Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

12 março, 2018

Ler o Holocausto - SEMANA DA LEITURA


Em mais um ano letivo a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em colaboração com o grupo disciplinar de História desenvolveu com os alunos de nono ano a atividade Ler o Holocausto. Cada aluno lê uma obra integral, de preferência de um testemunho sobrevivente ao holocausto. O trabalho a apresentar deverá conter: biografia do autor da obra; resumo do livro; citações do livro comentadas pelo aluno sobre diversos temas. No final o aluno deve fazer uma reflexão crítica sobre a obra estudada.

Após a leitura das obras, alunos de 9ºano apresentaram a sua reflexão crítica na Biblioteca Escolar. Ferreira de Castro.



Só um regime e um homem capaz de tais brutalidades poderia ter feito esta afirmação:                 
«A brutalidade inspira respeito. As massas têm necessidade de quem lhes incuta temor, que as converta numa mole temerosa e submissa. Não quero que os campos de concentração se transformem em pensões familiares. O terror é o mais eficaz dos instrumentos políticos… Os descontentes e os insubmissos, quando souberem o que os espera nos campos de concentração, pensarão duas vezes antes de nos desafiarem. Agrediremos os nossos adversários com uma feroz brutalidade, não hesitando em vergá-los ao interesse da nação”.
Adolf Hitler, discurso em Março de 1933
 aquando da inauguração dos dois primeiros campos de concentração 
– Oranienburg e Dachau.

É sempre tempo de nos indignarmos!

Sem comentários:

Enviar um comentário