Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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23 maio, 2018

Terra Nativa


No passado dia 22 de maio a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro teve o prazer de proporcionar à comunidade educativa, a conferência proferida pela Doutora Ana Cristina Carvalho sobre a Natureza e Paisagem Humanizada na escrita de Ferreira de Castro. Nada mais a propósito desta Biblioteca Escolar e do agrupamento a que pertence, que uma excelente apresentação sobre Ferreira de Castro numa perspectiva inovadora.



Tivemos como apresentador da oradora e seu trabalho, a grata presença do diretor do Museu Ferreira de Castro em Sintra, o Dr. Ricardo Alves, que para além de grande especialista da obra de Ferreira de Castro, é um entusiasta da relação do museu com os alunos e professores das nossas escolas.


Foi uma conferência de grande valor para as dezenas de  professores presentes que puderam perceber como a obra de Ferreira de Castro para além de integração curricular ao nível da literatura, pode ser explorado ao nível curricular  pela Biologia, Geografia, História, entre outras disciplinas.

Terra Nativa –
Ana Cristina Carvalho

RESUMO

Esta investigação visou contribuir para o estudo da permeabilidade entre Ciência e Arte, explorando, nomeadamente, o diálogo frutífero entre a Ecologia clássica, a Ecologia Humana e a Literatura Portuguesa.
Recorreu-se a uma metodologia híbrida que integrou métodos e fontes das Ciências do Ambiente, das Ciências Sociais e da Análise Literária, cujos graus de objetividade variam entre si.
O objetivo geral foi analisar a representação literária da Natureza e do vínculo de interdependência que o ser humano estabelece com ela na obra de Ferreira de Castro, e determinar em que medida essa representação irradiou da personalidade e da ideologia do escritor, assim como da sua experiência de vida em diferentes ambientes geográficos.
Para tal, numa primeira fase construiu-se uma “Ecobiografia” castriana, que averigua a sua conceção pessoal sobre a Natureza, com base em 140 textos castrianos não ficcionais. Uma segunda fase dedicou-se à ecocrítica de quatro textos de ficção com cenários em áreas rurais de Portugal continental, escritos entre 1928 e 1947: Emigrantes (1928), “O Natal em Ossela” (1933), Terra Fria (1934) e A Lã e a Neve (1947).
Defende-se que, num tempo anterior ao movimento ecológico português, esses textos continham já um significativo teor eco-humano. Apresentam, por isso, um grande potencial de difusão do ambiente biofísico e das modalidades relacionais que o ser humano instituiu com a terra numa época, revelando-se um valioso contributo para a História Ambiental do território português.
Esta função extra-artística projeta-se nas gerações leitoras do presente e do futuro e pode atuar em benefício da consciência ambiental e de cidadania neste século XXI. Razão por que é devido à obra castriana um novo lugar na Cultura portuguesa, mais além e mais amplo que a sua aplaudida dimensão literária.

Ana Cristina L. M. de Carvalho é natural de Lisboa, onde nasceu em 1961, e reside no concelho de Sintra.
É Engenheira do ambiente, licenciada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Em 1986 ingressou nos serviços centrais do então Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza (hoje Instituto da Conservação da Natureza e Florestas), onde durante 12 anos trabalhou em equipas multidisciplinares na área da informação e divulgação ambientais e na temática geral das áreas protegidas.
Em 1997 transitou para o Parque Natural de Sintra-Cascais, onde ficou até 2009, tendo aí coordenado vários grupos de trabalho e o Setor de Informação e Educação Ambiental.
É Mestre em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma tese sobre a Vulnerabilidade Humana às Alterações Climáticas.
Em 2015 doutorou-se em Ecologia Humana na mesma universidade, apoiada por uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia, com uma investigação sobre a simbiose entre Literatura e Ecologia, concretamente na obra canónica ficcional de Ferreira de Castro.
Investigadora do CICSNova – Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade Nova de Lisboa, desde 2009 que é professora auxiliar convidada da cadeira de Sociologia do Desenvolvimento e Sustentabilidade do Departamento de Sociologia.

04 maio, 2018

Motivar para a leitura e escrita


Na função de promover a formação de docentes, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro promoveu uma ação de formação de curta duração, apresentada pela professora Rita Zurrapa, no dia 3 de maio.

A escrita e a leitura são competências que os alunos devem dominar, contudo nem sempre estão motivados para o fazer.  A ação pretende sensibilizar os professores para a utilização de ferramentas que ajudam os alunos a escrever e a ler, utilizando ferramentas online. As ferramentas apresentadas permitem que os professores promovam atividades motivadoras para os alunos desenvolverem as competências da escrita e leitura.


Intitulada Motivar para a leitura e escrita, esta ação pretendeu sensibilizar os professores para a utilização de ferramentas que ajudam os alunos a escrever e a ler, utilizando ferramentas online. As ferramentas apresentadas permitem que os professores promovam atividades motivadoras para os alunos desenvolverem as competências da escrita e leitura.
Este encontro teve como objetivos os seguintes:
• Promover a autonomia nos alunos através da utilização de algumas ferramentas apresentadas aos professores.
• Sensibilizar para a importância de utilizar os equipamentos que os alunos têm e utilizam.
• Inovar práticas pedagógicas
• Promover o conceito BYOD (Bring your own device)
• Promover o trabalho autónomo dos alunos;
• Promover a reflexão sobre as práticas de ensino;
• Explorar as competências do século XXI;
• Promover a utilização das TIC em contexto educativo;
•  Promover a utilização de ferramentas que rentabilizem o trabalho dos professores;
•  Apresentar ferramentas disponíveis online que ajudam os professores a motivar os alunos a escrever e a ler.

As Ferramentas proposta para apresentação e prática foram: Google Drive; Meetingwords, Padlet; Twitter; Tricider; Todaysmeet, Flipgrid, Audacity
1.Apresentação de exemplos de recursos.
2.Exemplificação de algumas ferramentas que podem ser utilizadas.
3.Apresentação e prática de algumas ferramentas.

21 abril, 2018

eTwinning – A comunidade de escolas da Europa


A necessidade de alargar o conhecimento dos docentes do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro em relação à comunidade eTwinning, foi a motivação da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro na promoção da formação docente dada pela professora Rita Zurrapa, no passado dia 19 de abril. A plataforma dá acesso a um espaço no qual os professores podem comunicar, colaborar, partilhar e desenvolver projetos com outros agentes educativos europeus, através do recurso às tecnologias da informação e comunicação.
Esta ação pretendeu mostrar de forma sumária as potencialidades da plataforma eTwinning.

Objetivos:

•Promover o espírito de cidadania Europeia;
•Promover o trabalho colaborativo entre professores e alunos;
•Promover a reflexão sobre as práticas de ensino;
•Explorar de forma integrada o eTwinning e as competências do século XXI;
•Promover a utilização das TIC em contexto educativo;
•Promover a realização de projetos colaborativos;
•Adquirir conhecimentos que permitam explorar a Plataforma eTwinning.

Esta ação pretendeu mostrar de forma sumária as potencialidades da plataforma eTwinning.
1.O eTwinning e as competências do Século XXI
2.O Portal eTwinning
3.eTwinning Live
a.Desenvolvimento Pessoal e Profissional – Oportunidades na comunidade
i.Eventos e Grupos eTwinning
b.Realização Projetos colaborativos
i.Passos para um projeto eTwinning
ii.Twinspace – Espaço comum de trabalho
iii. Ferramentas de colaboração e partilha

20 abril, 2018

Introdução à aerodinâmica



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro,com a dinamização do Museu do Ar,  no passado 12 de abril, promoveu a possibilidade de todos os alunos de 9º ano, participarem num atelier de introdução à aerodinâmica e a sua relação com a Física.



Os alunos puderam experimentar diversos simuladores graças ao empenho do Museu do Ar em instalar este atelier na Escola Básica Ferreira de Castro.




A Biblioteca Escolar promoveu esta atividade para integração curricular nos conteúdos da disciplina de Ciências Físico Químicas de 9º ano, na programação curricular do tema Forças, Movimentos e Energia.

19 abril, 2018

EM LUTA POR ABRIL



No passado dia 18 de abril, tivemos na Escola Básica Ferreira de Castro,  a convite da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e do grupo de História, Domingos Abrantes. Resistente do Estado Novo em Portugal, prisioneiro da PIDE, Domingos Abrantes transmitiu a 9 turmas de 9º ano como foi viver o regime fascista em Portugal. A clandestinidade, as torturas da PIDE, a censura, a pobreza de uma grande maioria do povo português e a fuga da prisão de Caxias, foram alguns dos temas abordados com grande emoção e muita admiração por parte dos alunos. 




11 abril, 2018

História da Força Aérea Portuguesa

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro comemora os cem anos da participação de Portugal na 1ª Grande Guerra.




Em mais uma parceria com o Museu do Ar, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a 10 de abril de 2018 proporcionou a 157 alunos de 9º ano uma formação sobre o pioneirismo da história da aviação militar portuguesa na relação com a participação portuguesa na 1ª Guerra Mundial.



Esta atividade teve integração curricular com a disciplina de História de 9º ano, nos conteúdos referentes à caracterização da participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial.

26 março, 2018

Óscar Monteiro Torres - SEMANA DA LEITURA



Encontra-se a decorrer na Escola Básica Ferreira de Castro, entre os dias 19 de março e 16 de abril, a exposição biográfica sobre Óscar Monteiro Torres, da iniciativa da Biblioteca Escolar e com o patrocínio do Museu do Ar.

Visita a exposição e voa com este cavaleiro do ar.



12 março, 2018

Ler o Holocausto - SEMANA DA LEITURA


Em mais um ano letivo a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em colaboração com o grupo disciplinar de História desenvolveu com os alunos de nono ano a atividade Ler o Holocausto. Cada aluno lê uma obra integral, de preferência de um testemunho sobrevivente ao holocausto. O trabalho a apresentar deverá conter: biografia do autor da obra; resumo do livro; citações do livro comentadas pelo aluno sobre diversos temas. No final o aluno deve fazer uma reflexão crítica sobre a obra estudada.

Após a leitura das obras, alunos de 9ºano apresentaram a sua reflexão crítica na Biblioteca Escolar. Ferreira de Castro.



Só um regime e um homem capaz de tais brutalidades poderia ter feito esta afirmação:                 
«A brutalidade inspira respeito. As massas têm necessidade de quem lhes incuta temor, que as converta numa mole temerosa e submissa. Não quero que os campos de concentração se transformem em pensões familiares. O terror é o mais eficaz dos instrumentos políticos… Os descontentes e os insubmissos, quando souberem o que os espera nos campos de concentração, pensarão duas vezes antes de nos desafiarem. Agrediremos os nossos adversários com uma feroz brutalidade, não hesitando em vergá-los ao interesse da nação”.
Adolf Hitler, discurso em Março de 1933
 aquando da inauguração dos dois primeiros campos de concentração 
– Oranienburg e Dachau.

É sempre tempo de nos indignarmos!

09 março, 2018

Aprender jogando


A necessidade de alargar o conhecimento dos docentes do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro em relação à comunidade eTwinning, foi a motivação da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro na promoção da formação docente dada pela professora Rita Zurrapa, no passado dia 19 de abril. A plataforma dá acesso a um espaço no qual os professores podem comunicar, colaborar, partilhar e desenvolver projetos com outros agentes educativos europeus, através do recurso às tecnologias da informação e comunicação.
Esta ação pretendeu mostrar de forma sumária as potencialidades da plataforma eTwinning.

Objetivos:

•Promover o espírito de cidadania Europeia;
•Promover o trabalho colaborativo entre professores e alunos;
•Promover a reflexão sobre as práticas de ensino;
•Explorar de forma integrada o eTwinning e as competências do século XXI;
•Promover a utilização das TIC em contexto educativo;
•Promover a realização de projetos colaborativos;
•Adquirir conhecimentos que permitam explorar a Plataforma eTwinning.

Esta ação pretendeu mostrar de forma sumária as potencialidades da plataforma eTwinning.
1.O eTwinning e as competências do Século XXI
2.O Portal eTwinning
3.eTwinning Live
a.Desenvolvimento Pessoal e Profissional – Oportunidades na comunidade
i.Eventos e Grupos eTwinning
b.Realização Projetos colaborativos
i.Passos para um projeto eTwinning
ii.Twinspace – Espaço comum de trabalho
iii. Ferramentas de colaboração e partilha

02 março, 2018

Rodolfo Castro - SEMANA DA LEITURA


No passado dia 27 de fevereiro tivemos mais uma vez na Escola Básica Ferreira de Castro,
a convite da Biblioteca Escolar e do grupo disciplinar de Espanhol, Rodolfo Castro como contador de histórias em língua castelhana.
A sua expressividade, empatia e simpatia, e arte de contar histórias, prendeu a atenção de três turmas de 8º ano de opção de língua espanhola.



26 fevereiro, 2018

Aprender a fazer trabalhos de pesquisa

Estão a ser dinamizadas pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro sessões de divulgação de ferramentas úteis para a apresentação de trabalhos, para  as 10 turmas de 6º ano de escolaridade.



As sessões seguem as temáticas:
-como elaborar um trabalho escrito, académico e científico;
-normas para a sua estruturação e escrita;
-como fazer um trabalho de pesquisa;
·         como se elabora a estrutura do trabalho
·         recomendações gerais para a escrita do trabalho
·         o que se inclui no desenvolvimento ou corpo do trabalho
·         como se elabora uma introdução e uma conclusão
·         como se elabora um índice e uma bibliografia



Estas sessões terminam com um jogo animado que testa as aprendizagens obtidas.

23 fevereiro, 2018

Avaliar sem esforço


Na função formativa a que se propõem as bibliotecas escolares, a Biblioteca Ferreira de Castro promoveu no mês de fevereiro dois encontros formativos para professores, lecionado pela professora Rita Zurrapa.


Intitulada AVALIAR SEM ESFORÇO, esta ação pretendeu sensibilizar os professores para a utilização de ferramentas que ajudam na avaliação formativa dos alunos.  As ferramentas apresentadas permitem que os professores rentabilizem o seu tempo, assim como permitem que os alunos aferiram os seus conhecimentos.
Este encontro teve como conteúdos a apresentação do conceito de BYOD (Bring your own device), a apresentação de práticas com ferramentas online.  (Exemplos de ferramentas: Socrative, Padlet; Quizlet; Survey Monkey; GoogleDrive; Goformative; Rubistar), e a exploração das ferramentas com o intuito de construir conteúdos.

Os objetivos foram:

•Inovar práticas pedagógicas
•Promover o conceito BYOD (Bring your own device)
•Promover o trabalho autónomo dos alunos;
•Promover a reflexão sobre as práticas de ensino;
•Explorar as competências do século XXI;
•Promover a utilização das TIC em contexto educativo;
•Promover a utilização de ferramentas que rentabilizem o trabalho dos professores;
•Apresentar ferramentas disponíveis online que ajudam os professores em momentos de avaliação;
•Apresentar ferramentas que permitem que os alunos aferiam de forma autónoma os seus conhecimentos;

16 fevereiro, 2018

No início era a semente



Na segunda quinzena de fevereiro na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estará patente a Exposição No início era a semente.



Esta exposição interativa foi cedida pelo Centro de Ciência Viva de Sintra e contempla a temática da formação e desenvolvimento das sementes (desde a formação da semente até à idade adulta).



Esta é uma exposição em que são abordados conteúdos dos domínios e subdomínios das metas curriculares do Ensino Básico da disciplina de ciências Naturais.


Quatro turmas de 5º e 8º anos já puderam ter uma aula diferente na Biblioteca Escolar. O entusiasmo dos alunos foi visível.