Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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08 dezembro, 2017

A política dos 5Rs


Mais uma vez o SMAS Sintra colaborou com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no sentido de desenvolver nos nossos alunos o comprometimento cívico em relação aos resíduos com REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR, RESPEITAR e RESPONSABILIZAR.



Como refere o portal do SMAS Sintra, a política dos 5R’s pressupõe uma mudança de hábitos no quotidiano dos cidadãos, levando-os a repensar os seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício. O primeiro passo é Reduzir logo no ato de compra, optando por produtos avulso ou com embalagens simples, evitando desperdícios e privilegiando a redução dos recursos aplicados em embalamentos de produtos. Há situações inevitáveis, que implicam a aquisição de produtos embalados, levando a equacionar formas de Reutilizar aproveitando o desperdício de modo criativo, inovador e que os implique em novas finalidades em vez de os desperdiçar. Quando não é possível realizar os passos anteriores, os materiais devem ser corretamente encaminhados para Reciclar, para que possam resultar em matérias-primas para outros produtos. A incorreta separação prévia de resíduos resulta na impossibilidade de se poder realizar esta ação nas centrais de tratamento e valorização. Ao adotar estas atitudes, estamos a Respeitar e proteger o ambiente, contribuindo para um planeta sustentável para as futuras gerações. É necessário que cada se Responsabilize pelos atos, refletindo sobre os seus hábitos de consumo e tornando as atitudes corretas para uma sociedade equilibrada.


Os alunos de 7º e 9º anos, foram levados a refletir sobre o problema dos resíduos e visualizaram algumas reportagens sobre as maiores lixeiras do mundo, seguido de debate sobre este flagelo.

04 dezembro, 2017

Dieta Mediterrânica


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro na sua missão de promover a literacia para a saúde na sua comunidade educativa, exibiu na segunda quinzena de novembro, a exposição Dieta Mediterrânica com o patrocínio da editora Santilhana.




Como nos refere a apresentação do guia da exposição, é cada vez maior o consenso em torno da importância dos temas transversais nos Ensinos Básico e Secundário, como forma de enriquecer os currículos e como ferramenta para a formação de cidadãos responsáveis. 

Neste sentido, a educação para a saúde tem sido objeto de numerosas experiências por parte dos agentes educativos, que neste tema encontram excelentes recursos para dar resposta a várias realidades:  A crescente preocupação das sociedades ocidentais com a implementação de modelos de vida saudáveis que integrem a atividade física com hábitos alimentares saudáveis, tendo o objetivo de melhorar a esperança de vida e a esperança de vida com saúde das populações;  O aumento dos distúrbios alimentares na infância e na adolescência, que, na maior parte dos casos, originam grande preocupação em pais e professores, por não deterem os conhecimentos e os meios para resolver estas situações;  A convicção de que os «bons hábitos» se constroem desde cedo, tanto na aquisição de práticas alimentares saudáveis como na aprendizagem dos princípios da educação para a cidadania;   A necessidade de articular a aprendizagem com as experiências quotidianas dos alunos e com as referências do seu dia a dia, numa contextualização que permite potenciar a motivação e melhorar o rendimento escolar.

Neste contexto, o estudo do Padrão Alimentar Mediterrânico vai ao encontro de todas as preocupações e permite uma abordagem integrada de diversos temas transversais. O carácter aglutinador de tradições históricas e culturais, com a proposta de uma alimentação saudável e equilibrada, confere-lhe um grande potencial pedagógico.



Testemunha do interesse pedagógico desta exposição, são os 251 alunos que a visitaram em aula, acompanhados dos seus professores e respetivos guiões de exploração. História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais de 2º e 3º ciclos encontraram nestes painéis material de integração curricular para 6º e 9º anos.



30 novembro, 2017

O Bullying não é brincadeira!


No dia 29 de novembro, os alunos das turmas de  4º ano da Escola Básica de Ouressa encontraram-se na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro , sede do agrupamento, com a Prof.ª Cláudia Manata do Instituto de Apoio à Criança(IAC) para conversarem sobre o Bullying na Escola, no âmbito do projeto do IAC “Bullying NÃO!!!”. Este projeto pretende informar e sensibilizar as crianças para a temática, através de várias dinâmicas, explicando-lhes o que é o bullying  e o cyberbullying e como devem agir se forem vítimas deste tipo de violência ou se virem os colegas a serem vítimas de bullying. Alguns alunos partilharam algumas situações em que estiveram envolvidos quer como vítimas quer como agressores. 

A partir da visualização de alguns filmes, os alunos compreenderam que o bullying faz sofrer e acarreta muitos traumas para as crianças que diariamente convivem com essa realidade.




O encontro terminou com a participação calorosa e entusiasmada dos alunos na dinâmica “ Paz na Escola”, uma dinâmica promotora de comportamentos positivos e saudáveis no relacionamento com os outros.


27 novembro, 2017

LITERACIA 3Di



LITERACIA 3Di – o desafio pelo conhecimento – consiste num desafio nacional e faseado, dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, com o objetivo de promover a Literacia nas dimensões da Leitura, Matemática, Ciência e Inglês. É uma iniciativa da inteira responsabilidade da Porto Editora que, envolvendo os demais elementos da comunidade educativa, como os respetivos professores, pretende contribuir para elevar os níveis de literacia dos alunos e para o seu desenvolvimento educativo, pessoal e social, ajudando-os a consolidar as aprendizagens e a desenvolver competências.



Os nossos alunos de 7º e 8º anos aderiram com entusiasmo a este desafio colocado pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, na prova de Leitura e Inglês.



Histórias da Ajudaris 2017


A Ajudaris é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social. (IPSS) com estatuto de utilidade pública. Pretende auxiliar no combate à pobreza persistente e às novas formas de exclusão social, através da garantia dos direitos básicos de cidadania, visando auxiliar os grupos mais desfavorecidos.


Um dos projetos da Ajudaris é o Projeto Histórias da Ajudaris, criado em 2009, que consiste na edição de livros escritos por crianças para crianças, colhendo a inspiração em temas como a cidadania, os afetos e o ambiente. Este projeto pretende desenvolver nos nossos jovens escritores a criatividade, o imaginário, a cidadania e a solidariedade, o gosto pela leitura e o prazer da escrita.


A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura apoiam este projeto, que é mais do que um concurso, é um projeto que une solidariedade ao ato da escrita.
A Escola Básica Ferreira de Castro e a sua Biblioteca Escolar participaram no ano letivo de 2016/2017, acabando por ver publicada uma das histórias construídas no coletivo do grupo turma.



A 23 de novembro a escola celebrou a edição do seu conto na Histórias da Ajudaris 2017, com uma festa  de lançamento do livro “Histórias da Ajudaris’17”, através de um espetáculo musical, exposição de ilustrações realizadas por alunos, exibição de leitura expressiva. 








Tivemos o prazer de contar com a presença da Diretora da Associação Ajudaris, Dr.ª Rosa Mendes Vilas Boas. mentora deste projeto de afetos.

20 novembro, 2017

“Alerta Premika! Risco online detetado - Ameaça nas redes sociais! E agora, Marta?"


Lançamento no dia 18 de novembro do livro infanto-juvenil “Ameaça nas redes sociais! E agora, Marta?”, o primeiro volume da coleção “Alerta Premika! Risco online detetado”, na livraria Barata, Lisboa.


Este livro foi editado pelo  Instituto de Apoio à Criança, em parceria com a editora Teodolito, e a apresentação do livro esteve a cargo de Cristina Ponte, professora Associada com Agregação na Universidade Nova de Lisboa e coordenadora do projeto EU Kids Online Portugal. A seguir ao lançamento foi dinamizada uma pequena tertúlia sobre “Crianças e internet, riscos e oportunidades”, pela Draª Cristina Ponte.
Este evento inseriu-se na comemoração do 28º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, promovendo o direito das crianças e jovens a fazerem escolhas conscientes e informadas sobre a sua participação (ou não) online, o direito à literacia digital e a desenvolverem capacidades para usar e lidar criticamente com as tecnologias.


O lançamento contou com a presença de professores e educadores, professores-bibliotecários, livreiros, Escola Segura, representantes de várias instituições, os parceiros do projeto - EU KIDS Online PT, Centro Internet Segura e a Associação RevolutionArt-, assim como com as crianças e as suas famílias acompanhadas pela equipa do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) - Zona Centro (Lisboa) - do IAC-Projecto Rua.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participou neste evento com  alunas do 9ºE do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro que  apresentaram duas canções originais  sobre a segurança na Internet: “Os nossos conselhos” e “Ouve a mana”.


A coleção “Alerta Premika! Risco online detetado” apresenta-se como um instrumento lúdico-pedagógico para crianças entre os 8 e os 11 anos no âmbito da segurança na Internet. Os livros “Ameaça nas redes sociais! E agora, Marta?” e “Um jogo online arriscado: e agora, Tiago?” (a publicar brevemente) têm como base as narrativas recolhidas no terreno, pela investigadora Teresa Castro, e que deram corpo a esta coleção escrita a três mãos por Cláudia Manata, Raquel Palermo e Teresa Castro.
As histórias são construídas passo a passo com base em escolhas que levam a diferentes desenlaces. Esta metodologia, além de dinâmica e reflexiva, pretende envolver as gerações na condução do enredo convidando adultos e crianças a dialogarem sobre os desafios e as oportunidades presentes num mundo cada vez mais digital.
A coleção conta com o blog http://alertapremika.blogspot.pt/ e uma página no Instagram  https://www.instagram.com/marta_matuta/
O livro estará à venda a partir da próxima semana na FNAC e na Bertrand e nas livrarias habituais. Pode adquirir, também, o seu exemplar em Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança do Instituto de Apoio à Criança: iac-cedi@iacrianca.pt
A partir de janeiro, o livro será apresentado em várias escolas do país. A Escola Básica Ferreira de Castro e os alunos da sua Biblioteca Escolar aguardam a leitura desta obra.

15 novembro, 2017

Literacia Visual


Na função que compete às bibliotecas escolares de promoção do desenvolvimento de diversas literacias, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamiza no mês de novembro, sessões de exploração da literacia visual através de atividades sobre a linguagem do cartoon.



Sendo a literacia visual a competência em construir significado através de imagens visuais, todos os alunos de 5º e 7º anos tiveram na biblioteca escolar uma apresentação sobre o que é, para que serve, como se constitui o cartoon.



Mobilizando competências de exploração, sentido crítico e reflexivo, os alunos participaram na interpretação coletiva de um jogo de cartas com cartoons, construído pela biblioteca escolar para o efeito. 



Através da análise semântica de uma série de imagens, os alunos debateram diversos assuntos como desigualdade social, abuso de poder, poluição, dependência das redes sociais, etc. Mais uma vez a biblioteca escolar integrou a programação das aulas de Cidadania e Desenvolvimento abordando o grupo curricular obrigatório.