Lê a nossa página e vê o que fazemos!

04 maio, 2018

Motivar para a leitura e escrita


Na função de promover a formação de docentes, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro promoveu uma ação de formação de curta duração, apresentada pela professora Rita Zurrapa, no dia 3 de maio.

A escrita e a leitura são competências que os alunos devem dominar, contudo nem sempre estão motivados para o fazer.  A ação pretende sensibilizar os professores para a utilização de ferramentas que ajudam os alunos a escrever e a ler, utilizando ferramentas online. As ferramentas apresentadas permitem que os professores promovam atividades motivadoras para os alunos desenvolverem as competências da escrita e leitura.


Intitulada Motivar para a leitura e escrita, esta ação pretendeu sensibilizar os professores para a utilização de ferramentas que ajudam os alunos a escrever e a ler, utilizando ferramentas online. As ferramentas apresentadas permitem que os professores promovam atividades motivadoras para os alunos desenvolverem as competências da escrita e leitura.
Este encontro teve como objetivos os seguintes:
• Promover a autonomia nos alunos através da utilização de algumas ferramentas apresentadas aos professores.
• Sensibilizar para a importância de utilizar os equipamentos que os alunos têm e utilizam.
• Inovar práticas pedagógicas
• Promover o conceito BYOD (Bring your own device)
• Promover o trabalho autónomo dos alunos;
• Promover a reflexão sobre as práticas de ensino;
• Explorar as competências do século XXI;
• Promover a utilização das TIC em contexto educativo;
•  Promover a utilização de ferramentas que rentabilizem o trabalho dos professores;
•  Apresentar ferramentas disponíveis online que ajudam os professores a motivar os alunos a escrever e a ler.

As Ferramentas proposta para apresentação e prática foram: Google Drive; Meetingwords, Padlet; Twitter; Tricider; Todaysmeet, Flipgrid, Audacity
1.Apresentação de exemplos de recursos.
2.Exemplificação de algumas ferramentas que podem ser utilizadas.
3.Apresentação e prática de algumas ferramentas.

Sem comentários:

Enviar um comentário