Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

11 março, 2017

Ler o Holocausto


No passado dia 8 de março alunas da turma 9º B apresentaram aos alunos do 6º L, na biblioteca escolar,  a obra O violino de Auschwitz, de Maria Àngels Anglada, integrado no Projeto Ler o Holocausto.


Este romance fala-nos da história de um violino que sobreviveu ao holocausto, feito por um judeu preso num campo de concentração e que vem parar às mãos de uma violinista que o tocava num concerto dedicado a Mozart, em Cracóvia em 1991.


A obra retrata como se vivia ou sobrevivia num campo de concentração nazi: «Abraçando o banco, não gritou mais do que o número de cada uma das vinte e cinco chicotadas. E como, apesar da dor, não se enganou na contagem, livrou-se de uma diversão frequente dos carrascos: ter de recomeçar.»  p. 32-33 ; «Teria querido rezar por eles a oração dos defuntos, mas não podia, porque, ao ver as crianças serem selecionadas para a morte , o mundo inteiro ficara paralisado . »p.88 ;«A esta hora , já devem estar mortos , nus e sem mortalha , sem despedida (…) Os gritos asfixiados e desesperados que, à noite , tinham atravessado as finas paredes de madeira (…) » p. 88 .

Sem comentários:

Enviar um comentário