Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pretendeu – se levar os alunos a compreender e refletir sobre os artigos da DUDH e a usá-los com o objetivo de os transformar em mensagem visual. É a confluência entre a literacia literária e a literacia visual. Compreender, refletir e interpretar os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos é meio caminho para os praticar e defender. É a educação para a cidadania através da leitura e da Educação Visual. Hoje é a força das ilustrações de Beatriz Veiga do 9º A4 e de Dinis Borges do 9ºB3, que exprimem o artigo 5º e a manifestação contra a tortura.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
18 janeiro, 2023
17 janeiro, 2023
Mediação Ler+Jovem (A Lua não está à venda)
Através da leitura, ser capaz de refletir sobre valores e posicionar-se de forma crítica perante uma obra lida, são alguns dos objetivos que norteiam a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Com o projeto Mediação Ler+ Jovem queremos criar uma cadeia de motivação leitora partilhando o parecer de cada experiência. Hoje são as palavras de Ana Bicas do 8ºA3 que editamos e divulgamos, e a quem agradecemos a partilha.
16 janeiro, 2023
Escola a Ler
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro está inscrita na ação Escola a ler, integrada no Plano Escola + 21|23, nas atividades Leitura orientada , Tempo para ler e pensar! e Vou levar-te comigo! Deste modo foi-lhe atribuído um reforço orçamental (IGeFE) para aquisição de fundo documental. Continuam a chegar mais livros novos!
Ilustrar os Direitos Humanos - 1º artigo
Gerar ideias ou interpretações alternativas a partir de uma dada informação, foi o desafio do projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com a disciplina de Educação Visual. Descobrir significados implícitos, questionar o texto e relacionar - se com ele de forma criativa, foi o que resultou em cada ilustração dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Fraternidade e liberdade são alguns dos conceitos que Diogo Correia do 9ºB3 e Ana Carolina do 9ºA2 transpuseram para a sua ilustração do artigo 1º. É a mão aberta que grita o direito e a mão fechada que se assume em luta. Um mesmo artigo e duas simbologias diferentes com a representação da mão.
15 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 19º artigo
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, pretendeu participar ativamente na educação para os direitos humanos ajudando os alunos a sentirem a sua importância, a interiorizarem os seus valores e a integrarem-nos na sua forma de vida. Com a disciplina de Educação Visual a ideia passa para o papel em forma de desenho, já filtrada pela interpretação de cada jovem artista.
Susana Lança do 8ºA4 dá-nos o grito de ordem, de polegar em riste, para a liberdade de expressão referida no artigo 19º. Mariana Almeida do 9ºB3 dá-nos o grito interior que precisa de se expressar em liberdade. Dois gritos e duas ilustrações.
Ilustrar os Direitos Humanos - 23º artigo
A leitura é fundamental no processo de formação de leitores, e proporcionar diferentes interpretações da realidade formando alunos intelectualmente independentes, capazes de analisar, construir e gerir informação, são objetivos de uma biblioteca escolar. Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com a disciplina de Educação Visual, pretendeu-se que o ato da ilustração se transformasse em formas de leitura, permitindo o desenvolvimento do pensamento crítico, raciocínio e capacidade de observação.
Raquel Cibrão do 9º B4 explica-nos que para ilustrar o artigo 23º e o direito ao trabalho, utilizou a ausência de cor para representar o vazio do desemprego, e em oposição utilizou as múltiplas cores para a representação da alegria das diversas opções de trabalho. Foram os códigos da literacia visual a serem aplicados à interpretação textual. Rodrigo Monteiro do 9ºA1 interpretou o mesmo artigo mas na ótica do direito à dignidade humana sem distinções no direito ao trabalho.
14 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 2º artigo
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, em parceria coma disciplina de Educação visual, pretendeu participar na criação de uma cultura de Direitos Humanos. Desenvolvendo um pensamento crítico nos alunos, este projeto ambicionou incutir um compromisso para com os direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. É um projeto pedagógico que pretendeu ajudar a desenvolver as capacidades de comunicação visual e um pensamento crítico, na interpretação dos respetivos artigos da DUDH.
Na interpretação visual do artigo 3º, podemos reparar que Beatriz Domingos do 9º A2 utilizou a temática da aculturação visual na aparência estética feminina que pode significar a relação entre uma cultura dominante e outra dominada. É a interpretação visual do artigo mediante a observação e sensibilidade pessoal. Se há direito à vida em liberdade e segurança, diz-nos Rafael Martins do 9ºB3, não deverá haver descriminação. Já feita esta inferência, Rafael ilustra-nos com o aperto de mão entre raças diferentes, e o punho castanho erguido em sinal de vitória que pode significar o caminho de alguém que tem que ser desbravado.
Estes são mais uns exemplos de como a ilustração leva à interpretação do texto.
Mediação Ler+Jovem (O Diário da nossa paixão)
Solicitar ao jovem leitor anotações das reações face a uma leitura e pedir que partilhe os seus registos com outros colegas, pode revelar-se um mecanismo de mediação jovem de leitura. São estes alguns dos objetivos do projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Hoje são as palavras emocionadas de Lara Silva do 9ºB3 que nos apresentam o livro lido.
13 janeiro, 2023
Miúdos a Votos: os nossos livros candidatos da equipa do 7ºC1,2,3
Na iniciativa Miúdos a Votos os alunos são chamados a elegerem os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral. Como em qualquer eleição política, surgem candidatos sujeitos a votos. Hoje são os livros candidatos pela equipa 7ºC, grupos 1,2 e 3 que aqui apresentamos.
Ilustrar os Direitos Humanos - 20º artigo
A leitura deve ser entendida como um processo ativo de construção, em que o leitor não recebe apenas a informação, mas vai construí-la de acordo com as suas competências cognitivas, motivação, conhecimentos e experiências. O projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pretendeu implementar uma estratégia de promoção da compreensão leitora, através da interdisciplinaridade com a disciplina de Educação Visual, em que o aluno interpreta os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos através da respetiva ilustração. O direito à liberdade de reunião é aqui ilustrado por Maria Franklin do 9ºA3 e Luana Lobo do 9ºB3, revelando bem a interpretação do artigo 20º.Maria Franklin utiliza o símbolo do punho erguido que nasce da terra com a força das raízes que o unem. É a liberdade de reunião que se pretende para todo o planeta que é a base da ilustração. É a verdadeira interpretação visual do texto lido.
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