Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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08 fevereiro, 2023

Miúdos a Votos (7ºC1)



A propaganda do 7ºC1, da campanha Miúdos a Votos, está por todo o lado num espaço perto de si! Escolha o livro mais fixe e vote no dia 7 de março na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro,








07 fevereiro, 2023

Miúdos a Votos e a campanha eleitoral


A campanha pelos livros mais fixes de Miúdos a Votos continua. Hoje os alunos da professora Luísa Rodrigues penduraram cartazes das propostas literárias em votação, com a ajuda da nossa Animadora Cultural Marisa Ramalhete. Foi grande a animação.








Miúdos a Votos (7ºB3)


Atenção a todas as paredes! Estão aí os cartazes de propaganda de Miúdos a Votos dos livros candidatos dos alunos do 7ºB3!








06 fevereiro, 2023

Miúdos a Votos (7ºB1)


Hoje saíram à rua os cartazes de propaganda de Miúdos a Votos, dos alunos do 7ºB1, que com entusiasmo apresentam os livros candidatos.








Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’ é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, que promove simultaneamente leitura e cidadania. Os alunos são chamados a elegerem os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral. A iniciativa, que se desenrola ao longo de todo o ano letivo, segue as regras e procedimentos de umas eleições políticas (recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação, escrutínio), permitindo aos jovens compreenderem, participando, como se desenrola todo o processo eleitoral. Os alunos são chamados a participar em todas as fases desta iniciativa, desde a escolha dos livros que devem figurar nas eleições até à festa final.

Regulamento_MaV_22_23.pdf





05 fevereiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 11º artigo



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos pretendeu reforçar o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais através da interpretação e ilustração dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Hoje apresentamos o artigo11º através do olhar de Lua Brennan do 9ºA1 e de Leonor Balancho do 8ºB3. Lua Brennan ilustra o direito à defesa representando um tribunal e Leonor Balancho apresenta-nos a prisão de um inocente através da simbologia do pássaro engaiolado. É a justiça e a injustiça na presunção de inocência.








04 fevereiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 12º artigo



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, pretendeu ajudar os nossos alunos a compreenderem e a valorizarem os direitos humanos e a responsabilizarem-se pelo seu respeito, defesa e promoção. Ao solicitar aos alunos que ilustrem artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro permitiu um primeiro conhecimento dos seus artigos, e com a colaboração da disciplina de Educação Visual, uma primeira interpretação transformada em ilustração.
É o artigo 12º que revelamos aqui através da interpretação visual de Margarida Azinheira do 8ºB3 e Madalena Moreira do 9ºB3. Margarida Azinheira representa a interferência na vida privada através da simbologia da lupa que tudo descobre. Madalena Moreira representa o conceito de vida privada através da representação da esfera familiar. Uma artista representa a ação e a outra o objeto de intromissão. Duas perspetivas do mesmo direito.



03 fevereiro, 2023

Mediação Ler+ Jovem (Felicidade)



Continuamos a divulgar os pareceres literários dos leitores da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Hoje é a Margarida Mendes do 8ºA4 que nos recomenda o seu livro e se torna uma jovem mediadora.


02 fevereiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 17º artigo



 Reforçar o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais (DUDH Art.º 26º, 2), é uma obrigação de qualquer agente educativo e a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, pretendeu levar os seus alunos a agir de modo a promoverem e defenderem os direitos humanos. Este objetivo só é alcançado, numa primeira etapa, quando se conhecem e interpretam os artigos da DUDH. Estabelecendo a relação com a disciplina de Educação Visual, o aluno transforma a sua interpretação dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em imagens.
Desta vez é o artigo 17º que aqui revelamos através das obras de Leonor Vaz do 9ºB3 e Mariana Pereira do 9ºA1. Ambas associam a propriedade à noção de habitação. Leonor Vaz utiliza a simbologia da mão que ampara, como imagem de proteção, e Mariana Pereira emprega a simbologia da chave e fechadura como ideia de preservação.



01 fevereiro, 2023

Mediação Ler+ Jovem (O Agosto que nunca esqueci)





A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o projeto Mediação Ler+Jovem, pretende diminuir o distanciamento dos alunos em relação aos livros de literatura juvenil. Transformamos os jovens leitores em agentes mediadores de leitura. A biblioteca escolar convida os seus alunos-leitores a expressarem-se sobre os livros com sentimento e a envolverem-se com a leitura do texto apresentado. São os leitores adolescentes a cativar os seus pares para a leitura. O Gabriel do 8ºA4 transmite-nos o que sentiu com o seu livro.



Ilustrar os Direitos Humanos - 25º artigo



A educação em direitos humanos permite o desenvolvimento dos jovens com consciência cidadã e o respeito pelos direitos e liberdades humanas fundamentais.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos pretendeu contribuir para um conhecimento mais aprofundado dos direitos humanos, uma reflexão crítica espelhada na ilustração dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O artigo 25º é representado por Núria Amaro do 9ºA3, através da imagem do refugiado ou daquele que tem que passar fronteiras proibidas à procura de melhores condições de vida. Salvador Silva do 8ºB1 interpreta este artigo através da simbologia da balança equilibrada entre seres humanos e humanidade. Núria Amaro apresenta o problema e Salvador Silva a solução, ambos a interpretar o mesmo artigo.