Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

10 dezembro, 2021

Leituras e Musicoterapia



Desta vez foi o grupo A3 de 6º ano que ouviu um conto tradicional japonês acompanhado de taças tibetanas, gongos planetários, paus de chuva e tambor oceânico. O efeito na concentração e no envolvimento emocional dos alunos foi notório. De olhos fechados descobriam os sons que Rita Campos produzia.

No final também estes alunos puderam sentir nas mãos a vibração das taças tibetanas.

Foram Leituras em Rota Livre!









09 dezembro, 2021

Leitura de olhos vendados


Hoje, e ainda na semana que o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro dedicou à inclusão, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamizou, com a participação da professora Anabela Carvalho, a atividade Leitura de olhos vendados.
Com Contos e Lendas do Mundo, a turma B1 do 5º ano ouviu ler de olhos vendados o conto tradicional português A Velha e o Ladrão, focando a atenção no que ouvia, transformando a história em imagens cerebrais, experienciando a verdadeira escuta ativa.

Após  a leitura do conto, os alunos debateram em grupo as várias versões imaginadas da história e refletiram sobre a atenção mais focada quando se está de olhos vendados. Foi uma experiência do que é ser invisual.






Cria o teu ET

Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, integrada no Programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, estabeleceu mais uma parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e teve o prazer de mais uma vez contar com a colaboração da Dr.ª Catarina Leote.

Desta vez colocámos em prática a Oficina Cria o teu ET. Partindo do facto que Somos todos terráqueos e estamos perfeitamente adaptados às condições do planeta Terra, sabemos que quando os astronautas viajam para o Espaço, os seus corpos modificam-se com a ausência de gravidade e perdem densidade óssea e massa muscular.

Até hoje, não conhecemos vida fora da Terra, mas se ela existir terá certamente que estar adaptada ao seu planeta ou lua. Como seria um habitante da Lua, onde as temperaturas variam entre os − 173 °C e os 127 °C? Ou um habitante de Júpiter, um planeta gasoso? Ou de Encélado, lua de Saturno, que tem um oceano interior por baixo de uma crosta de gelo? Com base no que sabemos da vida na Terra e das suas estratégias adaptativas e nas características de outros corpos do Sistema Solar, propõe-se aos alunos um exercício criativo de produção de extraterrestres adaptados a planetas e luas específicos.

Para que esta tarefa seja executada os alunos são levados a conhecer outras realidades em outros planetas ou luas (Mercúrio, Vénus, Terra, Lua, Marte, Ceres, Júpiter, Europa, Saturno, Encélado, Titã, Úrano, Neptuno), para os quais terão que criar os seus seres capazes de sobreviverem no ambiente escolhido.

Com integração curricular de Ciências Físico-químicas e Educação Visual, nesta oficina associamos artes visuais a astrobiologia, libertando a imaginação que há em cada aluno.

Hoje é o grupo C1do 8º ano que exibimos aqui em plena criatividade.









Leituras e Musicoterapia



Em semana do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, dedicada à pessoa com deficiência, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro associa a sua função de promoção da leitura a uma mostra de musicoterapia, realçando os seus benefícios ao nível da criatividade, concentração e capacidade de ação, atingindo um estado de bem-estar energético, físico e emocional. Instrumentos como taças tibetanas, gongos planetários, paus de chuva, tambor oceânico e shantis, levaram desta vez o grupo A1 do 6º ano a uma viagem sonora pelo conto japonês A mendiga e o Samurai.





Eu
Os alunos, em estado de relaxamento profundo, escutaram atentamente a leitura e no final ainda puderam experimentar as vibrações das taças tibetanas. Foram momentos mágicos!




08 dezembro, 2021

Tertúlias Literárias (7ºC1)




Os alunos do grupo 1 da equipa C do 7º ano, partilharam com os colegas as leituras realizadas pela atividade Cabaz Literário da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Conclusões, reflexões e aprendizagens foram debatidas em grupo e ficou a vontade de ler alguns dos livros apresentados pelos colegas.

Leituras e Musicoterapia

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro resolveu associar a leitura de contos ao som de instrumentos ancestrais. Convidámos Rita Campos que nos leu um conto japonês, A mendiga e o Samurai, e usando vários instrumentos musicais harmónicos, como as taças tibetanas, gongos planetários, paus de chuva, tambor oceânico e shantis, nos fez viajar por um amor impossível em terras orientais.

Os alunos do 6º ano A4, em estado de relaxamento profundo, escutaram atentamente a leitura do conto tradicional japonês e puderam concentra-se em diversas sonoridades. 

Esta foi mais uma atividade incluída no projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Leituras + em Rota Livre, como biblioteca escolar distinguida  em Escola a Ler+ pelo Plano Nacional de Leitura.



07 dezembro, 2021

Vamos Viver e Pensar a Diferença


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participa na Semana da Inclusão do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, entre os dias Internacional e Nacional da Pessoa com Deficiência, lançando cinco desafios a alunos e respetivas famílias, que consiste em realizar tarefas do dia-a-dia com privação de competências físicas.

Esta é uma atividade da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em colaboração com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

Os nossos alunos vão refletir sobre a experiência e sentir de algum modo como é viver com alguma incapacidade física. Aguardamos as suas reflexões.

06 dezembro, 2021

Diário de Samuel Z


Mais um título novo da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada trazem-nos o Diário de Samuel Z.

Samuel sente-se anestesiado desde que sofreu um desgosto de amor. Exprime no seu diário os estados de espírito que lhe assaltam as noites mal dormidas e conta como o desânimo vai dando, progressivamente lugar ao interesse por uma nova pessoa. Parece que a proximidade entre os dois pode implicar a mudança de certos hábito ecológicos. Quais serão? 
 https://www.wook.pt/livro/diario-de-samuel-z-ana-maria-magalhaes/22815798