Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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08 novembro, 2022

Escola sem Bullying


Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro teve a presença de agentes da Escola Segura, desta vez para sessões de esclarecimento sobre Bullying, para alunos de 9ºano.


O que é o bullying, tipos de bullying, quem são os intervenientes, sintomas a ter em atenção, e como se pode ajudar a prevenir o bullying, foram alguns dos temas abordados pelos nossos agentes, que souberam bem captar a atenção dos nossos alunos do 9ºB1.


No final muitas questões foram colocadas e muitos esclarecimentos e revelações foram feitas.


Mediação Ler+Jovem (Bicicleta à chuva)


Uma das funções das bibliotecas escolares é o fomento da mediação de leitura. São variados os mecanismos desta mediação e a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, entre múltiplas estratégias, criou o Projeto Mediação Ler+Jovem, onde a mediação de leitura utiliza a empatia geracional entre leitores das mesmas idades. Estimular adolescentes para a  leitura através da experiência leitora dos seus pares, cria uma ponte mais estreita entre leitores.
Convidamos então os nossos leitores a partilhar a sua relação com o livro lido, do nosso Projeto Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. 


06 novembro, 2022

Mediação Ler+ Jovem (Cortei as tranças)


 A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com uma política de incentivo e promoção da leitura, com o seu Projeto Mediação Ler+ Jovem, pretende revelar exemplos de identificação do leitor com a obra, como forma de multiplicar leitores através da visão particular de cada experiência. Hoje é a Bianca Tarelho, do 9ºA3, que partilha o que mais gostou no livro que leu.


05 novembro, 2022

Mediação Ler+Jovem (Eu dou-te o Sol)


 Os alunos-leitores podem ser estimulados a realizar propaganda de livros, revelando o que estes provocaram em ideias e sentimentos. Com o Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro os jovens leitores são convidados a partilhar o diálogo que se estabeleceu entre si e a obra lida, motivando e desafiando novos leitores. O aluno leitor reflete sobre o que leu e o novo leitor deixa-se entusiasmar.


04 novembro, 2022

Mediação Ler+Jovem (O país das laranjas)


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende fazer circular as ideias jovens sobre livros lidos, levando novos leitores a entrar no mundo da leitura pela mão e olhar juvenis. Deixar-se tocar pelos livros, e partilhar com outros leitores, foi o que sugerimos aos jovens utilizadores da biblioteca escolar com o Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.




Notícias do Reino de Portugal


 Dentro dos objetivos da Escola a Ler de desenvolver as competências de leitura, melhorando a fluência e a compreensão leitoras, e integrado na atividade Tempo para ler e pensar, onde se pretende a leitura e exploração de livros e/ ou outros materiais de leitura na biblioteca escolar em articulação com docentes de diferentes áreas curriculares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tem a atividade Notícias do Reino de Portugal - de D. João I a D. Sebastião. Semanalmente são publicadas pela biblioteca escolar notícias do Reino de Portugal e os nossos alunos de 8º ano na disciplina de História consultam o acervo da biblioteca escolar para investigar sobre a época e redigir notícias/crónicas da época com o objetivo de incluir na semana noticiosa.














02 novembro, 2022

Concurso de tradução


Terminou hoje o concurso de tradução em língua castelhana, em que participaram todas as turmas de 9º ano. Na sua missão de apoio ao currículo, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com os professores de Espanhol, estimula o gosto pela pesquisa de informação na resolução de tarefas linguísticas.










01 novembro, 2022

Ilustrar os Direitos Humanos

Criando ilustrações e produzindo as suas próprias composições visuais, o jovem leitor torna-se mais observador, criativo e seletivo e desenvolve a descodificação do sentido do texto. O Projeto Ilustrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pretende promover a imaginação e criar nos leitores uma multiplicidade de interpretações. Através da parceria estabelecida com a disciplina de Educação Visual, a biblioteca escolar respondeu ao repto do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE),Ler para a Paz e Harmonia Globais.
Hoje revelamos mais um processo criativo de alunos do professor Fernando Trigo.





31 outubro, 2022

Miúdos a Votos


Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’ é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, que promove simultaneamente leitura e cidadania. Os alunos são chamados a elegerem os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral. A iniciativa, que se desenrola ao longo de todo o ano letivo, segue as regras e procedimentos de umas eleições políticas (recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação, escrutínio), permitindo aos jovens compreenderem, participando, como se desenrola todo o processo eleitoral. Os alunos são chamados a participar em todas as fases desta iniciativa, desde a escolha dos livros que devem figurar nas eleições até à festa final.

Regulamento_MaV_22_23.pdf

Com Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes? é pedido aos alunos que indiquem qual é o livro que propõem como candidato a estas eleições. Foram mais turmas da professora Luisa Rodrigues a participar nesta iniciativa, com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, e a indicar logo em outubro, o livro de sua preferência.








30 outubro, 2022

Mediação Ler+Jovem (O rapaz escondido)


O Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro transforma os leitores jovens em divulgadores de livros. Os leitores da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro são estimulados a expressar a sua relação com o livro lido e a revelar o seu ponto de vista relacionado com as temáticas abordadas nas obras.
Com o Projeto Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, os alunos são convidados a experimentar a literatura juvenil, e a falar das suas impressões literárias na atividade Tertúlias Literárias.
Destes dois projetos nasce o Projeto Mediação Ler+Jovem onde se humaniza a leitura através da atuação de alunos-leitores como mediadores de leitura.
Em mais um ano letivo, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga ideias, sensações e sentimentos gerados pela literatura juvenil da biblioteca escolar.




29 outubro, 2022

Mediação Ler+Jovem (O Rapaz Milionário)


Propiciando e facilitando o encontro, a descoberta e o diálogo, entre livros e leitores, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a estimular os leitores a compartilhar as suas experiências e pontos de vista sobre a obra lida.




Ilustrar os Direitos Humanos


Uma boa leitura depende da compreensão do leitor e da interpretação da informação contida nas suas leituras. Com o Projeto Ilustrar  os Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu promover a descodificação visual de textos, criando uma mensagem visual que traduza cada artigo da DUDH.

Através da parceria com a disciplina de Educação Visual, pretendeu-se associar a educação estética e artística à promoção da leitura, através da ilustração, respondendo ao desafio do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE),Ler para a Paz e Harmonia Globais.

Hoje são os alunos do 9º C1, da professora Isaura Esteves, que revelam o seu processo criativo.