivo trazer à escola Palestras Científicas proferidas por Cientistas Portugueses, alguns de renome internacional, numa parceria entre a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e o grupo disciplinar de Ciências Físico-Química.


Assim sendo, este projeto visa cultivar o gosto dos alunos pela Ciência e aumentar a literacia científica, sobretudo em áreas onde, tradicionalmente, o insucesso escolar é mais elevado. O Projeto também contemplou uma vertente informativa especificamente dirigida à disciplina de Físico-Química para complementar o currículo da mesma e combater o insucesso escolar.

Cumprindo os objetivos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto “Explorar o Universo” pretende desenvolver “As competências na área de Saber científico, técnico e tecnológico(que)dizem respeito à mobilização da compreensão de fenómenos científicos e técnicos e da sua aplicação para dar resposta aos desejos e necessidades humanos, com consciência das consequências éticas, sociais, económicas e ecológicas.”

16 novembro, 2018

Projeto Newton Gostava de Ler


Os princípios orientadores do Programa da Rede Bibliotecas Escolares (RBE) pretenderam dotar as escolas de meios que induzam à melhoria dos níveis de formação dos seus utilizadores. A criação de contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia, fazem parte da missão da biblioteca escolar porque promovem a autonomia e as aprendizagens ao longo da vida. O projeto Newton gostava de ler congrega duas conceções que nem sempre se associam: o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional; a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência.



O projeto criou um programa anual de leitura de livros em que, transversalmente, a ciência está presente, criando pontes e motivações para a realização de pequenas ações experimentais, envolvendo materiais de custo acessível e de replicação simples noutras bibliotecas.
Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca.
Na realização de cada módulo cresce o interesse e sedimenta-se a premissa: toda a biblioteca escolar é um espaço de ciência.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/Newton_gostava_de_ler.html


Foi neste sentido que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro colocou em prática para turmas de 9º ano, a atividade Quase Robots, onde pretendeu verificar com os alunos a lei de Arquimedes numa atividade laboratorial e aplicar essa lei em situações do dia-a-dia. Conteúdos de Ciências Físico-químicas como Forças, Movimentos e Energia, foram abordados de forma prática e lúdica.



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende ser um lugar de conhecimento e inovação, capaz de incorporar novas práticas pedagógicas, como preconiza o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020.

12 novembro, 2018

Formação em cartaz


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro está a proporcionar a todas as turmas de 7º ano uma formação em composição estética de cartazes temáticos em trabalhos escolares.



A atividade “Comunicar em cartaz” surge no sentido de motivar e melhorar o desempenho dos alunos na realização e apresentação de trabalhos e cartazes dentro e fora da sala de aula.  Contribui para o reforço da aprendizagem dos alunos na disciplina de Educação Visual, bem como para o desenvolvimento da sua sensibilidade estética na criação de diferentes produtos gráficos da comunicação visual, nomeadamente o cartaz. Entre as várias áreas do Design de comunicação, o cartaz surge como opção prioritária na apresentação de trabalhos das diversas disciplinas, promovendo, desta forma, a transversalidade das aprendizagens entre as mesmas e o enriquecimento de novas experiências.



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta formação implementar o  Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência Sensibilidade estética e artística, para o desenvolvimento da expressividade pessoal e social dos alunos, com o domínio de processos técnicos e performativos envolvidos na criação artística, possibilitando o desenvolvimento de critérios estéticos para o juízo crítico e para o gosto, numa vivência cultural informada.

08 novembro, 2018

To Translate


Mais um ano em que na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro temos o concurso To Translate, concurso de tradução em língua inglesa onde participam  253 alunos de 9º ano. A disputa é animada e os dicionários saltam nas mãos dos alunos tentando encontrar a palavra mais apropriada ao texto a concurso.











05 novembro, 2018

Como se faz um trabalho de pesquisa


Estão a ser dinamizadas pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro sessões de divulgação de ferramentas úteis para a apresentação de trabalhos escolares para as 10 turmas de 6.º Ano de escolaridade.

As sessões trabalham sobre a questão de Como elaborar um trabalho escrito, académico e científico: normas para a sua estruturação e escrita.



Foram vários os temas a desenvolver: como fazer um trabalho de pesquisa; como se elabora a estrutura do trabalho; recomendações gerais, para a escrita do trabalho; o que se inclui no desenvolvimento ou corpo do trabalho; como se elabora uma introdução e uma conclusão; como se elabora um índice e uma bibliografia.


Estas sessões terminam com um jogo animado que testa as aprendizagens obtidas.



Muitos alunos procuram a Biblioteca Escolar para a realização de pesquisa para os trabalhos das diferentes disciplinas. É frequente constatar que a forma como organizam as suas pesquisas carece de alguma orientação. Assim, a Biblioteca Escolar propôs a realização de uma sessão de esclarecimento para todas as turmas do 6.º Ano, cujo ênfase foi a realização de trabalho de pesquisa.

Os conteúdos da sessão são apresentados aos alunos numa metodologia que os envolve em discussão e expressão de opinião. No final de cada sessão foi realizada uma atividade, Plickers, que pretendeu aferir os conhecimentos atingidos pelos alunos. Este é sempre um momento alto da sessão que envolve todos os alunos e que de uma forma lúdica os obriga, novamente, a refletir sobre os conteúdos apresentados.


Alguns dos objetivos desta atividade foram: orientar os alunos para uma planificação cuidada das diferentes fase de um trabalho escolar; fazer os alunos refletir sobre o uso da informação presente na Internet; tornar os alunos críticos em relação à informação encontrada; desenvolver a criatividade dos alunos.

Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro procurou implementar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência Informação e Comunicação, com o objetivo de fazer com que o alunos sejam capazes de utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais e a sua credibilidade, e simultaneamente transformar a informação em conhecimento.

31 outubro, 2018

Comportamentos de segurança


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro proporcionou a todas as turmas de 5º ano uma formação com agentes da Escola Segura da PSP de Algueirão Mem Martins, sobre cuidados e regras a cumprir para permitir segurança na escola e no caminho de casa para a escola e da escola para casa. Foram dadas indicações, sugestões e estratégias para que os alunos evitem situações de perigo.





Consolidação das parcerias, projetos e acordos de cooperação estabelecidos com diferentes entidades, neste caso com a Escola Segura, é uma das linhas de ação do Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020, que a Biblioteca Escolar  Ferreira de Castro pretende dar continuidade.

30 outubro, 2018

Onde vivemos



Em outubro de 2018 a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro promoveu e desenvolveu uma atividade dirigida aos alunos do quinto ano, como estratégia de concretização das aprendizagens essenciais da disciplina de História e Geografia de Portugal.  A atividade designada «Onde Vivemos» consistiu numa montra bibliográfica. 

Previamente, foram selecionadas várias obras que fazem parte do catálogo da biblioteca, onde constavam diversas representações cartográficas, de espaços e de territórios relacionadas com a identidade de Portugal, o que corresponde a competências essenciais da disciplina de HGP.


Foi também preparado um conjunto de questões orientadoras a que os alunos tinham de responder, consultando os elementos destacados.

Alunos de diversas turmas, organizados em grupos, deslocaram-se à biblioteca durante uma aula de História e Geografia de Portugal, para responderem às questões. As respostas foram apresentadas em turma para exploração didática em sala de aula.


A atividade foi adequada para concretizar algumas competências específicas da disciplina de História e Geografia de Portugal: localizar, em representações cartográficas, diversos espaços e territórios que lhe dão identidade, utilizando diferentes escalas e mobilizando os mais diversos tipos de informação georreferenciada, relacionando as suas características mais importantes para compreender a dimensão espacial de Portugal e da sua inserção no Mundo; Estabelecer relações entre as formas de organização do espaço português e os elementos naturais e humanos aí existentes em cada época histórica e na atualidade.


Os alunos estão pouco habituados a consultar fontes bibliográficas diversificadas para a aprendizagem de conteúdos disciplinares, além do manual, pelo que a atividade tem um objetivo pedagógico evidente. Assim, o envolvimento dos alunos não ocorreu espontaneamente, sendo necessário motivá-los com esse fim. Uma vez motivados, realizaram a atividade com empenho.

Biblioteca Escolar Ferreira de Castro cumpre o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020 tornando-se um núcleo de apoio pedagógico, crucial ao cumprimento dos objetivos educativos da escola.

26 outubro, 2018

Começar em segurança


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro convidou no passado dia 25 de outubro, encarregados de educação de alunos de 5º ano para um encontro com agentes da Escola Segura, no sentido de alertar para situações e comportamentos que proporcionam segurança aos alunos no percurso para a escola e no seu interior . Os agentes puderam responder a questões e esclarecer dúvidas aos familiares dos alunos presentes nesta reunião.



23 outubro, 2018

Book Faces


Na Semana das Bibliotecas Escolares, os alunos na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pegam em capas de livros e as alinham com os seus rostos. Os resultados foram realmente divertidos.





A adoção personificada da ilustração de capa contribuiu para que os alunos observassem com atenção a relação entre a imagem do exterior do livro e o seu título, interpretando as ilustrações.





Manusear obras, conhecer títulos, motivar para observação de ilustrações e provocar o interesse pela leitura, foram alguns dos objetivos desta atividade.





A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende ser um lugar de conhecimento e inovação, capaz de incorporar novas práticas pedagógicas, como preconiza o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020.