Lê a nossa página e vê o que fazemos!

16 janeiro, 2018

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória


Com o objetivo de envolver os alunos na reflexão sobre o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro nos dias 9, 10 e 11 de janeiro, organizou a participação de alunos de 9º ano na exploração do documento de referência. 



Foi feita uma primeira exibição da apresentação da Direção Geral de Educação para alunos sobre este perfil, seguindo-se o debate com os mesmos.
Prosseguiu-se com um levantamento de princípios, valores e competências que foram traduzidos em vocabulário explicito, com o objetivo de cada grupo de alunos elaborar uma proposta/projeto com base no léxico exposto.
Cada grupo de alunos de cada turma de 9º ano redigiu assim na Biblioteca Escolar, propostas de atividades/intervenção para desenvolvimento do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, com o preenchimento de ficha própria com os seguintes itens:
•  Nome da atividade/ intervenção
•  Descrição da atividade/ intervenção
•  Intervenientes na atividade/ intervenção
•  Objetivos da atividade/ intervenção
•  Perfil do Aluno pretendido


Estes alunos de 9º ano preparados na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, foram assim o motor da reflexão sobre o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória no dia 15 de janeiro, Dia Nacional do Perfil do Aluno.

A Biblioteca escolar empenhada no debate de ideias!
De forma a apoiar as dinâmicas em torno da reflexão sobre o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória e das suas implicações práticas na vida das escolas, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu propiciar dinâmicas que permitiram aos alunos ter um papel central na discussão deste documento e na apresentação de ideias e propostas para projetos futuros, como foi proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares.



Deste modo, no dia 15 de janeiro estava tudo a postos para uma reflexão e debate em todas as turmas da escola do 5º ao 9º ano, com a dinamização dos grupos de alunos de 9º ano preparados na Biblioteca Escolar.
Cada turma visionou e interpretou a apresentação da Direção Geral de Educação para alunos sobre este perfil, e elaborou propostas de intervenção e atividades a serem dinamizadas, com o objetivo de desenvolver o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.




A Biblioteca Escolar preparou um jogo de cartões com princípios, valores e competências para serem explorados nos projetos a serem propostos pelos restantes alunos das turmas de 9ºano.




Sem comentários:

Enviar um comentário