Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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05 fevereiro, 2018

Afetos e educação para a sexualidade


A Santillana, em parceria diversas entidades, desenvolveu um projeto de educação para a saúde, denominado «Mais saúde, melhor futuro». Constituído por três módulos, este projeto tem como finalidade contribuir para a literacia em saúde, promover atitudes, valores e competências que suportem comportamentos saudáveis e contribuir para um ambiente escolar seguro e saudável.

O módulo de «Afetos e educação para a sexualidade» foi desenvolvido em parceria com o Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE), promovido pelo Departamento de Saúde Pública da ARS Norte IP e reconhecido pela Associação Mundial de Saúde Sexual como programa de Inovação e Excelência em Educação Sexual.

Este módulo inclui a exposição itinerante «PRESSE PAPER», por analogia a peddy-paper, que é uma iniciativa de complemento curricular PRESSE e que consiste num percurso dedicado à sexualidade. Com esta atividade dinâmica e interativa, os(as) alunos(as) têm a oportunidade de conhecer e compreender conteúdos relacionados com a vivência saudável, segura e responsável da sexualidade.



Esta exposição esteve patente na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro na segunda quinzena de janeiro onde pode ser visitada por 140 alunos acompanhados dos seus professores na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, e cerca de 60 alunos de 9º ano na disciplina de Ciências Naturais.
Cada docente fez a integração curricular deste recurso proporcionado pela biblioteca escolar.






16 janeiro, 2018

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória


Com o objetivo de envolver os alunos na reflexão sobre o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro nos dias 9, 10 e 11 de janeiro, organizou a participação de alunos de 9º ano na exploração do documento de referência. 



Foi feita uma primeira exibição da apresentação da Direção Geral de Educação para alunos sobre este perfil, seguindo-se o debate com os mesmos.
Prosseguiu-se com um levantamento de princípios, valores e competências que foram traduzidos em vocabulário explicito, com o objetivo de cada grupo de alunos elaborar uma proposta/projeto com base no léxico exposto.
Cada grupo de alunos de cada turma de 9º ano redigiu assim na Biblioteca Escolar, propostas de atividades/intervenção para desenvolvimento do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, com o preenchimento de ficha própria com os seguintes itens:
•  Nome da atividade/ intervenção
•  Descrição da atividade/ intervenção
•  Intervenientes na atividade/ intervenção
•  Objetivos da atividade/ intervenção
•  Perfil do Aluno pretendido


Estes alunos de 9º ano preparados na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, foram assim o motor da reflexão sobre o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória no dia 15 de janeiro, Dia Nacional do Perfil do Aluno.

A Biblioteca escolar empenhada no debate de ideias!
De forma a apoiar as dinâmicas em torno da reflexão sobre o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória e das suas implicações práticas na vida das escolas, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu propiciar dinâmicas que permitiram aos alunos ter um papel central na discussão deste documento e na apresentação de ideias e propostas para projetos futuros, como foi proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares.



Deste modo, no dia 15 de janeiro estava tudo a postos para uma reflexão e debate em todas as turmas da escola do 5º ao 9º ano, com a dinamização dos grupos de alunos de 9º ano preparados na Biblioteca Escolar.
Cada turma visionou e interpretou a apresentação da Direção Geral de Educação para alunos sobre este perfil, e elaborou propostas de intervenção e atividades a serem dinamizadas, com o objetivo de desenvolver o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.




A Biblioteca Escolar preparou um jogo de cartões com princípios, valores e competências para serem explorados nos projetos a serem propostos pelos restantes alunos das turmas de 9ºano.




15 dezembro, 2017

International School Library


Integrado no projeto International School Library os alunos da turma G do 6º ano foram convidadas pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro para elaborarem marcadores de livros, representando a vila de Sintra e o seu património. Consultaram livros, reuniram materiais, organizaram as cores e prepararam a imaginação. Este projeto foi integrado no tema anual do Desenvolvimento da Articulação Curricular na descoberta de Sintra.











14 dezembro, 2017

"A Premika anda por aí…": testemunhos e canções





A Premika anda por aí…

As alunas do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, a Ana Catarina, a Beatriz Pereira, a Beatriz Nicolau, a Beatriz Morais, a Inês Amorim e a Margarida Isabel participaram  no lançamento do livro “Alerta Premika! Risco online detetado- Ameaça nas redes sociais! E agora, Marta?, em Lisboa. Elas adoraram o evento e, sobretudo, a Premika. Sobre o livro, escreveram :

“Teremos todas imenso gosto em lê-lo, com os nossos pais e até mesmo com os nossos irmãos e irmãs para os manter sempre alerta!
Hoje recebemos os nossos livros! Obrigada por os terem autografado, isso tornou-os especiais.
Beijinhos grandes da Ana Catarina, Beatriz Pereira, Beatriz Nicolau, Beatriz Morais, Inês Amorim e da Margarida Isabel
Até breve! “

Para o lançamento da Premika, elas escreveram  duas canções - e cantaram uma a capela (música das Winx) e um Rap - sobre a segurança na Internet: “Os nossos conselhos” e “Ouve a mana”, cujas letras publicamos aqui para que possam refletir sobre a mensagem e … cantar! Porque não?
http://alertapremika.blogspot.com

Os Nossos Conselhos

Olha pra mim
E ouve bem
Isto é assim!

Mana!
Presta bem atenção
A segurança está na tua mão
Tu vais ter que saber
Os três conselhos
Que nós te vamos dar
Tu vais ter que os decorar
Para não correres riscos na net.

Olha pra mim
E ouve bem
Isto é assim!

Primeiro de tudo
Cuidado com as redes sociais
Por todo o mundo
Há más intenções
Queres mais?!
Quando vires algo de errado
Vê se tens o antivírus atualizado

Isto, é muito fácil
Mana!
Presta bem atenção
A segurança está na tua mão
Tu vais ter que saber
Os três conselhos
Que nós te vamos dar
Tu vais ter que os decorar
Para não correres riscos na net

Mana
Atenção à informação
Que tu dás e não tens noção
Entre fotos, sites e vídeos
Verás que nós temos razão!


Música: Winx, abertura
Adaptação feita por: Margarida Isabel, Beatriz Nicolau, Inês Amorim, Ana Catarina e Beatriz Morais
Escola: EB2,3 Ferreira de Castro

Ouve a mana

Mana …
Ficas aí a brincar
Ficas aí a jogar
Mas não podes clicar
Nas janelas que aparecem …
Isso pode viciar .

Crias uma conta no Facebook
Adicionas imensa gente com precisão
Mas recebes um pedido de um Far’Hook
Nem sabes que ele saiu agora da prisão !

Eu vou-te ensinar a navegar
Para te tornares perita na questão.
Na internet segura podes brincar
Mas não vamos ficar presos nesta ação.

Já ouviste falar na escola virtual?
É um sítio onde podes aprender
Mete os códigos que estão no manual
Não te vais arrepender.

Não respondas …não aceites estranhos,
Eles já não são pioneiros.
Sacam informação
Roubam a identificação à gente sem noção …
E não é para comprar pão !

Mana …
Eu vou-te ajudar a ser perita no assunto
Não desperdices o teu tempo nisso,
Só ganhas em perder,
Eu sei que é difícil no início!
Anda conviver! (x2) “

Música original rap
Beatriz Serrano
Escola: EB2,3 Ferreira de Castro

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro , promotora desta participação orgulha-se muito do desempenho destas alunas.

13 dezembro, 2017

O Património — dar um futuro ao passado


Decorreu nos meses de novembro e dezembro na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, a exposição O Património — dar um futuro ao passado.
Esta exposição disponibilizada pela editora Santilhana visa promover a educação patrimonial, como uma matéria fundamental a integrar a formação escolar, desenvolvendo sensibilidades, incutindo valores e induzindo atitudes, alicerces fundamentais que garantirão a preservação de um bem reconhecidamente essencial para a sociedade — o seu património.



Esta exposição foi criada com os seguintes objetivos, segundo os seus promotores:
  • Contribuir para a educação patrimonial no ensino Básico e Secundário numa perspetiva multidisciplinar.
  • Sensibilizar para a importância da preservação dos bens patrimoniais como elementos de reforço da identidade nacional e cultural.
  • Valorizar o património cultural do meio envolvente das comunidades escolares em distintos âmbitos geográficos.
  • Transmitir uma visão moderna, dinâmica e empreendedora do património enquanto elemento de enriquecimento económico e social.
  •  Colaborar no desenvolvimento turístico e económico das regiões que beneficiam de uma grande riqueza patrimonial.
  • Proporcionar recursos úteis e diversificados aos professores para que possam realizar atividades e visitas de estudo com os seus alunos.




A Biblioteca Ferreira de Castro integra um agrupamento em Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Deste modo disponibiliza a área curricular Cidadania e Desenvolvimento nos anos iniciais de ciclo, o que levou a que 10 turmas de 5º ano e 10 turmas de 7º ano visitassem com os seus professores, esta exposição na exploração curricular sobre o Património. Também as disciplinas de HGP, História, Geografia e Educação Visual utilizaram os materiais da exposição como recurso de ensino aprendizagem, tendo assim sido também visitada por turmas de 6º e 8º anos.





Os professores das diversas disciplinas elaboraram guiões de exploração em função dos conteúdos programáticos que pretendias explorar. Cerca de 460 alunos passaram pela Biblioteca Escolar abrindo-se ao Património.



08 dezembro, 2017

A política dos 5Rs


Mais uma vez o SMAS Sintra colaborou com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no sentido de desenvolver nos nossos alunos o comprometimento cívico em relação aos resíduos com REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR, RESPEITAR e RESPONSABILIZAR.



Como refere o portal do SMAS Sintra, a política dos 5R’s pressupõe uma mudança de hábitos no quotidiano dos cidadãos, levando-os a repensar os seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício. O primeiro passo é Reduzir logo no ato de compra, optando por produtos avulso ou com embalagens simples, evitando desperdícios e privilegiando a redução dos recursos aplicados em embalamentos de produtos. Há situações inevitáveis, que implicam a aquisição de produtos embalados, levando a equacionar formas de Reutilizar aproveitando o desperdício de modo criativo, inovador e que os implique em novas finalidades em vez de os desperdiçar. Quando não é possível realizar os passos anteriores, os materiais devem ser corretamente encaminhados para Reciclar, para que possam resultar em matérias-primas para outros produtos. A incorreta separação prévia de resíduos resulta na impossibilidade de se poder realizar esta ação nas centrais de tratamento e valorização. Ao adotar estas atitudes, estamos a Respeitar e proteger o ambiente, contribuindo para um planeta sustentável para as futuras gerações. É necessário que cada se Responsabilize pelos atos, refletindo sobre os seus hábitos de consumo e tornando as atitudes corretas para uma sociedade equilibrada.


Os alunos de 7º e 9º anos, foram levados a refletir sobre o problema dos resíduos e visualizaram algumas reportagens sobre as maiores lixeiras do mundo, seguido de debate sobre este flagelo.

04 dezembro, 2017

Dieta Mediterrânica


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro na sua missão de promover a literacia para a saúde na sua comunidade educativa, exibiu na segunda quinzena de novembro, a exposição Dieta Mediterrânica com o patrocínio da editora Santilhana.




Como nos refere a apresentação do guia da exposição, é cada vez maior o consenso em torno da importância dos temas transversais nos Ensinos Básico e Secundário, como forma de enriquecer os currículos e como ferramenta para a formação de cidadãos responsáveis. 

Neste sentido, a educação para a saúde tem sido objeto de numerosas experiências por parte dos agentes educativos, que neste tema encontram excelentes recursos para dar resposta a várias realidades:  A crescente preocupação das sociedades ocidentais com a implementação de modelos de vida saudáveis que integrem a atividade física com hábitos alimentares saudáveis, tendo o objetivo de melhorar a esperança de vida e a esperança de vida com saúde das populações;  O aumento dos distúrbios alimentares na infância e na adolescência, que, na maior parte dos casos, originam grande preocupação em pais e professores, por não deterem os conhecimentos e os meios para resolver estas situações;  A convicção de que os «bons hábitos» se constroem desde cedo, tanto na aquisição de práticas alimentares saudáveis como na aprendizagem dos princípios da educação para a cidadania;   A necessidade de articular a aprendizagem com as experiências quotidianas dos alunos e com as referências do seu dia a dia, numa contextualização que permite potenciar a motivação e melhorar o rendimento escolar.

Neste contexto, o estudo do Padrão Alimentar Mediterrânico vai ao encontro de todas as preocupações e permite uma abordagem integrada de diversos temas transversais. O carácter aglutinador de tradições históricas e culturais, com a proposta de uma alimentação saudável e equilibrada, confere-lhe um grande potencial pedagógico.



Testemunha do interesse pedagógico desta exposição, são os 251 alunos que a visitaram em aula, acompanhados dos seus professores e respetivos guiões de exploração. História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais de 2º e 3º ciclos encontraram nestes painéis material de integração curricular para 6º e 9º anos.