Lê a nossa página e vê o que fazemos!

28 maio, 2018

Pintores e leitores



Cada aluno da turma E do 9º ano fez na disciplina de História um trabalho de pesquisa sobre um pintor do século XIX ou XX, versando aspetos como enquadramento histórico e artístico, obras concretizadas e estudo em pormenor de um quadro do pintor

Para a realização deste trabalho que deverá culminar numa apresentação à turma, os alunos recorreram aos recursos que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro colocou ao seu dispor.







Entretanto a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro organizou para a semana da leitura uma exposição de reprodução de quadros de pintores do século XIX e XX, sujeito ao tema Pintores e Leitores.



Os alunos da turma E do 9º ano aplicaram os seus conhecimentos aos quadros expostos pela Biblioteca Escolar, e prepararam uma visita guiada para 4 turmas de 6º ano e uma turma de 7º ano. Esta aula dada por alunos e em espaço preparado pela Biblioteca Escolar foi integrada nos conteúdos de Educação Visual na abordagem sobre intencionalidade comunicativa em diferentes géneros e formatos.




Vários foram os pintores que os alunos puderam conhecer desde Pierre Auguste Renoir, Paul Cézanne, Vincent van Gogh, Henri Matisse, Marc Chagall ou ainda Paul Cézanne ou Pablo Picasso, entre outros. Dos pintores portugueses puderam contactar com obras de José Malhoa, José de Almada Negreiros ou ainda Paula Rego.




Com a inclusão da disciplina de inglês de 7º ano, todo este trabalho permitiu a participação num projeto da comunidade eTwinning , Projeto - Once Upon a Painting…. Neste projeto surge a criação de uma plataforma com professores e alunos da Ucrânia, Polónia, Espanha e Portugal, e é criada uma galeria com quadros dos três países e é construído em inglês um jogo Quizizz com três descrições de cada quadro em que só uma é a verdadeira.

A literacia visual, a história de arte, o inglês e as tecnologias de informação e comunicação, andaram de mãos dadas com alunos de de 6º, 7º e 9º anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário