Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

22 março, 2019

MULHERES E O MAR - Programa Cientificamente Provável


No passado dia 18 de março, integrado no Programa Cientificamente Provável com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, tivemos a presença do CHAM-Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa. 




O tema a apresentar aos nossos alunos de 8º ano foi MULHERES E O MAR.
A História tende a excluir o papel das mulheres no período dos Descobrimentos Portugueses. No entanto, elas foram parte ativa da construção do Império Português. A atividade pretendeu contrariar esta lacuna, apresentando aos alunos diversos papéis desempenhados por mulheres, com diferentes origens e funções, no Império Português. 

Após uma exposição teórica, com recurso a PPT, desafiámos os alunos a lerem e a interpretarem alguns documentos da época escritos por e sobre mulheres.  


As presenças femininas que nos deram o prazer desta palestra foram: Ana Teresa Hilário, Assistente de Investigação do CHAM - Centro de Humanidades e aluna de doutoramento da FCSH-NOVA, cujas áreas de investigação são História da expansão portuguesa; História social, História cultural, História institucional e política. Atualmente tem-se dedicado ao estudo da História das Mulheres, ao seu lugar em sociedades coloniais e às suas vivências e relações; Maria Barreto Dávila, bolseira de Pós-Doutoramento da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa, cujas áreas de investigação são História cultural, História da expansão portuguesa, História institucional e política, História militar e História social. Atualmente é coordenadora da Linha de História das Mulheres e do Género.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro procurando implementar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, desenvolve atividades que visem aplicar o pensamento crítico, em que os alunos observam, analisam e discutem ideias, processos ou produtos centrando-se em evidências e usam critérios para apreciar essas ideias, processos ou produtos, construindo argumentos para a fundamentação das tomadas de posição.

Sem comentários:

Enviar um comentário