As bibliotecas escolares são fundamentais no desenvolvimento da literacia e no incentivo ao gosto pela leitura. No entanto, o impacto do seu acervo depende da sua visibilidade junto da comunidade escolar. A divulgação eficaz do acervo permite que alunos e professores descubram os recursos disponíveis. Deste modo, continuamos a divulgar as nossas aquisições. Aqui estão mais alguns livros novos para irem nas mãos dos jovens leitores da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
Se a música pode salvar Luke? Talvez esta história te surpreenda… Muito.
Luke tem 14 anos e adora música. O piano é o instrumento de que mais gosta, e ele toca-o muito bem. Mas, um dia, o pai de Luke morre e ele fica triste e perdido. É então que se junta a um grupo de miúdos, na tentativa de sentir que pertence a algum lugar e que tem amigos. Só que aquele bando tem um desafio para Luke: terá de assaltar a casa de uma velhota e trazer de lá uma caixa de música. Luke está disposto a avançar, mas rapidamente se arrepende… e parece que é a música, mais uma vez a música, que o pode salvar.
Uma história que junta aventuras, momentos emocionantes e o sentimento de que a tristeza, mesmo que seja forte, não tem de durar para sempre.
https://www.bertrand.pt/livro/o-rapaz-que-ouvia-as-estrelas-tim-bowler/29581965
Uma história tocante, inspiradora e inesquecível
Jess é uma nadadora exímia e dedicada, e está à procura de um desafio único para testar a sua resistência. Mas quando o seu adorado avô, um artista teimoso, sofre um ataque cardíaco, concentra toda a sua energia em cuidar dele.
Embora bastante debilitado, o avô quer que toda a família vá de férias para a sua terra natal. Lá, Jess encontra um rio que é perfeito para nadar, o mesmo que serve de inspiração à pintura mais recente do seu avô, intitulada o Rapaz do Rio. À medida que a imagem sombria de um rapaz toma forma na tela, Jess conhece um jovem misterioso que parece ser capaz de nadar tão bem quanto ela.
Será que Jess vai descobrir quem é o rapaz do rio? E como vai superar a perda daquele avô tão querido? Como irá descobrir-se a si própria, ela, a nadadora que o rio desafiava?
https://www.bertrand.pt/livro/o-rapaz-do-rio-tim-bowler/26799678
No final do verão de 1990, Mar, com apenas seis anos, é enviada para o Romeirão, um internato Católico no Alentejo onde fica até aos 15 anos. Cresce no meio de regras e privações, castigos e fome, mas rodeada e protegida pela irmandade das outras raparigas, principalmente Anita e Amália, mas também de Eduardo, um dos rapazes da vila, com quem vai criar uma relação inesperada e viver as primeiras descobertas de amor.
Anos depois, ainda a lidar com o trauma do passado, com as drogas, a depressão e a solidão, é ao lado de Isabel, Alice e Luísa que aprende a viver uma nova vida sóbria e em paz. Quando reencontra Eduardo, nenhum consegue resistir à ligação magnética, mas com ele voltam feridas antigas que a assombram desde a noite em fugiu do Romeirão. A pequena Mar que se transformou na Marisa das Argolas, a vilã de Raparigas Como Nós, regressa nesta ousada crítica ao patriarcado português. Escrita com sagacidade e emoção, a devastação explora o poder das amizades femininas e captura as complexidades humanas e familiares, a eletricidade do primeiro amor e os segredos que nos enjaulam em locais amaldiçoados dentro de nós.
https://www.bertrand.pt/livro/a-devastacao-helena-magalhaes/28595816
Madeline Whittier observa o mundo pela janela. Tem uma doença rara que a impede de sair de casa. Apesar disso, Maddy leva uma vida tranquila na companhia da mãe e da sua enfermeira - até ao dia em que Olly, um rapaz vestido de preto, se muda para a casa ao lado e os seus olhares se cruzam pela primeira vez. De repente, torna-se impossível para Maddy voltar à velha rotina e ignorar o fascínio do exterior - mesmo que isso ponha a sua vida em risco. Nicola Yoon escreveu um livro comovente com uma mensagem para leitores de todas as idades.
https://www.bertrand.pt/livro/tudo-tudo-e-nos-nicola-yoon/18548034
Um livro esplendoroso sobre a vida online e offline!
«Desenhou tantos monstros que se tornou ela própria um monstro.»
Eliza é uma rapariga ansiosa, estranha e invisível. Mas ninguém sabe que online ela é LadyConstellation, a famosa criadora de O Mar Monstruoso, o webcomic mais popular do momento. É no mundo virtual que Eliza deixa os seus demónios pessoais tomarem a forma dos monstros que desenha. É ali que pode ser ela mesma.
A vida offline não lhe diz nada até conhecer Wallace, o mais famoso escritor de fanfiction do seu webcomic. Sem saberem a verdadeira identidade um do outro, começam lentamente a aproximar-se, unidos pelo mesmo fandom. Pela primeira vez, Eliza sente que o mundo real pode valer a pena…
A magia do fandom e das comunidades online, numa história que reflete sobre a descoberta da identidade, as questões de saúde mental e o enorme poder da imaginação para enfrentarmos os nossos demónios pessoais.
«As pessoas destroçadas não se escondem dos seus monstros. As pessoas destroçadas deixam-se ser devoradas.»
https://www.bertrand.pt/livro/eliza-e-os-seus-monstros-francesca-zappia/29598446
Obra de formação, premiada e distinguida pela crítica, com um protagonista inesquecível que conquistará jovens e adultos.
Estamos em 1959, em Memphis nos EUA. Victor tem 11 anos e este verão vai substituir um amigo na entrega de jornais, tarefa particularmente difícil para alguém que se envergonha de uma gaguez que não consegue esconder.
A perspetiva de ganhar algum dinheiro agrada-lhe. Aparentemente, o maior desafio que enfrenta é comunicar, mas alguns acontecimentos familiares e a relação com desconhecidos vão obrigá-lo a encarar os seus receios e a crescer muito mais depressa do que era suposto. Ao ser confrontado com novas experiências, risco de vida e revelações inesperadas, o rapaz descobre mais sobre si e sobre o mundo do que poderia imaginar.
Contado na 1ª pessoa, este livro é particularmente tocante.
Um livro emocionante e inspirador sobre a importância do amor, da esperança e da coragem para ultrapassar as adversidades
https://www.bertrand.pt/livro/o-rapaz-dos-jornais-vince-vawter/29598466