Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

27 novembro, 2020

A Pedra na Arquitetura


No programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu em mais um ano parceria com o Instituto Superior Técnico e o Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA). No passado dia 26 de novembro pudemos realizar várias sessões sobre o tema A Pedra na Arquitetura com a abordagem da questão da pedra aplicada às construções, tanto em monumentos como em construções recentes.



Através de uma sequência de imagens da História da Humanidade a Professora Doutora  Amélia Dionísio começou por revelar uma ligação forte entre a pedra e a arquitetura, desde o paleolítico, passando pela Antiguidade, Idade Média e Moderna, até aos dias de hoje. Os alunos puderam perceber como as técnicas de aplicar a pedra na arquitetura foram evoluindo e acompanharam as tendências estéticas.





A pedra como recurso natural que a partir da Revolução Industrial permite a sua aplicação em espaços de onde não é originária e cada vez mais distantes, vai sendo aplicada em pavimentos, escadarias, revestimentos, materiais industriais à base de pedra, etc.


Os alunos puderam ver como a calçada portuguesa é composta de calcário branco e negro e puderam saber que uma das pedras com mais valor no mundo, a pedra lioz, é extraída no concelho de Sintra, onde acorrem compradores de todo o mundo, a mesma pedra que fazia lastro nas naus portuguesas para o Brasil, presente hoje em edifícios em Salvador da Baía.


Foi mostrada aos nossos alunos a riqueza do património monumental edificado em Sintra e a aplicação da pedra nos monumentos. Granito, mármore, calcário, lioz, foram algumas das amostras que os nossos alunos puderam observar.


A Professora Doutora Amélia Dionísio pôde mostrar aos alunos como o mármore, granito, calcário e xisto nos monumentos sofrem de atuais patologias causadas por aspetos naturais e pela ação do Homem: poluição, vandalismo, microrganismos, chuvas, incêndios, os pombos e os seus digestos, etc. 

Os sintomas das doenças das pedras manifestam-se de diversas maneiras: desfazerem-se, saltam em camadas, racham, etc. Foi na sequência desta temática que foi abordado o tema da preservação do património e da intervenção na conservação dos edifícios.


Para além da abordagem do programa de História do 3º ciclo, na sua vertente artística e de património, e do programa de Ciências Naturais de 7º ano no subtema Dinâmica Externa da Terra,  com estas sessões sobre a pedra na arquitetura a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pôde participar na implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória na Área de Competências na Sensibilidade estética e artística, possibilitando o desenvolvimento de critérios estéticos para o juízo crítico e para o gosto, numa vivência cultural informada. Na Área de Competência Pensamento crítico e pensamento criativo, os alunos puderam tirar conclusões fundamentadas e proceder à avaliação de resultados. No Saber científico, técnico e tecnológico, os alunos Identificam necessidades e oportunidades tecnológicas numa diversidade de propostas e puderam fazer escolhas fundamentadas, nomeadamente quanto à defesa e valorização do património.

Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro agradece ao Instituto Superior Técnico e à Professora Doutora Amélia Dionísio a colaboração através do Programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares.

26 novembro, 2020

Formação em cartaz


Em mais um ano letivo, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro está a proporcionar a todas as turmas de 7º ano uma formação em composição estética de cartazes temáticos em trabalhos escolares, cumprindo a sua missão de desenvolvimento da literacia visual.

O uso de cartaz é um trabalho recorrente nas diversas disciplinas de 2º e 3º ciclos por ser um meio de comunicação de natureza visual versátil e dinâmica onde se espelham conteúdos e aprendizagens, podendo divulgar diversos tipos de mensagens. 


A atividade “Formação em cartaz”, pelas mãos da professora Isaura Esteves, elemento da equipa da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, surge então mais uma vez no sentido de motivar e melhorar o desempenho dos alunos na realização e apresentação de trabalhos e cartazes dentro e fora da sala de aula.  Contribui para o reforço da aprendizagem dos alunos na disciplina de Educação Visual, bem como para o desenvolvimento da sua sensibilidade estética na criação de diferentes produtos gráficos da comunicação visual, nomeadamente o cartaz. Entre as várias áreas do Design de comunicação, o cartaz surge como opção prioritária na apresentação de trabalhos das diversas disciplinas, promovendo, desta forma, a transversalidade das aprendizagens entre as mesmas e o enriquecimento de novas experiências.







A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta formação implementar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência Sensibilidade estética e artística, para o desenvolvimento da expressividade pessoal e social dos alunos, com o domínio de processos técnicos e performativos envolvidos na criação artística, possibilitando o desenvolvimento de critérios estéticos para o juízo crítico e para o gosto, numa vivência cultural informada.

25 novembro, 2020

Tertúlias Literárias


Em mais umas Tertúlias Literárias promovidas pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, o diálogo estabelece-se em cada turma após a apresentação da experiência de leitura de cada aluno.
Em cada momento os alunos desenvolvem competências relacionadas com a exposição oral, capacidades de argumentação e debate de ideias. 
Aqui é a turma D do 9ºano que se apresenta.

Jogar em Inglês 9º - Joobs Game


A biblioteca escolar continua a apoiar a aprendizagem do inglês através do jogo.Este jogo permite-te treinar vocabulário e expressões relacionadas com profissões. Tens de fazer corresponder imagens a palavras/profissões e também o nome do trabalho à descrição que se faz do mesmo. 

Bom Jogo!

24 novembro, 2020

Pinturas e Leituras

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamiza ao longo do ano letivo a atividade Pinturas e Leituras e junta os nossos jovens escritores aos pintores da História de Arte. Teremos oportunidade de publicar os seus contos.
















15 novembro, 2020

Jogar em Inglês 8º - Food Game


Continuamos a aprender o inglês, jogando.Este é um jogo que te ajuda a aprender/ treinar vocabulário relacionado com comida. O objectivo é o de praticar expressões inglesas relacionadas com comida, medidas e quantidades utilizadas para a comida e frases simples com pedidos de comida. 

O jogo divide-se em 3 partes: na 1.ª encontras imagens de comida e tens de agrupá-la de acordo com o quantificador (a, an, some, a bag of, a slice of, etc,); na 2.ª parte é-te apresentado o cenário de uma loja. Os clientes entram e pedem uma determinada comida. Tens de associar a comida pedida ao respectivo cliente. A ideia é servir o máximo de clientes e fazer o máximo de ‘dinheiro’ possível; na 3.ª parte, tens de visualizar a imagem e clicar nas palavras para construir uma frase que corresponda.

13 novembro, 2020

Tertúlias Literárias


Aconteceu mais um dia de Tertúlias Literárias motivadas pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
Neste exercício de leitura e exposição, os alunos aprendem a argumentar e partilhar as experiências e reflexões motivadas pela leitura, reforçando a sua compreensão leitora e expressão oral.
Continuamos a divulgar obras de leitura do fundo documental da biblioteca escolar.
Esta é a turma C do 9º ano.



Jogar em Inglês 7º - Telling the Time



Na missão da biblioteca escolar, de apoio ao currículo, começamos hoje a apresentar uma série de jogos com os quais se pode aprender inglês.
Aqui podes encontrar um jogo interativo no qual praticas as horas em Inglês. Podes interagir com o relógio para mudar as horas e podes, também, jogar um pequeno jogo de correspondência entre as horas e uma frase em Inglês. Acede e diverte-te, aprendendo!


Bom jogo!

12 novembro, 2020

Cabaz Literário 18

Os Cabazes Literários continuam o seu percurso mesmo por onde os carrinhos não podem ir. Desta vez no dia 12 de novembro foram turmas de 5º ano que receberam as suas leituras e agora em cestos floridos.






Nestes cabazes 17º e 18º, a alegria dos nossos alunos foi visível e o desejo de começar logo a ler, antes mesmo de chegar a casa, foi notório! 
É o entusiasmo dos nossos alunos que nos motiva.