Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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08 maio, 2025

Literacia Financeira: Tomada de decisões financeiras informadas


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro partilha a responsabilidade no desenvolvimento da literacia financeira, colaborando com Educação para a Cidadania, proporcionado formação a alunos de 8º ano, trabalhando com os alunos a tomada de decisões financeiras informadas.
Num mundo cada vez mais complexo e globalizado, a literacia financeira assume um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes, autónomos e responsáveis. Fomentar a tomada de decisões financeiras informadas, desde a escolaridade obrigatória, é um imperativo pedagógico que visa preparar os jovens para enfrentar os desafios económicos do quotidiano com discernimento e competência. A educação financeira não se limita apenas à aprendizagem de conceitos como orçamento, poupança ou investimento. Trata-se, acima de tudo, de desenvolver capacidades críticas e analíticas que permitam aos alunos avaliar riscos, planear a longo prazo e distinguir entre necessidades e desejos. Com o patrocínio da Câmara Municipal de Sintra, os grupos/turmas 8ºC1 e 8ºC2 receberam mais uma vez o formador Sérgio Félix.









07 maio, 2025

Um Livro que Li (Vanessa Nogueira)


    Quando pais e filhos falam sobre livros que deixaram marca, criam um património literário familiar. Estas obras tornam-se referências partilhadas que enriquecem o vocabulário emocional e cultural da família. Esta ligação fortalece a comunicação e ajuda a desenvolver um sentido de pertença e identidade leitora. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Matilde Nogueira que apresentamos.  



06 maio, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Leonor Sousa


    Com o projeto Mediação Ler+ Jovem, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro convida os seus jovens leitores a partilhar o seu parecer literário sobre uma obra lida da sua biblioteca escolar. Ao incentivar os jovens a partilharem opiniões críticas sobre os livros que leem, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro promove uma relação mais ativa e participativa com a leitura. Em vez de encararem os textos de forma passiva, os jovens tornam-se leitores conectados, questionando intenções do autor, explorando temas subjacentes e identificando conexões com as suas próprias vivências. Esta abordagem não só aumenta a compreensão e o apreço pela literatura, como também estimula a curiosidade e o hábito de leitura.
    Hoje é a Leonor Sousa que nos escreve sobre Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, e que, quem sabe, atrai mais um novo leitor.










05 maio, 2025

Um Livro que Li (Susana P.)


    A conversa sobre o impacto de uma história lida na juventude dos pais cria um diálogo entre gerações, onde se partilham referências culturais, sonhos e inquietações, promovendo a empatia e o entendimento mútuo. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a divulgar a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Sofia Alves que apresentamos.

03 maio, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Ruben Freitas

    Para o um aluno da nossa Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, receber um parecer literário de outro jovem pode ser especialmente motivador. A identificação geracional facilita o interesse pela obra indicada e cria um canal de diálogo genuíno. Assim, o parecer literário torna-se um instrumento pedagógico dinâmico, que não apenas promove a literatura, mas também forma leitores críticos e confiantes, capazes de expressar e compartilhar suas ideias. Foi o caso de Ruben Freitas, de 9º ano, que partilhou o seu parecer literário na atividade Mediação Ler+ Jovem.



02 maio, 2025

Descobrir Camões (9ºC2)


    Continuamos a celebrar os 500 anos do nascimento de Luís de Camões. Com a exposição promovida pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, patrocinada pelo Instituto Camões, foi possível aos nossos alunos de 9º ano realizar jogos de descoberta da vida e obra do poeta.
Comemorar os 500 anos do nascimento de Luís de Camões tem uma importância pedagógica significativa, não apenas pela sua contribuição para a literatura, mas também pelo seu impacto no desenvolvimento da linguagem e da cultura portuguesa. Camões foi um mestre da língua e da poesia, e a sua obra oferece uma vasta gama de temas e estilos literários que continuam a inspirar gerações de leitores. Para os alunos, estudar Camões significa mergulhar em uma rica tradição literária, perceber a evolução da nossa língua e entender melhor o contexto histórico e cultural da época dos Descobrimentos.



01 maio, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Diana Lagarto

 


    Uma aluna que frequente a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e encontre um livro inspirador, é para nós uma satisfação. Diana Lagarto do 7ºB1 conseguiu inferir de uma obra a que chamou leve, aprendizagens para a sua vida, e revelou-as no seu postal da atividade Mediação Ler+ Jovem.


30 abril, 2025

Um Livro que Li (Joana Silva)

    Os livros que marcam são muitas vezes aqueles que contêm lições de vida. Ao partilhar essas leituras, os pais transmitem, de forma natural, valores, ideais e formas de ver o mundo.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga a participação das famílias no Projeto Um Livro que Li. A pedido da biblioteca escolar elementos de cada família partilham com os seus jovens uma leitura importante. Hoje são as palavras da mãe de Bernardo Carvalho que apresentamos.



29 abril, 2025

Rumo a Roma (7ºB3)


    Com o projeto Rumo a Roma da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, os nossos alunos imaginam em contexto histórico do Império Romano uma história produzida em escrita criativa. Investigando a realidade histórica, estes alunos do grupo/turma do 7ºB3 aventuram-se no romance histórico. A História é uma disciplina que envolve tanto o raciocínio analítico como a capacidade de imaginar realidades diferentes da nossa. Através da imaginação empática, os alunos podem perceber que as escolhas feitas no passado foram condicionadas por fatores culturais, económicos e sociais próprios de cada época. Esta abordagem fomenta uma análise mais complexa e crítica da História, permitindo que os alunos compreendam as motivações das pessoas e as consequências das suas ações.
 

25 abril, 2025

Mediação Ler+ Jovem com Kaio Ferreira


     No contexto escolar, os jovens tendem a ser fortemente influenciados pelos seus pares. Quando um jovem leitor partilha com entusiasmo uma obra que leu e recomenda essa leitura a colegas, está a exercer uma forma de influência positiva. Cumprem-se assim os objetivos do projeto Mediação Ler+ Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.

24 abril, 2025

Descobrir Camões (9ºC3)


    Hoje foram os alunos do 9º C3 que visitaram a exposição da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, criada pelo Instituto Camões, e realizaram os jogos de exploração da informação. Continuamos assim a comemorar os 500 anos do nascimento de Luís de Camões.