Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

16 março, 2017

Literacia Digital




A atividade de promoção da Literacia Digital decorreu nos meses de fevereiro e março, envolvendo cinco turmas do sexto e quarto do nono ano, abordando os seguintes temas inerentes à temática da promoção da Literacia Digital, a saber:




Primeiro tema - contextualização teórica «A Ética da informação», no qual foram analisadas as causas e consequências de “Copiar/Colar” /” Plágio”, validação dos critérios de avaliação das diversas fontes de informação, promoção do desenvolvimento crítico face à informação encontrada, coligindo diferentes fontes de informação. Respeito pelos Direitos de Autor e Propriedade Intelectual efetuando as «Citações/Referências Bibliográficas» ou o uso das Licenças Creative Commons. Usabilidade da Internet na sala de aula versos Classroom;




Segundo tema – Metodologias de «Pesquisa e Seleção de Informação» usando pelo menos dois Motores de Busca diferentes, e aplicação de diversos filtros de refinamento dos resultados obtidos, utilizando para tal, as álgebras booleanas e as ferramentas inerentes aos motores de pesquisa. A desconstrução dos temas em subtemas para análise da pertinência da informação obtida;


Terceiro tema – Especificação da Metodologia de Projeto – Modelo BIG6 e a análise das suas fases de implementação: definição da tarefa a realizar; estratégias de pesquisa de informação; localização e acesso; utilização/tratamento da informação; síntese da informação; e avaliação final.


Foram ainda disponibilizados para análise os instrumentos de apoio à gestão da metodologia de projeto, a saber: grelhas de validação dos critérios de credibilidade da informação; ficha de leitura/visualização de vídeo; Citações e Referências Bibliográficas – Normas APA e Licenças Creative Commons, bem como um modelo de Relatório Técnico para normalização dos trabalhos escolares.



Na sequência destas formações foram colocados na Biblioteca Escolar três cartazes que sintetizam e sistematizam o contexto da Literacia Digital veiculado nos temas abordados.









Sem comentários:

Enviar um comentário