Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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11 julho, 2011

Richard Feynman

Stephen Hawking


Stephen William Hawking é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge (posto que foi ocupado por Isaac Newton). Depois de atingir a idade limite para o cargo, tornou-se professor lucasiano emérito daquela universidade.

Hawking tem uma distrofia neuromuscular, semelhante à esclerose amiotrófica lateral, cuja condição se agravou ao longo dos anos, e o deixou quase que completamente paralisado.

A doença foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 teve que submeter-se a uma traqueostomia em decorrência do agravamento da ELA (ALS, sigla em inglês) após ter contraído pneumonia e, desde então, utiliza um sintetizador de voz para se comunicar. Gradualmente, foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade é praticamente nula.

[TED pt_BR] Stephen Hawking: Grandes questões sobre o Universo (parte 1/2)

Edwin Hublle

Edwin Powell Hubble foi um astrofísico norte-americano que nasceu a 20 de Novembro de 1889, em Marshfield, no Missouri, Estados Unidos da América.
Na sequência das suas investigações, descobre em 1923 uma cefeida (estrela cujo brilho varia segundo um período bem determinado, que oscila entre algumas horas e uma semana). Hubble, em 1924, a partir dessa descoberta, demonstrou a existência de nebulosas extra-galácticas formadas por sistemas estelares independentes. Considerou que muitas nebulosas, aparentes, mais não eram do que galáxias exteriores à nossa. Observando as cefeidas conseguiu calcular a distância entre várias dessas galáxias, do género da Via Láctea. Em 1929, confirma a teoria da expansão do universo e anuncia que a velocidade entre duas nebulosas é proporcional à distância entre ambas. A relação entre estas grandezas ficou conhecida como constante de Hubble. Quanto mais afastadas estão da Terra, parecem distanciar-se com maior velocidade, facto no qual baseou a sua teoria do universo em expansão, que mais tarde outros astrónomos desenvolveram, como Eddington, de Sitter, Lemaître e outros.
Morreu em San Marino, Califórnia, em 28 de Setembro de 1953.
Em homenagem aos seus esforços e investigações em prol da astronomia, foi dado o seu nome ao primeiro telescópio espacial, o telescópio Hubble, colocado em órbita em 1990, com o objectivo de estudar o espaço sem as distorções provocadas pela atmosfera.

Ernest Rutherford


Ernest Rutherford nasceu em Helso, Nova Zelândia em 30 de Agosto de 1871.Estudou matemática e física.Foi professor de Físico-química na McGill University no Canadá e em Inglaterra na Manchester University. É considerado o pai da Física nuclear, pelas suas descobertas sobre o modelo atómico.Foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Química devido ás suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioactivas.

Isaac Newton

Nasceu em Londres em 1643 e viveu até ao ano de 1727. Cientista, físico, químico, mecânico e matemático, trabalhou com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal. Descobriu várias leis da física sendo a mais importante a Lei da Gravidade.

11 maio, 2011

Dia da Escola

É no dia 24 de Maio que celebramos mais um Dia da Escola, dia em que nasceu Ferreira de Castro.
Para saberes mais sobre a biografia do nosso patrono clica AQUI

06 maio, 2011

Emigrantes - Ferreira de Castro

A DECISÃO


Manuel da Bouça não respondeu. Chegou o mocho para a janela e sentou-se a olhar os campos, cada vez mais soturno, mais enfronhado em severidade.
- Que tens, homem? Anda! Fala! Tu não estás bom...
Como a mulher ficasse de braços arqueados e as mãos na cintura, a olhá-lo interrogativamente, ele voltou-se e disse, mastigando as palavras:
- Está tudo resolvido... Vou... Vou até o Brasil...
- Tu?...
O silêncio dele, pesado, dramático, inquietou-a ainda mais. Ela começou a chorar. Depois:
- Deolinda! Deolinda! Minha filha!
A rapariga surpreendida por aqueles gritos, surgiu na porta da cozinha.
Mal a viu, Amélia correu ao seu encontro e abraçou-a, enchendo-lhe de lágrimas as faces e a mão:
- Ele sempre vai! Ele sempre vai!
- Ah! - e Deolinda principiou também a choramingar.
Manuel da Bouça ouviu-lhe os soluços durante alguns momentos; depois ergueu-se com atitude de mau humor.
- Basta de choradeiras! - exclamou. - Nem que o Mundo fosse acabar... Já se viu uma coisa assim?
Amélia obedeceu-lhe e as suas lágrimas começaram a deslizar em silêncio.
Ele contemplou-a com arrogância e continuou:
- É isto! É isto! As mulheres da Frágua estão acostumadas a trazer os homens debaixo das saias... Como se fosse coisa nunca vista alguém ir pró Brasil! Aqui é que não se governa a vida.

(Página 23, Guimarães Editores)

Niels Bohr

Niels Bohr nasceu em Copenhaga, na Dinamarca, em 7 de Outubro de 1885. Obteve o grau de Doutor na Universidade de Copenhaga em 1911, data a partir da qual foi para Inglaterra, onde trabalhou com J. J. Thomson e depois com Ernest Rutherford.

De regresso à Dinamarca, em 1913, Bohr passou a dedicar-se ao estudo da estrutura do átomo, baseando-se na descoberta do núcleo atómico, realizada por Rutherford. Bohr acreditava que, utilizando a teoria quântica de Planck, seria possível criar um novo modelo atómico, capaz de explicar a forma como os electrões absorvem e emitem energia radiante.

Em 1913, Bohr , estudando o átomo de hidrogénio, conseguiu formular um novo modelo atómico. A teoria de Bohr sobre a constituição do átomo, que foi sucessivamente enriquecida, representou um passo decisivo no conhecimento do átomo. A sua publicação teve uma enorme repercussão no mundo científico e permitiu a Bohr alcançar grande prestígio e reputação. De 1914 a 1916 foi professor de Física Teórica na Universidade de Victoria, em Manchester. Mais tarde, voltou para Copenhaga, onde foi nomeado director do Instituto de Física Teórica em 1920.

Pelas suas investigações sobre a estrutura atómica à luz da Mecânica Quântica, ganhou em 1922 o Prémio Nobel da Física.


Em 1933, juntamente com seu aluno Wheeler, Bohr aprofundou a teoria da fissão, evidenciando o papel fundamental do urânio 235. Estes estudos permitiram prever também a existência de um novo elemento, descoberto pouco depois: o plutónio.

Durante a ocupação nazi da Dinamarca, refugiou-se na Inglaterra e nos Estados Unidos, onde ocupou o cargo de consultor do laboratório de energia atómica de Los Alamos. Neste laboratório, alguns cientistas iniciavam a construção da bomba atómica. Compreendendo a gravidade da situação e o perigo que essa bomba poderia representar para a humanidade, Bohr dirigiu-se a Churchill e Roosevelt, num apelo (em vão) à sua responsabilidade de chefes de Estado, tentando evitar a construção da bomba atómica.

Após a guerra, Bohr participou em vários movimentos pacifistas que propunham o fim da produção de armas nucleares.

Morreu em Copenhaga, em 18 de Novembro de 1962.

14 março, 2011

Semana da Leitura

A Carolina Velez, do 6º C, contou-nos uma história da sua autoria que redigiu, baseando-se nas suas leituras: "O Diário de Anne Frank" e "O Principezinho".

23 fevereiro, 2011

Momento de Leitura

No dia 25 de Fevereiro, às 10.30 horas (turno da manhã) e às 15.30 horas (turno da tarde) dedicar-se-ão cinco minutos à leitura de um livro, ao sabor da imaginação de cada um.
Podes ler AQUI a história do dia.

Short Stories or a Play


Realizaram-se na Biblioteca , de 7 a 11 de Fevereiro, pequenas dramatizações e leituras de short stories, apresentadas por alunos do 2º e 3º ciclo. Esta actividade decorreu no âmbito da articulação curricular entre a Biblioteca Escolar e o Grupo Disciplinar de Inglês.
As short stories : “The Ugly Duckling”, “ Little Red Riding Hood” e “ Maisie and the Dolphin”  foram apresentadas por alunos  do 3º ciclo. As dramatizações  “Peter and the wolf” e “What you eat is what you get” foram apresentadas por alunos do 3º ciclo e “Robin Hood” e “ Enormous Nose” por alunos do 2º ciclo.

Frederic Chopin

 
Comemorou-se na Biblioteca, o bicentenário do nascimento do compositor Frederic  Chopin, um dos grandes compositores da história da música ocidental. Os alunos da turma 7º E, que são alunos de música, realizaram uma investigação sobre a vida e obra do compositor, no âmbito da disciplina de “Área de Projecto”. Paralelamente a este trabalho, algumas alunas prepararam a peça “prelúdio opus 20” que tocaram para algumas turmas convidadas.

Georges Lemaître

Georges-Henri Eduoard Lemaître nasceu em Charleroi, Bélgica, a 17 de Julho de 1894. Estudou Matemática e Ciências Físicas na Universidade de Louvaina. Foi padre, astrónomo e físico.
Interessou-se pelo estudo da Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Trabalhou no Observatório de Cambridge sob a direcção de Arthur Stanley Eddington e depois no Massachusetts Institute of Tecnology, onde redige a sua tese sobre os campos gravitacionais da Relatividade Geral. Regressa à Bélgica em 1925, tornando-se professor na Universidade de Louvaina, onde ensina até 1964.
Foi considerado o “pai” da Teoria do Big Bang.

11 fevereiro, 2011

Borboletas
Borboletas


Tudo o que eu escrevi


Tudo o que eu escrevi
adorei escrever
com letras para aqui e para ali
sem saber onde as meter

Quando escrevo poesia
gosto de rimar
com imaginação e fantasia
lindas quadras vou formar

Borracha para apagar
lápis para escrever
cabeça para pensar
e no final, é só ler!

Espero agradar
com este texto feito por mim
gostei de participar
é pena chegar ao fim…


Mariana Carvalho
3º A EB1/JI DE OURESSA
(Poema vencedor do concurso "Faça lá um Poema")
Arco Iris
Arco Iris



Ser pessoa


Ser pessoa é ser
Explorador de tudo
O que está ao
nosso redor.

É querer ser
mundo de pernas para o ar.
É ser capaz de aprender.
É ser capaz de agradar.

Não dar valor ao dinheiro,
mas ser puro e verdadeiro.
É enfrentar o medo.
É não apontar o dedo.

É estender a mão
ao companheiro que cai.
É ir atrás dos sonhos.

É dar valor ao amor.
É ser humano!


Marta Moniz
Nº20, 6ºD
(Poema vencedor do concurso "Faça lá um Poema")
alt
Amor


Significado

Uma dor profunda
Uma alegria tremenda
Uma melodia vagabunda
Um pensamento sem emenda

Algo que se vê no escuro
Algo que sempre se deseja
Um sentimento maduro
com aroma de cereja

Um sabor, doce como mel
Um cheiro a música
É um amor sem anel
Da paixão é este significado.

Daniel Assis
8ºF nº10

(Poema vencedor do Concurso "Faça lá um Poema")

Mar Me Quer


É já no dia 18 de Fevereiro, pelas 21 horas, na Biblioteca do Agrupamento Ferreira de Castro, que o Clube de Leitura realizará a sua sessão mensal sobre o livro "Mar Me Quer" de Mia Couto.
Para veres uma resenha deste livro, clica em Mar Me Quer.