Lê a nossa página e vê o que fazemos!

13 dezembro, 2017

O Património — dar um futuro ao passado


Decorreu nos meses de novembro e dezembro na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, a exposição O Património — dar um futuro ao passado.
Esta exposição disponibilizada pela editora Santilhana visa promover a educação patrimonial, como uma matéria fundamental a integrar a formação escolar, desenvolvendo sensibilidades, incutindo valores e induzindo atitudes, alicerces fundamentais que garantirão a preservação de um bem reconhecidamente essencial para a sociedade — o seu património.



Esta exposição foi criada com os seguintes objetivos, segundo os seus promotores:
  • Contribuir para a educação patrimonial no ensino Básico e Secundário numa perspetiva multidisciplinar.
  • Sensibilizar para a importância da preservação dos bens patrimoniais como elementos de reforço da identidade nacional e cultural.
  • Valorizar o património cultural do meio envolvente das comunidades escolares em distintos âmbitos geográficos.
  • Transmitir uma visão moderna, dinâmica e empreendedora do património enquanto elemento de enriquecimento económico e social.
  •  Colaborar no desenvolvimento turístico e económico das regiões que beneficiam de uma grande riqueza patrimonial.
  • Proporcionar recursos úteis e diversificados aos professores para que possam realizar atividades e visitas de estudo com os seus alunos.




A Biblioteca Ferreira de Castro integra um agrupamento em Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Deste modo disponibiliza a área curricular Cidadania e Desenvolvimento nos anos iniciais de ciclo, o que levou a que 10 turmas de 5º ano e 10 turmas de 7º ano visitassem com os seus professores, esta exposição na exploração curricular sobre o Património. Também as disciplinas de HGP, História, Geografia e Educação Visual utilizaram os materiais da exposição como recurso de ensino aprendizagem, tendo assim sido também visitada por turmas de 6º e 8º anos.





Os professores das diversas disciplinas elaboraram guiões de exploração em função dos conteúdos programáticos que pretendias explorar. Cerca de 460 alunos passaram pela Biblioteca Escolar abrindo-se ao Património.



Sem comentários:

Enviar um comentário