Lê a nossa página e vê o que fazemos!

04 dezembro, 2017

Dieta Mediterrânica


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro na sua missão de promover a literacia para a saúde na sua comunidade educativa, exibiu na segunda quinzena de novembro, a exposição Dieta Mediterrânica com o patrocínio da editora Santilhana.




Como nos refere a apresentação do guia da exposição, é cada vez maior o consenso em torno da importância dos temas transversais nos Ensinos Básico e Secundário, como forma de enriquecer os currículos e como ferramenta para a formação de cidadãos responsáveis. 

Neste sentido, a educação para a saúde tem sido objeto de numerosas experiências por parte dos agentes educativos, que neste tema encontram excelentes recursos para dar resposta a várias realidades:  A crescente preocupação das sociedades ocidentais com a implementação de modelos de vida saudáveis que integrem a atividade física com hábitos alimentares saudáveis, tendo o objetivo de melhorar a esperança de vida e a esperança de vida com saúde das populações;  O aumento dos distúrbios alimentares na infância e na adolescência, que, na maior parte dos casos, originam grande preocupação em pais e professores, por não deterem os conhecimentos e os meios para resolver estas situações;  A convicção de que os «bons hábitos» se constroem desde cedo, tanto na aquisição de práticas alimentares saudáveis como na aprendizagem dos princípios da educação para a cidadania;   A necessidade de articular a aprendizagem com as experiências quotidianas dos alunos e com as referências do seu dia a dia, numa contextualização que permite potenciar a motivação e melhorar o rendimento escolar.

Neste contexto, o estudo do Padrão Alimentar Mediterrânico vai ao encontro de todas as preocupações e permite uma abordagem integrada de diversos temas transversais. O carácter aglutinador de tradições históricas e culturais, com a proposta de uma alimentação saudável e equilibrada, confere-lhe um grande potencial pedagógico.



Testemunha do interesse pedagógico desta exposição, são os 251 alunos que a visitaram em aula, acompanhados dos seus professores e respetivos guiões de exploração. História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais de 2º e 3º ciclos encontraram nestes painéis material de integração curricular para 6º e 9º anos.



Sem comentários:

Enviar um comentário