Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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28 janeiro, 2019

O livro e a paisagem em Ferreira de Castro



A literatura constitui um vasto campo onde o geógrafo pode encontrar. quase sempre em espaços ficcionados, percursos sociais. cenários económicos e culturais que o podem ajudar a compreender as relações. quase sempre complexas. entre a população e o território.

LITERATURA E GEOGRAFIA: Outras viagens, outros territórios.
EMIGRANTES de Ferreira de Castro
Fernanda Delgado Cravidão e Marco Marques
Cadernos de Geografia. n. • 19. 2000 Coimbra, FL.U.C, pp. 23-27




Do currículo de geografia de 7º ano faz parte a observação e descrição de paisagens. Enquadrado neste tema foi desenvolvido o projeto “As Paisagens”. Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro que organizou uma exposição sobre a descrição de paisagens nas obras de Ferreira de Castro. 


A visita e exploração da exposição pelos alunos permitiu concretizar alguns dos objetivos previstos no projeto : utilizar o vocabulário geográfico em descrições orais e escritas de lugares, regiões e distribuições de fenómenos geográficos; situar exemplos de paisagens no respetivo território a diferentes escalas geográficas: local, regional, nacional e continental, ilustrando com diversos tipos de imagens; identificar o tipo de paisagem existente na região onde a escola se localiza; caracterizar a paisagem envolvente da escola (rochas dominantes, relevo). 



A articulação da atividade da biblioteca escolar, com as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de sala de aula, contribuíram para uma aprendizagem contínua, facilitou a motivação para a descoberta de outras formas de escrita (linguagens), onde o vocabulário geográfico está presente e estimulou o desenvolvimento crítico do conhecimento e a imaginação e a criatividade.

Todas as turmas de 7º ano, acompanhados pelos professores de Geografia visitaram a exposição da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro O livro e a paisagem em Ferreira de Castro.



Tornar a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro um local de formação e desenvolvimento da competência leitora, condição de todo o conhecimento, tendo como linha de ação a participação em iniciativas de estímulo ao relacionamento das competências de leitura com outros domínios do saber, objetivo do Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020, esteve subjacente a esta atividade dedicada a Ferreira de Castro.

O escritor da paisagem: Ferreira de Castro



“O pinhal, todo de troncos grossos, casca áspera e gretada, adormecida austeramente no silêncio da tarde primaveril. As suas pinhas dir-se-iam incopuladas ou corroídas por antídoto maltusianista, pois cá em baixo, no solo castanho e acidentado, nenhum pinheiro infame erguia para o céu os bracitos verdes. Os caules nus, quase negros, assimétricos, eram colunas dum tempo bárbaro, em cuja cúpula transparente o sol ia tecendo prateada e fantasiosa malha. Por vezes, o tecido incorpóreo esfarrapava-se e descia em fluidos caprichosos, até os galhos, formando pulseiras, ou até ao chão, onde coagulava em jóias bizarras.
Ao fundo, cortando o declive, estendia-se a linha avermelhada dum valado, que cedia terreno e entrincheirava a multidão cerrada dos pinheiros adolescentes e mui viçosos – a prole que os velhos não quiseram cobrir com as suas asas seculares.
À esquerda, para lá ainda da falda do outeiro, esbranquiçava, por entre a ramagem estática, o casario da aldeia. Desse lado, certamente de debicar os brincos vermelhos das cerejeiras, um gaio vinha, de quando em quando, esconder no pinhal o cromatismo da sua plumagem. “Chuá Chuá”. E era o único grito que quebrava o silêncio, também volátil, das velhas árvores em êxtase”
Ferreira de Castro Emigrantes (1928)
(BEFC cota:82-3 CAS-EMI)


24 janeiro, 2019

Prevenção e Lesões Desportivas - Programa Cientificamente Provável



No programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão para a dinamização de diversas iniciativas. É neste contexto que organizámos uma atividade no ginásio da escola desenvolvendo o tema que diz respeito à prevenção das lesões desportivas e a técnicas de relaxamento. 



Os alunos foram confrontados com a simulação de lesões e a explicação das hipóteses terapêuticas.



Nesta atividade a implementação do O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória esteve presente na Área de Competência Bem-estar, saúde e ambiente, levando os alunos a adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar.



Esta atividade também se pretendeu atingir competências na área de Consciência e domínio do corpo, que dizem respeito à capacidade de o aluno compreender o corpo como um sistema integrado e de o utilizar de forma ajustada aos diferentes contextos.

22 janeiro, 2019

KO Violência



Mais uma vez com o patrocínio da Escola Segura, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamizou uma atividade, neste caso  na luta contra a violência.



Tendo connosco professores e alunos da Escola de Boxe João Faleiro, a Biblioteca Escolar promoveu aulas de Educação Física relacionadas com desportos de combate e a prevenção da violência, levando os alunos a realizar com oportunidade e correção as ações do domínio de oposição em atividade de combate (Luta), utilizando as técnicas elementares de projeção e controlo, com segurança (própria e do opositor) e aplicando as regras, quer como executante quer como árbitro.












De novo a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro colabora com a implementação do O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória na Área de Competência do Relacionamento Interpessoal no propósito de adequar comportamentos em contextos de cooperação, partilha, colaboração e competição.


18 janeiro, 2019

Terapias em Ação - Programa Cientificamente Provável



No Programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão para a dinamização de diversas iniciativas. É neste contexto que organizámos uma exposição intitulada Terapias em Ação, que pretendeu mostrar aos nossos alunos diversos aparelhos e instrumentos de intervenção em terapia ocupacional, terapia da fala e fisioterapia.




Alguns dos instrumentos expostos puderam mostrar aos nossos alunos as diversas formas de intervenção nas terapias apresentadas: Goniómetro - Instrumento para medição de ângulos articulares utilizado na fisioterapia para medir a amplitude dos movimentos em várias articulações do corpo humano, importante para verificar se as articulações realizam os movimentos nas amplitudes esperadas, bem como, para avaliar o progresso dos resultados de um tratamento; Littmann Select Stethoscope  - Instrumento utilizado na fisioterapia para realizar a auscultação pulmonar com o objetivo de avaliar a condição clínica do foro respiratório que  permite configurar o tratamento de forma mais adequada e dirigida, bem como, avaliar os resultados do mesmo; Martelo de reflexos - Instrumento utilizado na fisioterapia para testar os reflexos com o objetivo de avaliar o estado do sistema nervoso central e periférico; vários objetos de uso quotidiano adaptados a pessoas com dificuldades de coordenação de movimentos; Kit de material de intervenção nas perturbações da deglutição; Dispositivos de suporte à comunicação para pessoas com necessidades complexas, não utilizando a fala como principal meio de comunicação. 

Muitos foram os objetos expostos assim como bibliografia especifica de terapia ocupacional, terapia da fala e fisioterapia.


Várias foram as turmas de 9º ano que visitaram a exposição acompanhadas pelos professores de Ciências Naturais em aulas dedicadas ao capítulo programático referente a Viver melhor na terra: De que modo a Ciência e a Tecnologia podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida.









Parcerias com universidades e outras organizações, com vista à produção de conteúdos, formação e realização de estudos, é uma linha de ação do Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020, que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro  operacionaliza.


17 janeiro, 2019

A Química entre nós



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o patrocínio da Bayer Portugal e da Comissão Nacional da UNESCO, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa E-Nova - Agência Municipal de Energia - Ambiente e com o apoio da Sociedade Portuguesa de Química, do Comité Português para as Geociências e do Comité Português para o Ano Internacional das Florestas e da Biodiversidade, exibe a Exposição "A Química entre Nós......".



O objetivo desta exposição é criar nos jovens o interesse pela ciência química pretendendo salientar as conquistas da Química, revelando as suas contribuições para o bem-estar da Humanidade.



A Exposição "A Química entre Nós......"integra-se nos objetivos das Décadas das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da Biodiversidade (2011-2020).





Com os professores de Ciências Físico Químicas foram 19 as turmas de 7º ao 9º ano que visitaram a exposição e puderam responder a um questionário como guia de observação sobre temas como História da Química, A Química no dia-a-dia, A Química na Saúde, Química no Ar, Água e Solo, e A Química nos Alimentos.


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta atividade, cumprir o seu papel de promotora de iniciativas culturais e projetos de complementaridade e enriquecimento do currículo.

12 dezembro, 2018

Montra DUDH



Acompanhando as celebrações do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro organizou uma monta bibliográfica sobre os direitos humanos que foi alvo de consulta para trabalhos de investigação por parte dos alunos.








11 dezembro, 2018

A Voz dos Alunos pelos Direitos Humanos


 Ontem foi dia de reflexão para a Escola Básica Ferreira de Castro. Todos os alunos e professores se envolveram nas comemorações dos setenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.




Como mais um desafio da Direção Geral de Educação, comemorou-se no dia 10 de dezembro o 70º aniversário da DUDH, com uma iniciativa integrada n’ A Voz dos Alunos, que deu a palavra às crianças e aos jovens, nas escolas, sobre assuntos com relevância para a sua vida, favorecendo a participação crítica e o envolvimento na busca de soluções para problemas sociais e políticos, enquadrados na educação para a cidadania

Este evento deu continuidade ao já realizado em janeiro deste ano, na divulgação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e enquadrou-se na dinâmica de auscultar os alunos, reconhecendo-os como atores em todo o processo de construção em matérias em que se exige o seu contributo.


Com esta iniciativa pretendeu-se refletir sobre os Direitos Humanos e sua articulação com os princípios, valores, visão e áreas de competência inscritos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, num perfil de base humanista, centrado numa escola que habilita os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar.



Para assinalar esta data a Rede de Bibliotecas Escolares foi também convidada a participar nas comemorações, e foi neste sentido que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamizou a atividade A Voz dos Alunos pelos Direitos Humanos.  

Levar os alunos a refletir sobre situações da sua vida, na relação com a DUDH, numa perspectiva positiva de aplicação na prática do seu quotidiano, foi o objetivo principal desta dinâmica que envolveu todas as turmas da escola.


Os alunos de 9º ano foram os grandes dinamizadores da atividade em cada turma, e preparados pela Biblioteca Escolar, promoveram os seguintes momentos:
1º momento - Visionamento de um pequeno filme sobre Direitos Humanos. 
2º momento - A turma foi dividida em grupos de 5 alunos.  A cada grupo foi distribuído um baralho de cartas produzido pela Biblioteca Escolar com os 30 artigos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (versão simplificada).  A cada grupo foram atribuídas quatro cartas com situações específicas da vida quotidiana.  A cada grupo foi distribuída uma folha de registo de reflexão e conclusões.
3º momento - Os alunos leram cada um dos artigos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS e refletiram sobre eles.  Em seguida os alunos leram as quatro situações específicas que lhe foram atribuídas e refletiram sobre elas. Os alunos agruparam carta(s) com artigo(s) da DUDH às quatro situações específicas que lhe foram atribuídas no sentido de indicar qual(ais) o(s) artigo(s) que estão a ser cumpridos em cada uma das situações específicas.  Depois de reflexão e debate em grupo, os alunos registaram os seus argumentos face às diversas situações específicas.


4º momento - Depois de eleito o porta voz do grupo, este apresentou à turma as reflexões e conclusões obtidas revelando cada uma das situações específicas que lhes foram atribuídas.
5º momento – Finalmente deu-se o debate generalizado sobre as situações apresentadas ou outras, em que se revelou o cumprimento ou o incumprimento da DUDH. Relacionar os artigos da DUDH com os direitos fundamentais dos cidadãos com deficiência, foi a fase final.
Foram cinquenta turmas de 5º ao 9º ano a participar neste dia de reflexão.



Esta atividade persegue o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória na visão que se pretende do cidadão:   que conheça e respeite os princípios fundamentais da sociedade democrática e os direitos, garantias e liberdades em que esta assenta.