Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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28 setembro, 2022

Mediação Ler+ Jovem (9ºC1,9ºC3)


 Mais uma equipa, desta vez os 9ºC1 e 9ºC3, visita a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no seu Projeto Mediação Ler+ Jovem, onde os alunos tomam contacto com os nossos livros, leem pareceres literários de outros alunos, indagam sobre as obras pretendidas, e preparam-se para a primeira viagem literária com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.















Cabaz Literário (9ºC3)


Os alunos do 9ºC3 foram os primeiros a receber o seu Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, na aula de Português do professor João Santos. Os alunos preparam-se para a leitura da obra escolhida e para a futura partilha literária.







Mediação Ler+ Jovem (9ºB1, B3, B4)


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua, este ano letivo, a sua missão de espalhar leituras. Com o Projeto Mediação Ler+ Jovem, ontem e hoje tivemos os grupos B1, B3 e B4, do 9º ano, a conhecer parte do acervo da biblioteca escolar dirigido à sua faixa etária. Contactar com os livros, descobrir informação sobre cada um e escolher a próxima leitura para o Cabaz Literário, foi a missão destes 85 alunos, que assim iniciaram o seu caminho leitor deste ano letivo.









26 setembro, 2022

Formação de utilizadores (5º ano)

Mais um ano a receber novos alunos de 5º ano. Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a dar as boas-vindas a novos leitores, mais uma vez a formar utilizadores.

Sendo a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro parte integrante do processo educativo, torna-se fundamental iniciar a formação de utilizadores em alunos que nos chegam para o quinto ano.

Todos os alunos das turmas de quinto ano são recebidos durante a segunda quinzena de setembro e a primeira semana de outubro, na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, para uma primeira abordagem de como se deve utilizar este espaço, mas sobretudo para conhecer tudo o que podem usufruir nesta área de aprendizagem.

25 setembro, 2022

Bibliotecas Escolares: Presentes para o Futuro


As Bibliotecas Escolares não são um espaço da escola, uma infraestrutura ou um equipamento. Com discernimento, vontade e determinação, são um dos órgãos vitais da escola, nunca entendido para além do currículo, mas na certeza de que o currículo se cumpre também na biblioteca, através da biblioteca e com a biblioteca.

O Quadro Estratégico que aqui se presenta encerra esta visão e esta missão: continuar o trabalho contínuo para uma verdadeira imposição e apropriação das bibliotecas no planeamento e ação da vida de cada turma e cada aluno.
(...)
Caracteriza-se pela diversificação de recursos educativos, pelas literacias múltiplas, por avaliações que servem para se aprender e pela promoção da equidade como objetivo principal, sem portas fechadas para ninguém, muito menos a porta da biblioteca
(...)
 Em que pode a biblioteca escolar contribuir para que a aprendizagem seja mais profunda? Em que pode a biblioteca escolar promover o pensamento crítico, a exploração do conhecimento nas várias áreas do saber, o raciocínio ou a autonomia? Em que pode a biblioteca escolar ser recurso fundamental para a inclusão? Em que pode a biblioteca escolar ser instrumento para o debate, para dar voz aos alunos, para abrir as janelas das escolas para o mundo real? Em que pode a biblioteca escolar ser o melhor trunfo da escola para chamar à leitura os que dela fogem?
Este documento atesta que não falta à Rede de Biblioteca Escolares nem ambição, nem visão, para dar resposta a estas perguntas.

Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027
Prefácio de João Costa 
(Secretário de Estado Adjunto e da Educação 2021)


Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027














19 setembro, 2022

Prioridades para as Bibliotecas Escolares


Mais um ano letivo se inicia. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro assume o compromisso com as prioridades para este ano de 2022/2023, definidas pela Rede de Bibliotecas Escolares.









As prioridades fixadas para 2022-2023, surgem na continuidade das definidas em anos anteriores e fundamentam-se no seguinte contexto:

  • A crescente digitalização e o movimento global de transição digital exigem que as bibliotecas continuem a desenvolver-se do ponto de vista digital e contribuam para esse incremento ao nível da escola, nas várias dimensões da sua ação;
  • As alterações significativas nas formas de estar e trabalhar, hoje, implicam que, para manterem a sua contemporaneidade, as bibliotecas revejam os seus espaços físicos e digitais
  • As fragilidades reveladas no âmbito das competências da leitura e da escrita, essenciais a toda a aprendizagem, continuam a exigir um investimento muito significativo nessas áreas;
  • A revolução digital em curso, torna imprescindível a uma participação competente na sociedade, uma combinação de competências digitais, de informação e media, que urge desenvolver;
  • A atualidade tem demonstrado a necessidade premente de valorização do ser humano, na sua plenitude e pluralidade, na sua relação com o outro e com o planeta e nas suas múltiplas expressões.
https://www.rbe.mec.pt/np4/Prioridades.html


15 junho, 2022

Cabaz Literário 2021/2022




O Projeto Leituras + em Rota Livre, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, das Escolas A Ler + do Plano Nacional de Leitura,  Castro, pretende quatro orientações e dinâmicas essenciais para a leitura: rota livre em abrangência transversal, livre e alargada da leitura em competências e áreas do saber, que implicam projetos e ações de divulgação e incentivo à leitura; rota livre em proponentes e aderentes ao processo leitor, criando projetos e ações de acordo com as necessidades e planos de alunos e professores, transformando a leitura num ato autónomo e voluntário; rota livre nas formas de expressão/manifestação, no sentido de criar e desenvolver projetos em diversos suportes que revelem o impacto da leitura; rota livre na divulgação e disseminação do gosto e conhecimento pela leitura, criando mecanismos de reprodução leitora. Para 2º e 3º ciclos, este projeto incide em aprendizagens veiculadas pela leitura em que esta deverá ser um processo autónomo indispensável à concretização de projetos.


O Projeto Cabaz Literário, ação 1 do Projeto Leituras + em Rota Livre pretende inverter o circuito e levar a biblioteca à sala de aula, utilizando mecanismos promocionais da leitura numa linguagem apelativa e envolvente. Começamos pela divulgação presencial do fundo documental da Biblioteca Escolar aos alunos através das nossas montras literárias e seguimos com a construção de cabazes de leitura de acordo com a escolha das turmas. Criam-se grupos/turma de requisição domiciliária e distribuímos os cabazes literários. E assim se constrói o ponto de partida para as Tertúlias Literárias que se seguem.


Com o Projeto Tertúlias Literárias da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, estabelece - se uma relação de cumplicidade entre os leitores e os livros lidos, onde ler, entender o que foi lido e falar sobre o que se leu, são alguns dos objetivos. Simultaneamente mobilizam-se novos entusiastas para a leitura.


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Tertúlias Literárias, interpretou a tertúlia literária como um espaço de promoção da leitura onde se pode falar sobre sentimentos, pensamentos, recordações, pode-se relacionar o livro a outras leituras que já se fizeram e apresentar as sensações despertadas pela apreciação da obra.

Foi nosso objetivo estimular o gosto pela leitura proporcionando contacto com ofertas de leituras, alargando conhecimento bibliográfico e motivando para outras leituras criando uma cultura de leitura voluntária.


Finalmente, o que começou com o Cabaz Literário desemboca no Projeto Mediação Ler+ Jovem, em que é o próprio leitor adolescente que promove e divulga o livro junto de seus pares, partilhando a experiência leitora tida com o acervo da biblioteca escolar. Divulgamos o encontro entre leitores e livros.

Foram 48 turmas e 995 alunos num universo de 1226 que a escola possui, que aderiram este ano letivo de 2021/2022 ao Projeto Cabaz LiterárioCada uma das 48 turmas envolvidas participaram ao longo do ano com 5 aulas de português para o Projeto Cabaz Literário.

Aprofundar competências de leitura, aprofundar hábitos de leitura autónoma, trocar experiências de leitura,  conhecer os livros existentes na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e incentivar o gosto pela leitura, foram alguns dos objetivos atingidos.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro agradece a todos os que estiveram envolvidos neste projeto.