Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

28 outubro, 2022

Tertúlias Literárias (8ºB3,9ºC2)


Continuamos a divulgar obras de leitura. Hoje foi mais um dia de Tertúlias Literárias, com o 8ºB3 e o 9ºC2, motivadas pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Neste exercício de leitura e exposição, os alunos aprendem a argumentar e partilhar as experiências e reflexões motivadas pela leitura, reforçando a sua compreensão leitora e expressão oral.



27 outubro, 2022

Mediação Ler+Jovem (Sr. Pivete)


 A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende divulgar a leitura na perspetiva do hábito de ler, considerando o prazer proporcionado pela leitura enquanto possibilidade de compreender a realidade, de desenvolver conhecimento e instigar a imaginação, para além de formação intelectual. Pretende-se apresentar os livros de forma lúdica e atraente a fim que surjam novos leitores. Assim, com o Projeto Mediação Ler+Jovem, escolhem-se jovens leitores como mediadores de leitura, que conectados com a experiência leitora, com o seu exemplo, colocam-se como uma ponte entre o novo leitor e o texto, numa linguagem mais juvenil e descomprometida. Convidamos assim os nossos alunos a revelar a sua experiência leitora.




LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo. Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se dia 24 de outubro e este ano o mote é LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, entre outras leituras, escolheu  para leituras dialogadas o livro de Daniela Camões. Coração de Lince é uma bonita história que apela à diferença, à valorização do outro e aceitação. Implicitamente também trabalha o preconceito. Aparentemente simples no entanto a história remete-nos para valores como amizade, respeito pelo próximo, pela diferença. 
Os alunos das diversas equipas dialogaram, refletiram e elencaram conclusões sobre o texto da obra e debateram valores necessários à Paz e Harmonia Globais.





26 outubro, 2022

Mediação Ler+Jovem (Os filhos da Droga)


Incentivar o adolescente à leitura é ir ao encontro da necessidade que este tem de questionar o mundo que o cerca, e a leitura pode dar sentido às suas convicções, ajudar no seu processo de afirmação ou identificar as suas experiências com o mundo exterior.
Livros que representam ideias, valores, conceitos do mundo, ajudam o jovem a encontrar-se a si mesmo e a posicionar-se de forma crítica perante os assuntos.
O Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pede aos seus leitores que reflitam sobre cada obra lida e passem a sua experiência leitora a outros leitores.




Cabaz Literário (7ºC3, 7ºA2)


Mais uns Cabazes Literários da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foram distribuídos, e desta vez ao 7ºC3 e 7ºA2. Mais de cinquenta alunos ficaram hoje com uma obra integral, para ler e partilhar.





25 outubro, 2022

Mediação Ler+ Jovem (Conspiração 365)


No papel de formação de leitores, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro cria o Projeto Mediação Ler+ Jovem, em que é o próprio leitor adolescente que promove e divulga o livro junto de seus pares, partilhando a experiência leitora. Com este projeto divulgamos o encontro entre leitores e livros.
Mais um livro que encantou uma leitora da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.


Mediação ler+ jovem (8ºB3)


Hoje é o grupo 3 da equipa do 8ºB que escreve o seu parecer sobre a obra lida do Cabaz Literário e deixa o seu testemunho como mediador jovem de leitura. É o projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro Mediação Ler+ Jovem a Promover para (se) Ler+.












Tertúlias Literárias


Em mais umas Tertúlias Literárias da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, os jovens leitores melhoram a expressão oral e escrita, ampliam a compreensão leitora e a capacidade de argumentação, e motivam os colegas para conhecer a obra lida, através do debate que se estabelece.






24 outubro, 2022

Mediação Ler+Jovem (O rapaz que prendeu o vento)


 A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro promove o encontro dos alunos com os livros, por meio do Projeto Cabaz Literário, colocando na mão de todos os alunos da Escola Básica Ferreira de Castro parte do acervo da biblioteca escolar, exibindo os seus livros de forma informal. Convidando todos os alunos a lerem uma obra de literatura juvenil, promovem-se debates literários em todas as turmas (equipas) com o Projeto Tertúlias Literárias. 
Os jovens leitores transformam-se em embaixadores de leitura e são convidados a divulgar os seus sentimentos e reflexões que nascem a partir de um texto literário. Assim nasce o Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro onde os jovens leitores se transformam em mediadores de leitura, aproveitando a proximidade geracional entre mediador e leitor.




23 outubro, 2022

Mediação Ler+Jovem (Estrela que vejo da minha janela)


 A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Mediação Ler+Jovem, pretende diminuir o distanciamento dos alunos em relação aos livros de literatura juvenil. Transformamos os jovens leitores em agentes propagadores de leitura. A biblioteca escolar convida os seus alunos-leitores a expressarem-se sobre os livros com paixão, amor, desgosto ou raiva e envolverem-se com a leitura do texto apresentado. São os leitores adolescentes a cativar os seus pares para a leitura.




22 outubro, 2022

Mediação Ler+ Jovem (Ser quem sou)


 É convicção da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e do seu Projeto Mediação Ler+ Jovem, que divulgar a relação que se estabelece entre o leitor e o livro, ajuda a aumentar o repertório de novos leitores.
Apresentamos mais um entusiasta da leitura que partilha com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro o prazer de ler um livro.



Ilustrar os Direitos Humanos


Aceitando o desafio do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE),Ler para a Paz e Harmonia Globais, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, entre outras atividades, propôs aos alunos a leitura e interpretação dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não há dúvida que se cada um destes artigos fosse respeitado por todas as nações, haveria Paz e Harmonia Globais.

O desafio colocado a cada turma e seus professores de Educação Visual foi de elaborar uma composição visual, tendo como objetivo a ilustração de um dos Artigos da Declaração Universal dos Direitos Humano.

Promover a leitura através da ilustração, levando o jovem leitor a descodificar o significado do texto lido e a expor visualmente a sua interpretação, foi um dos objetivos deste projeto.

Criar imagens, desenhos, pinturas ou quaisquer representações gráficas que procuram transmitir uma mensagem, ou contribuir para a construção de significados, é o que se pretende com os trabalhos destes jovens ilustradores.

Hoje revelamos o trabalho em construção dos alunos do professor Fernando Trigo, a quem agradecemos a adesão a este projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro