Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

08 dezembro, 2017

A política dos 5Rs


Mais uma vez o SMAS Sintra colaborou com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no sentido de desenvolver nos nossos alunos o comprometimento cívico em relação aos resíduos com REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR, RESPEITAR e RESPONSABILIZAR.



Como refere o portal do SMAS Sintra, a política dos 5R’s pressupõe uma mudança de hábitos no quotidiano dos cidadãos, levando-os a repensar os seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício. O primeiro passo é Reduzir logo no ato de compra, optando por produtos avulso ou com embalagens simples, evitando desperdícios e privilegiando a redução dos recursos aplicados em embalamentos de produtos. Há situações inevitáveis, que implicam a aquisição de produtos embalados, levando a equacionar formas de Reutilizar aproveitando o desperdício de modo criativo, inovador e que os implique em novas finalidades em vez de os desperdiçar. Quando não é possível realizar os passos anteriores, os materiais devem ser corretamente encaminhados para Reciclar, para que possam resultar em matérias-primas para outros produtos. A incorreta separação prévia de resíduos resulta na impossibilidade de se poder realizar esta ação nas centrais de tratamento e valorização. Ao adotar estas atitudes, estamos a Respeitar e proteger o ambiente, contribuindo para um planeta sustentável para as futuras gerações. É necessário que cada se Responsabilize pelos atos, refletindo sobre os seus hábitos de consumo e tornando as atitudes corretas para uma sociedade equilibrada.


Os alunos de 7º e 9º anos, foram levados a refletir sobre o problema dos resíduos e visualizaram algumas reportagens sobre as maiores lixeiras do mundo, seguido de debate sobre este flagelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário