Em colaboração com os professores de Inglês de 3º Ciclo, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro teve o prazer de receber dez grupos/turmas e respetivos professores, para a realização do Concurso de Tradução em Língua Inglesa, na semana de 5 a 9 de maio. A biblioteca escolar vestiu-se a rigor e os dicionários andaram de mão em mão sem traduções digitais.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
09 maio, 2025
08 maio, 2025
Um Livro que Li (Soraia Ossmane)
Quando os pais demonstram gosto pelos livros e partilham as suas leituras, tornam-se exemplo como incentivo à leitura. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da avó de Soraia Ossmane que apresentamos.
Literacia Financeira: Tomada de decisões financeiras informadas
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro partilha a responsabilidade no desenvolvimento da literacia financeira, colaborando com Educação para a Cidadania, proporcionado formação a alunos de 8º ano, trabalhando com os alunos a tomada de decisões financeiras informadas.
Num mundo cada vez mais complexo e globalizado, a literacia financeira assume um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes, autónomos e responsáveis. Fomentar a tomada de decisões financeiras informadas, desde a escolaridade obrigatória, é um imperativo pedagógico que visa preparar os jovens para enfrentar os desafios económicos do quotidiano com discernimento e competência. A educação financeira não se limita apenas à aprendizagem de conceitos como orçamento, poupança ou investimento. Trata-se, acima de tudo, de desenvolver capacidades críticas e analíticas que permitam aos alunos avaliar riscos, planear a longo prazo e distinguir entre necessidades e desejos. Com o patrocínio da Câmara Municipal de Sintra, os grupos/turmas 8ºC1 e 8ºC2 receberam mais uma vez o formador Sérgio Félix.
07 maio, 2025
Um Livro que Li (Vanessa Nogueira)
Quando pais e filhos falam sobre livros que deixaram marca, criam um património literário familiar. Estas obras tornam-se referências partilhadas que enriquecem o vocabulário emocional e cultural da família. Esta ligação fortalece a comunicação e ajuda a desenvolver um sentido de pertença e identidade leitora. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Matilde Nogueira que apresentamos.
06 maio, 2025
Mediação Ler+ Jovem com Leonor Sousa
Com o projeto Mediação Ler+ Jovem, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro convida os seus jovens leitores a partilhar o seu parecer literário sobre uma obra lida da sua biblioteca escolar. Ao incentivar os jovens a partilharem opiniões críticas sobre os livros que leem, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro promove uma relação mais ativa e participativa com a leitura. Em vez de encararem os textos de forma passiva, os jovens tornam-se leitores conectados, questionando intenções do autor, explorando temas subjacentes e identificando conexões com as suas próprias vivências. Esta abordagem não só aumenta a compreensão e o apreço pela literatura, como também estimula a curiosidade e o hábito de leitura.
Hoje é a Leonor Sousa que nos escreve sobre Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, e que, quem sabe, atrai mais um novo leitor.
05 maio, 2025
Um Livro que Li (Susana P.)
A conversa sobre o impacto de uma história lida na juventude dos pais cria um diálogo entre gerações, onde se partilham referências culturais, sonhos e inquietações, promovendo a empatia e o entendimento mútuo. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a divulgar a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Sofia Alves que apresentamos.
02 maio, 2025
Descobrir Camões (9ºC2)
Continuamos a celebrar os 500 anos do nascimento de Luís de Camões. Com a exposição promovida pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, patrocinada pelo Instituto Camões, foi possível aos nossos alunos de 9º ano realizar jogos de descoberta da vida e obra do poeta.
Comemorar os 500 anos do nascimento de Luís de Camões tem uma importância pedagógica significativa, não apenas pela sua contribuição para a literatura, mas também pelo seu impacto no desenvolvimento da linguagem e da cultura portuguesa. Camões foi um mestre da língua e da poesia, e a sua obra oferece uma vasta gama de temas e estilos literários que continuam a inspirar gerações de leitores. Para os alunos, estudar Camões significa mergulhar em uma rica tradição literária, perceber a evolução da nossa língua e entender melhor o contexto histórico e cultural da época dos Descobrimentos.
30 abril, 2025
Um Livro que Li (Joana Silva)
Os livros que marcam são muitas vezes aqueles que contêm lições de vida. Ao partilhar essas leituras, os pais transmitem, de forma natural, valores, ideais e formas de ver o mundo.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Bernardo Carvalho que apresentamos.
29 abril, 2025
Rumo a Roma (7ºB3)
Com o projeto Rumo a Roma da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, os nossos alunos imaginam em contexto histórico do Império Romano uma história produzida em escrita criativa. Investigando a realidade histórica, estes alunos do grupo/turma do 7ºB3 aventuram-se no romance histórico. A História é uma disciplina que envolve tanto o raciocínio analítico como a capacidade de imaginar realidades diferentes da nossa. Através da imaginação empática, os alunos podem perceber que as escolhas feitas no passado foram condicionadas por fatores culturais, económicos e sociais próprios de cada época. Esta abordagem fomenta uma análise mais complexa e crítica da História, permitindo que os alunos compreendam as motivações das pessoas e as consequências das suas ações.
24 abril, 2025
Um Livro que Li (Cláudia Fernandes)
Muitas vezes, os filhos manifestam curiosidade sobre os livros que marcaram os pais. Este tipo de conversa desperta o interesse pela leitura de forma natural, através da ligação afetiva. O livro deixa de ser apenas “mais um” para se tornar um convite pessoal à descoberta. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Joana Fernandes que apresentamos.
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